(Matéria publicada na Revista FON-FON, em 12 de outubro de 1929)

O Instituto de Fomento e Economia Agrícola do Estado do Rio de Janeiro (IFEARJ) inaugurou, a 2 de dezembro de 1929, na avenida Feliciano Sodré, em Niterói, a sua nova sede, que é um edifício imponente e de linhas severas.

Clique para ampliar
A cerimônia teve o brilho de um acontecimento notável, realizando-se com a presença do Presidente Manoel Duarte; do dr. Joaquim de Mello, secretario das Finanças do governo fluminense e presidente do Instituto de Fomento; do ministro da Fazenda, dr. Oliveira Botelho; do senador Feliciano Sodré; dos deputados Mauricio de Medeiros, Bocayuva Cunha, Arnaldo Tavares e Jayme de Barros; dos drs. Pio Borges e Álvaro Neves; de jornalistas e outras pessoas gradas.

Foi no salão da diretoria, sobriamente decorado, que se deu o ato inaugural do novo edifício. Ali se reuniram o presidente do Estado do Rio e demais autoridades e convidados para a solenidade.

O dr. Joaquim de Mello deu inicio à mesma proferindo um discurso em que fez detalhada exposição das finalidades do IFEARJ e salientou os serviços mais importantes prestados à lavoura fluminense pelo mesmo Instituto. Aludindo ao edifício que ali se inaugurava, o secretario das Finanças do Estado do Rio disse ser obra de dois presidentes - os drs. Feliciano Sodré e Manoel Duarte - cuja ação administrativa elogiou.

O orador que se seguiu ao dr. Joaquim de Mello foi o Manoel Duarte. Declarou S. Ex. Presidente que ao seu antecessor no governo fluminense, dr. Feliciano Sodré, cabia a glória de ter sido o iniciador desta grande obra.

Aos presentes foram, então, servidos doces e "champagne". Os diretores do Instituto estiveram reunidos, antes da cerimonia inaugural do novo edifício, para aprovar os estatutos elaborados de acordo com o novo regulamento daquele departamento, consubstanciando medidas atinentes ao seu perfeito funcionamento.



Nota: Considerado o primeiro "Arranha-Ceu" de Niterói, o prédio foi tombado em 25 de maio de 1994. Saiba mais










Publicado em 25/06/2021

Irmandade de São Vicente de Paulo
Antigo Abrigo de Bondes Leia mais ...
Seminário São José (Palacete da Soledade)
Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso
Conservatório de Música de Niterói ENCERRADA
Portal da Cantareira
Recolhimento de Santa Teresa e Museu de Arqueologia de Itaipu Leia mais ...
Ilha da Boa Viagem
Forte do Gragoatá Leia mais ...