A primeira ermida dedicada a Nossa Senhora da Conceição foi fundada e construída por Antonio Correia de Pina - homem pardo a quem chamavam Pai Correia - , com esmolas adquiridas dos fiéis devotos da santa, antes de 1663. Em 1671 os herdeiros de Araribóia - Gastão Soares de Souza, sua mulher D. Maria Soeiro Soares de Souza, João Ada Rocha Paris, Margarida Soares e Violante - doaram duzentas braças de terras à Irmandade.

Em meados do século XVIII, o templo sofreu radical transformação arquitetônica, além de começar a ser freqüentada pelos índios e capitães-mores da Aldeia de São Lourenço.

Em 1810, após a morte do Capitão Manoel José de Bessa, seus herdeiros doaram à igreja a casa grande da fazenda - onde hoje é o Hospital Santa Cruz. Em 1830, foi inaugurado, anexo à capela, o primeiro cemitério da Vila. Ali, foram depositadas as vísceras de José Bonifácio, a pedido de seu irmão Martim Francisco Ribeiro de Andrada.

Por duas vezes, serviu, provisoriamente, de igreja matriz de Niterói: entre 1819 a 1831 - quando abrigou a imagem de São João Batista, até a construção da nova igreja em homenagem ao padroeiro da cidade; e nos anos de 1885 a 1886, quando a catedral passou por obras.

Em 1820, com a reformulação da Rua da Conceição, a igreja teve sua escadaria reconstruída e ganhou as grades de ferro que ainda hoje existem. Em 1881 e 1882, o templo foi novamente reformado, tendo por responsável construtor João Antonio dos Santos Guaraceaba, ganhando aí novos sinos. A nova torre teve inauguração em 8 de junho.

Ao longo do século XX, a igreja passou por varias reformas: 1905, 1912, 1919 e 1992. A igreja, datada do meado do século XVII, fora concebida em traços de aspecto simples, com paredes brancas destituídas de ornamentação, mantendo-se assim por cerca de dois séculos. Contudo, após sucessivas reformas, a igreja foi perdendo, paulatinamente, suas características originais e, no século XIX, o templo foi reconstruído com modificações que introduziram elementos do neoclássico no interior e na fachada, como platibandas e a pirâmide sobre a torre sineira.

Arquitetura

Implantada no alto de uma elevação, com imponente escadaria de acesso a seu adro, o conjunto religioso compõe-se de dois volumes interligados. A fachada principal apresenta uma única torre sineira na lateral esquerda e à direita, mais ao fundo, uma pequena capela do Santíssimo - que internamente se comunica com a nave principal da igreja. O interior da nave principal possui uma ornamentação que mistura as linhas neoclássicas e os elementos de inspiração neo-rococó do coro e do púlpito. O altar-mor em mármore de carrara tem, como fundo, um vitral francês. O acesso se faz pela portada com arco lobulado, tendo sobre este um painel de azulejos contendo a imagem de Nossa Senhora da Conceição.

Em 30 de dezembro de 1992, tendo em vista a sua importância histórica e afetiva, a Prefeitura Municipal tombou o conjunto de edificações situado à Rua da Conceição, 216, Centro, por meio da Lei n° 1.161/92.


Fonte: "Niterói Patrimônio Cultural", editado pela FAN/Niterói Livros em 2000.




Leia também:
Capela de Nossa Senhora da Conceição
A Capela de N. S. da Conceição, por Divaldo de Aguiar Lopes








Publicado em 15/03/2013

Irmandade de São Vicente de Paulo
Antigo Abrigo de Bondes Leia mais ...
Seminário São José (Palacete da Soledade)
Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso
Conservatório de Música de Niterói ENCERRADA
Portal da Cantareira
Recolhimento de Santa Teresa e Museu de Arqueologia de Itaipu Leia mais ...
Ilha da Boa Viagem
Forte do Gragoatá Leia mais ...