Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
O MAC Niterói inaugura na Varanda, dia 22 de março de 2025, a exposição Inverso – sobre infinitos em nós, com obras os artistas Bê Sancho, Lê Briones, Veruska Bahiense e Wil Catarina, integrantes do Coletivo Plural. Criado e sediado em Niterói desde 2022, o grupo propõe, por meio dessa mostra, uma reflexão sobre a aceleração do tempo, o consumo desenfreado e a superficialidade das relações contemporâneas, convidando o público a uma pausa contemplativa e uma reconexão com seus "versos internos".

Com curadoria de Bê Sancho, Inverso ocupa a varanda do MAC Niterói com pinturas, poesias e esculturas que estimulam novas percepções sobre pertencimento e coletividade. A exposição sugere um duplo movimento de observação: primeiro, para fora, explorando a vastidão do cosmos e a expansão da luz; depois, para dentro, buscando as origens da nossa humanidade compartilhada. Ao estabelecer pontes entre o espaço sideral, memórias e afetos, os artistas convidam o visitante a reconhecer traços de uma ancestralidade comum e a refletir sobre as intersecções possíveis entre diferentes dimensões do infinito.

Sobre os artistas

Bê Sancho (curador e artista) - Mestre em História pela UFF e especialista em Educação Estética pela UNIRIO, é artista visual autodidata, poeta e curador. Sua pesquisa se concentra em patrimônio e memórias de comunidades periféricas, com destaque para o Morro do Estado, em Niterói, e a Maré, no Rio de Janeiro. Entre suas exposições recentes estão 4 elementos (Hotel Orizzonte, 2025) e Defronte (Espaço Cultural Correios Niterói, 2024).

Lê Briones - Artista visual, curadora e gestora cultural, à frente da Galeria Le Briones, em Niterói. Sua pintura transita entre a abstração, a identidade e a natureza. Participou de mostras como Verso e Reverso (Biblioteca Parque do Rio de Janeiro, 2025) e Le Blue (Hotel Orizzonte, 2023), promovendo a conexão entre arte e educação ambiental.

Veruska Bahiense - Artista de Niterói, estudou Design de Interiores, Museologia e Fotografia. Formada em Artes pela UFF, sua pesquisa explora materiais sustentáveis e pigmentos orgânicos, como café. Suas obras já foram expostas em países como Panamá, México, Itália e Guiana, em colaboração com instituições como o Itamaraty.

Wil Catarina - Artista visual, com formação em Estruturas Navais, Produção Publicitária e Artes pela UFF. Participou de exposições no Solar do Jambeiro, Museu do Ingá e Centro de Artes UFF. Em 2023, teve duas obras incorporadas ao acervo do MAC Niterói.


Serviço

Exposição: Inverso - sobre infinitos em nós
Abertura: Sábado, 22 de março de 2025
Período expositivo: 22 de março a 01 de junho de 2025
Horário de visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h (entrada permitida até 17h30)
Classificação indicativa: Livre

Ingressos:
Inteira: R$16
Meia-entrada: R$8 (pessoas com mais de 60 anos, estudantes de escolas particulares e universidades, ID Jovem)
Gratuidades: Crianças menores de 7 anos, estudantes da rede pública (ensino fundamental e médio), moradores e naturais de Niterói, servidores públicos municipais de Niterói, pessoas com deficiência, visitantes que chegarem ao museu de bicicleta. Entrada gratuita para todos às quartas-feiras.
Bilheteria: Venda exclusivamente presencial, pagamento apenas em dinheiro.

Local: Varanda - MAC Niterói
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem - Niterói - RJ

Observações:
Não é permitido circular no museu com comida, bebida, bolsas e mochilas de porte médio ou malas. Há guarda-volumes gratuito, sujeito à lotação.


Tags:
Bê Sancho, Lê Briones, Veruska Bahiense, Wil Catarina






Publicado em 18/03/2025

MAC Niterói abre o ano com exposição em homenagem a Nelson Leirner De 22 de março a 18 de maio
MAC Niterói apresenta "Inverso – sobre infinitos em nós", do Coletivo Plural De 22 de março a 1º de junho
Paulo Gustavo será tema de exposição no MAC A partir de 30 de março
MAC Niterói apresenta "Entre esculturas e Objetos, capítulo II" A partir de 24 de agosto