Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) será palco de uma homenagem especial ao humorista niteroiense Paulo Gustavo com a exposição Rir, um ato de resistência, que estreia no dia 30 de março. A mostra promete relembrar a trajetória e o legado do artista, que faleceu em 2021 devido a complicações da Covid-19, por meio de uma experiência imersiva e repleta de emoção.

Dividida em cinco galerias, a exposição trará ao público uma seleção de itens que marcaram a carreira do ator, incluindo: Figurinos icônicos usados em seus espetáculos e produções audiovisuais, peças de arte de sua coleção pessoal, fotografias inéditas que retratam momentos de sua vida e carreira e um curta-metragem especial, exibido exclusivamente para os visitantes. Na área externa do MAC, a escultura CDR-14, de Amilcar de Castro, com 2,5 metros de altura, será a primeira obra vista pelo público.

Na Galeria 1, "Uma vida à luz", a história é contada por meio de fotos inéditas organizadas em uma linha do tempo que vai da infância à vida adulta. Episódios significativos se conectam a trajes e acessórios. Na Galeria 2, "O lúdico e o humor", o visitante se envolve com instalações interativas, peças e elementos simbólicos. A Galeria 3, "A moda como expressão", apresenta projeção que alterna registros de arquivo com figurinos. A Galeria 4 reúne obras contemporâneas do acervo particular de Paulo, incluindo nomes como Vik Muniz, Adriana Varejão, Os Gêmeos, Miguel Rio Branco, Nelson Leirner, Rodrigo Matheus, Marcus Galan, Roberto Magalhães, Cristina Canale e Cinthia Marcelle. Já a Galeria 5, "Multishow apresenta 220 volts de humor", é feita em colaboração com a TV Globo e o canal Multishow apresentando o curta enfocando a carreira dele.

A exposição imersiva foi idealizada pela família, com Thales Bretas à frente do projeto e tem curadoria de Nicolas Martin Ferreira e co-curadoria de Juliana Cintra. A mostra é apresentada pelo Ministério da Cultura e Bradesco Seguros, com patrocínio da Globo e Multishow.

A mostra promete emocionar e celebrar a genialidade de Paulo Gustavo, que fez do riso uma poderosa ferramenta de resistência e conexão com o público.


Serviço

Exposição "Rir, um ato de resistência"
Data: A partir de 30 de março
Horário de visitação: Terça a domingo, das 10h às 18h (entrada permitida até 17h30)
Classificação indicativa: Livre

Ingressos:
Inteira: R$16
Meia-entrada: R$8 (pessoas com mais de 60 anos, estudantes de escolas particulares e universidades, ID Jovem)
Gratuidades: Crianças menores de 7 anos, estudantes da rede pública (ensino fundamental e médio), moradores e naturais de Niterói, servidores públicos municipais de Niterói, pessoas com deficiência, visitantes que chegarem ao museu de bicicleta. Entrada gratuita para todos às quartas-feiras.
Bilheteria: Venda exclusivamente presencial, pagamento apenas em dinheiro.

Local: Varanda - MAC Niterói
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº - Boa Viagem - Niterói - RJ

Observações:
Não é permitido circular no museu com comida, bebida, bolsas e mochilas de porte médio ou malas. Há guarda-volumes gratuito, sujeito à lotação.


Tags:
Nicolas Martin Ferreira, Juliana Cintra, Paulo Gustavo, Amilcar de Castro






Publicado em 18/03/2025

MAC Niterói abre o ano com exposição em homenagem a Nelson Leirner De 22 de março a 18 de maio
MAC Niterói apresenta "Inverso – sobre infinitos em nós", do Coletivo Plural De 22 de março a 1º de junho
Paulo Gustavo será tema de exposição no MAC A partir de 30 de março
MAC Niterói apresenta "Entre esculturas e Objetos, capítulo II" A partir de 24 de agosto