O grande desafio do projeto de restauração do Theatro Municipal João Caetano em Niterói era modernizar o antigo teatro, respeitando seus aspectos históricos. A primeira notícia que se tem data de 1827. Em 1833, estréia a Companhia Dramática Nacional, fundada por João Caetano, fato que é considerado pelos historiadores o marco inicial do Teatro Brasileiro. Após a reforma de 1842, foi inaugurado com o nome de Teatro Santa Thereza.

A configuração singela do chamado Theatro de Província foi mantida na forma de "ferradura" e nos diferentes balcões ladeados por suas frisas e camarotes. Sua história e sua utilização lhe proporcionaram uma decoração mais aprimorada no final do século passado. O simples galpão, que nasceu do ideal de João Caetano, foi sendo enriquecido por suas apresentações dramáticas e por suas ornamentações interiores florais, evocativas do estilo campestre.

Sucessivas obras de reformas não criteriosas foram alternando a forma original do teatro, adaptando espaços, nem sempre compatíveis com suas funcões e desfigurando seus núcleos históricos. Consequentemente nasceu um prédio com características e intervenções de diferentes épocas. Voltar a origem pura e simplesmente, seria anular parte importante de sua história.

Detalhe Balcão – Foto: Paulo Ferry


Como diz Carlo Ceschi: "Nós, arquitetos que nos ocupamos com os monumentos históricos aprendemos a ler esta história nas estruturas dos edifícios, nos seus ornamentos, nas transformações, nas estratificações e na sobreposição das intervenções…".

Por isso, a filosofia adotada na restauração do Theatro Municipal de Niterói foi a de não apagar as marcas dessas diferentes intervenções realizadas em diferentes épocas. Obviamente, havia intervenções de boa qualidade (especialmente as decorativas) e outras que não respeitavam seu caráter estilístico, nem seu aspecto funcional. Nesse ponto destacam-se o núcleo da sala de espetáculos, com as pinturas de Thomaz Driendl, o conjunto de balcões policromados e demais ornamentos e o Salão Nobre também com sua decoração interior. Foram realizadas prospecções nos componentes arquitetônicos e decorativos que mostraram a configuração anterior de um teatro com elementos mais simples nas galerias, formada apenas por uma sequência de balaústres torneados.

Outra preocupação do projeto de restauração foi o de compatibilizar as novas exigências técnicas de um teatro moderno aos seus aspectos estéticos e históricos, que remetem ao final do século passado. Decidiu-se não escamotear novos equipamentos que seriam integrados a seu corpo histórico. Exemplo disso são os dutos de ar-condicionado que, aparentes, não descaracterizam ou deformam esteticamente o conjunto histórico da Sala de Espetáculos, sublinhando claramente que se trata de uma intervenção atual e funcional. Segundo a moderna concepção de restauro, entendido como um processo crítico e um ato criativo, o antigo e o moderno podem e devem coexistir.




Pano de Boca










Publicado em 10/06/2013

Uma jornada visual de transformação e cura na Sala Carlos Couto De 03 a 26 de abril
Focus Cia. de Dança apresenta seu novo espetáculo no Municipal Sexta a Domingo, 26, 27 e 28 de abril
Claudia Foureaux apresenta "Um Jeito a Mais" no Municipal Sexta-feira, 10 de maio
Moça Prosa homenageia Jovelina Pérola Negra no 'Clássicos do Samba' Quarta-feira, 22 de maio
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...
A Grande Reforma do Theatro Municipal, em 1966 Segunda-feira, 02 de maio de 1966
Theatro Municipal será reinaugurado em janeiro Leia mais ...