A baleeira Alpha é uma embarcação esportiva para quatro remos, construída por volta de 1894, por um artesão niteroiense. O barco foi adquirido, naquele mesmo ano, por
Erwin Voigt para substituir o escaler de quatro remos "Guarany", destruído durante a Revolta da Armada (1893-1894). Um ano após a aquisição da Baleeira Alpha, Erwin Voigt tornou-se presidente fundador do Grupo de Regatas Gragoatá, terceiro clube de remo do Brasil.
Com a Baleeira Alpha, o Grupo de Regatas tornou-se o primeiro clube campeão de remo do Estado do Rio de Janeiro, em competição promovida pela União de Regatas Fluminense, em 5 de junho de 1898, durante o 1° Campeonato de Remo do Rio de Janeiro. A premiação ocorreu em 14 de maio de 1899, tendo sido o Grupo agraciado com um guarda-patrão de madeira com engastes de prata.
A vitória da embarcação marcou a história do Gragoatá pois, a partir daí, definiu-se a linha náutica da agremiação esportiva, passando a ocupar posições cada vez mais destacadas no contexto da história dos esportes náuticos do Brasil.
Na época, o Grupo de Regatas situava-se à beira da baía. Com o aterro da praia em 1943, o clube perdeu o acesso ao mar e, em 1963, o remo, principal atividade do Grupo, acabou.
Atualmente, a Baleeira Alpha, protegida por tombamento, através da Lei Municipal nº 1.507/96 (Processo 110/0022/92), de 21 de maio de 1996, encontra-se na garagem do Grupo de Regatas Gragoatá, rememorando o início de uma trajetória de glórias nas atividades esportivas náuticas da cidade.
Tags: