Nesta terça-feira, 10 de janeiro de 2023, a Prefeitura de Niterói lançou o edital de licitação para o início da esperada obra do Cinema Icaraí, patrimônio Cultural
tombado em 2001 pela Prefeitura de Niterói e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), em 2008.
O prédio, com estilo art déco, contará com três salas de cinema de última geração e uma grande sala para concertos, que abrigará a Orquestra Nacional da UFF - Universidade Federal Fluminense. Além disso, o local ganhará quatro espaços de gastronomia. Segundo o anteprojeto, o Cinema terá um aumento de 1.267,00 m² de área construída.
Ao lado do reitor da UFF
Antonio Claudio e de outras autoridades envolvidas no projeto, o prefeito
Axel Grael informou que o Cinema Icaraí foi um grande desafio: "Um projeto que fomos construindo com a UFF e com todo o esforço iniciado na gestão Rodrigo Neves. A ideia é recuperar o cinema e que ele seja um espaço cultural na Zona Sul de Niterói, com potencialidade de parcerias com a iniciativa privada, fomentando a economia e a geração de emprego e renda. Isso tudo traz o público e oferece um espaço multiuso. "
Histórico
A construção, de meados do século XX (década de 30/40) é compacta e tem quatro pavimentos. Durante décadas foi a referência para os cinéfilos da Zona Sul da cidade. O Cinema Icaraí está fechado desde 2006, mas graças ao acordo realizado entre a UFF e a Prefeitura de Niterói, em 2014 uma equipe formada por estudantes da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
venceu o Concurso de Ideias do Cinema Icaraí. O objetivo do concurso era selecionar a melhor proposta de projeto para recuperação e revitalização arquitetônica do prédio.
A reabertura do Cine Icaraí será comemorada por todos os apaixonados por cinema e música.