O Salão Nobre foi a área que sofreu maior intervenção a nível de restauro artístico, pois sua decoração mural estava totalmente ocultada por várias camadas de tinta. A pintura original foi resgatada utilizando-se métodos químicos e mecânicos. Três telas de autoria de Thomas Driendl compõem o forro deste salão, que tem as paredes dotadas de grandes espelhos e decoradas com pinturas murais.

Os espetáculos apresentados no Salão Nobre, são as terças-feiras com o objetivo de formação de platéia. As apresentações são intimistas, focando a nossa música clássica e erudita. O Salão Nobre tem entrada gratuita para o publico, com capacidade de 80 lugares e distribuição de senhas meia hora antes de cada espetáculo.

Em 2015, a Fundação de Arte de Niterói e o Theatro Municipal João Caetano homenagearam a balarina e professa Eunice Linton, dando seu nome ao Salão.

Restauração

A maior intervenção a nível de restauro artístico foi realizada no Salão Nobre, que apresentava sua decoração mural totalmente recoberta por várias camadas de pintura. Foi possível, utilizando-se métodos químicos e mecânicos, resgatar a pintura original. As lacunas foram reintegradas utilizando-se o método "tratteggio", marcando assim a ação restaurativa.

O forro deste Salão é composto por três grandes telas de autoria de Thomaz Driendl, que encontrava-se em avançado estado de deterioração e apresentando perdas significativas. Estas telas também foram submetidas à restauração integral.

A grande parede que divide o Salão Nobre da Sala de Espetáculos apresentava perda total, de sua pintura decorativa. A pintura dessa parede será recomposta repetindo-se a mesma modelatura dos quadros cromáticos e será dotada de grandes espelhos que deverão refletir os motivos das pinturas murais restauradas, resgatando-se, assim, a antiga unidade visual existente.







Publicado em 31/12/2019

Ballet Claudia Araujo completa 50 anos de história Terça e quarta, 18 e 19 de junho
Theatro Municipal convida para homenagem a Caetano Veloso Sexta-feira, 21 de junho
Lucas Toledo leva sua mágica para o Theatro Municipal Sábado e domingo, 22 e 23
Ópera de Henrique Oswald entra em cartaz no Municipal Quinta e sexta, 27 e 28 junho
Festival Lírico de Niterói homenageia Marina Considera Quarta-feira, 29 de junho
Coletivo Plural apresenta mostra "Verso e Reverso" na Sala Carlos Couto De 02 de maio a 02 de julho
Com fotos de Magno Mesquita, Niterói é tema de mostra na Carlos Couto Leia mais ...
Lenda 'Itapuca' no palco do Teatro Municipal João Caetano Leia mais ...
Clube Dramático Assis Pacheco estreia no Theatro Municipal Leia mais ...