Tombamento federal em 25/04/1974
Processo 0899-T-74 - inscrição nº 514, Livro das Belas Artes Vol.1, fl. 93 e inscrição nº 65, Livro Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, fl. 15
Rua Presidente Domiciano, 195 - São Domingos
Construído a partir de 1872, o prédio é um notável exemplar da arquitetura do século XIX. Com características das chácaras das periferias urbanas, a casa possui dois pavimentos, planta retangular e implantação em centro de terreno, sendo limitado frontalmente por muros de pedra de cantaria onde se apoiam gradis de ferro fundido.
A composição austera de suas fachadas é suavizada através do revestimento de azulejos policromados, da varanda que precede a entrada principal, das esquadrias com caixilharia de vidro colorido, e dos amplos beirais de telhas de louça, da região do Porto. Seu interior possui forros decorados com estuque, paredes com boisérie*, esquadrias de madeira com bandeiras de vidro colorido e uma escada de madeira.
Foi desapropriado pela Prefeitura Municipal de Niterói em 1997 e reaberto em 2001 após minucioso e exemplar processo de restauração realizado por uma equipe multidisciplinar coordenada pelo restaurador Cláudio Valério Teixeira e supervisionada pela arquiteta Maria Regina Pontin de Mattos..
* Almofadas de madeira
Conheça mais sobre a história do Solar
Confira mais detalhes sobre o restauro do Solar do jambeiro
Memória do Palácio Bartoldy
Fotos recentes de Leo Zulluh