A Sala Carlos Couto recebe na terça-feira, 18 de setembro, às 19h, mais uma edição do projeto Clube do Choro. O grupo, composto por Paulinho do Bandolim (bandolim), Leo Fernandes (violão de 7 cordas), Phelipe Ornellas (cavaquinho) e Diogo Barreto (pandeiro), volta à Sala, anexa ao Theatro Municipal de Niterói, para nova apresentação, que terá como tema e homenageado, o cantor, compositor e multi-instrumentalista Paulinho da Viola. A entrada é gratuita.
Sobre Paulinho da Viola
Paulo César Batista de Faria, mais conhecido como Paulinho da Viola, nasceu no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, em 1942. Filho de César Faria, integrante da primeira formação do grupo de choro Época de Ouro, Paulinho começou a se interessar por música desde pequeno, e ainda criança, gostava de ouvir choros e sambas. Àquela época, teve a oportunidade de conviver com grandes chorões, como Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Dilermando Reis, entre outros, os quais observava a maneira de tocar.
Apesar de ser instrumentista, seu pai de Paulinho, não queria o filho seguisse o caminho da música, mas relutante, deu-lhe aos 15 anos um violão, instrumento que começou a tocar aprendendo sozinho, e posteriormente, veio a aprender com o violinista Zé Maria, um amigo da família.
No início de carreira Paulinho foi parceiro de nomes ilustres do samba carioca, como Cartola, Elton Medeiros e Candeia, entre outros. Destacou-se como cantor e compositor de samba, mas também compõe choros e é tido como um dos mais talentosos representantes da chamada Música Popular Brasileira. Torcedor do Vasco da Gama, participou do show comemorativo dos 113 anos do clube, onde apresentou as músicas "Coração Leviano" e "Foi um Rio que Passou em Minha Vida".
Sobre o Clube do Choro
Fundado em 28 de janeiro de 2013, o Clube do Choro de Niterói nasceu com a ideia de pesquisar, divulgar e preservar o choro, que é considerado o primeiro gênero musical urbano do Brasil. Teve suas primeiras reuniões na Praça da Cantareira, propiciando uma aproximação do choro com o público geral, e principalmente, os estudantes da Universidade Federal Fluminense. E neste ano, o Clube do Choro de Niterói vai para a sua sexta temporada na Sala Carlos Couto. A produção é de Eduardo Jones.
Serviço
Clube do Choro homenageia Paulinho da Viola
Data: Terça-feira, 18 de outubro de 2022
Horário: 19h
Ingressos: Distribuição de 70 senhas meia hora antes da apresentação (sujeito a lotação)
Classificação: Livre
Local: Sala Carlos Couto - Anexa ao Theatro Municipal de Niterói
End.: Rua XV de Novembro, 35 – Centro – Niterói