Tombamento municipal em 25/05/1994
Processo 110/0042/91 - Lei n° 1.289/94
Avenida Jansen de Mello, 3 – São Lourenço
O prédio onde funcionou, até 1995, o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro foi construído especialmente para abrigar o Instituto de Fomento e Economia Agrícola do Estado do Rio de Janeiro. Projetado pelo pintor e arquiteto Pietro Campofiorito - o mesmo do Centro Cívico do Centro de Niterói - e inaugurado em 2 de outubro de 1929, trata-se do primeiro arranha-céu destinado à administração pública existente na cidade.
|
Imagem do dia da inauguração, 02/10/1929 |
Construído com cinco pavimentos, notabiliza-se, também por ser o primeiro edifício de grande porte construído em concreto armado em Niterói. Caracteriza-se por apresentar uma composição de linhas pré-modernistas, originalmente revestida por pó-de-pedra, com ornatos de tardia feição eclética.
A existência de uma estrutura feita toda de concreto armado era a grande novidade para a época, e o seu elevado porte requisitou a instalação de um elevador, fato que mostrava inusitado no caso de prédios com mais de dois andares. A sua estrutura surpreende também pela contemporaneidade em relação a obras edificadas em países com tecnologia desenvolvida, como os edifícios de Auguste Perret, da década de 20, anteriores às obras de Le Corbusier na Europa.
A Revolução de 1930 trouxe modificações na organização administrativa do Estado, culminando com a extinção do Instituto de Fomento, em 1931. Ali passou a funcionar a Secretaria de Agricultura e Trabalho e durante as décadas seguintes vários outros órgãos públicos ocuparam aquele espaço. No período de 1967 a 1988, o antigo Conselho de Contas do Estado instalou-se no prédio que, posteriormente, passou a abrigar o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.
O Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro foi criado em 1931 e estava instalado oficialmente, desde março de 1935, no mesmo prédio da Biblioteca Estadual e a Academia Niteroiense de Letras, na Praça da República. Em 1990, mudou-se para a edificação da Av. Jansen de Mello, nº 3, até recentemente, quando todo seu acervo foi transferido para a cidade do Rio de Janeiro.
Vários outros órgãos públicos ocuparam este espaço, tais como:
- Instituto de Fomento Agrícola do Estado do Rio de Janeiro;
- Secretaria de Agricultura e Trabalho;
- Conselho de Contas do Estado;
- Arquivo Público Estadual entre 1990 a 1995;
- Primeira Inspetoria Regional do TCE-RJ;
- Centro Cultural Pascoal Citadino.
Tendo em vista o valor histórico e arquitetônico, a Prefeitura de Niterói tombou-o através da Lei nº1.289, de 25 de maio de 1994.
MEMÓRIA: Inauguração do prédio do Instituto de Fomento e Economia Agricola/RJ (Revista Fon-Fon, 12/10/1929)
Fotos recentes de Leo Zulluh