Tombamento estadual em 09/12/1998
Processo INEPAC E-18/001542/98

Rua Coronel Gomes Machado, 385 - Centro

O Reservatório da Correção situa-se em um morro no Centro de Niterói, no quadrilátero formado pela Av. Marquês do Paraná e as ruas Cel. Gomes Machado, Visc. de Sepetiba e São Pedro.

Seu terreno pertencia à antiga aldeia dos índios de São Lourenço. Composto de duas câmaras quadradas, semi-enterradas, e separadas por grossas paredes, o reservatório possui cobertura em abobadilha de berço, recoberta com uma camada de terra. Pelo exterior, tem altura de 1,50m, enquanto internamente possui 6m de profundidade.

O acesso ao seu interior se faz através de um corredor central com aberturas nas duas extremidades.

Em 1998, foi objeto de tombamento pelo INEPAC, juntamente com outros reservatórios de valor histórico no estado do Rio de Janeiro.

Atualmente, nesse sítio de 32.033m² encontra-se instalado o denominado Parque das Águas, administrado pela Companhia Águas de Niterói.

O reservtório é um espelho da própria história da cidade, pois reflete, através da expanção dos sistemas, o processo de ocupação do território e o adensamento das áreas urbanas nos últimos 150 anos. Além disso, é testemunho da evolução tecnológica da engenharia, tanto no âmbito das teorias da hidráulica, como do cálculo estrutural e das técnicas construtivas.











Publicado em 25/09/2013

Irmandade de São Vicente de Paulo
Antigo Abrigo de Bondes Leia mais ...
Seminário São José (Palacete da Soledade)
Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso
Conservatório de Música de Niterói ENCERRADA
Portal da Cantareira
Recolhimento de Santa Teresa e Museu de Arqueologia de Itaipu Leia mais ...
Ilha da Boa Viagem
Forte do Gragoatá Leia mais ...