Abrindo o projeto Sarau no Solar de 2015, o Solar do Jambeiro recebe neste domingo, 22 de fevereiro, às 17h, o soprano Anne Meyer e a pianista Erika Machado, que procuram resgatar o percurso biográfico da pioneira Chiquinha Gonzaga, a partir de suas músicas.

As artistas são formadas em música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisadoras da música erudita brasileira. Este trabalho em conjunto iniciou-se no ano de 2010, já tendo transitado em diversos temas: modinhas imperiais, música barroca italiana, música barroca brasileira e a homenageada deste evento: Chiquinha Gonzaga.

Soprano Anne Meyer

Fez seu debut em ópera como solista no papel de Donna Anna da ópera Don Giovanni, de Mozart, em projeto da Cia. Experimental de Ópera da UFRJ. Apresentou-se em récitas em grupo ou individuais no Forte de Copacabana, no Centro Cultural da Justiça Federal, no Claro Hall, na Sala Guiomar Novaes (anexa à Sala Cecília Meirelles, RJ), no Teatro Municipal de Niterói, no Teatro Glauce Rocha, no Centro Cultural Banco do Brasil, no Centro Cultural Light, no Museu de Arte Moderna, no Museu Nacional de Belas Artes, no Real Gabinete Português de Leitura e no Clube Ginástico Português, entre outros. Com o tema "O que é ópera?', participou do projeto "Concertos Didáticos", promovido pelo Museu Villa Lobos, do Ministério da Cultura. Tem ainda em seu currículo, gravações em CD.

Pianista Erika Machado

Erika é Bacharel em Música - Piano pela UFRJ e pós-graduada em Música de Câmara pelo Conservatório Brasileiro de Música. Participou de cursos extracurriculares e Master Classes diversos - pianista Ednaldo Borba (2007-2009), Menahem Pressler (2008), Luís Carlos de Moura Castro (2008-2009) e com o professor Peter Dausberg (2009).Apresentou-se na Sala Cecília Meirelles, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no Teatro Carlos Gomes (Espírito Santo), entre outros, além de ter gravações de CDs no currículo. Como co-repetidora, trabalhou na Orquestra de Câmara Carioca e, desde fevereiro de 2013, atua no coro e orquestra da ACM, sob a direção do maestro Ilem Vargas, com quem começou seus estudos de canto.


Serviço

Sarau no Solar
Chiquinha Gonzaga - Uma mulher e sua música
Recital com o soprano Anne Meyer e a pianista Erika Machado
Data: domingo, 22 de fevereiro de 2015
Horário: 17h
Classificação indicativa: livre
Entrada Franca

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195, São Domingos, Niterói-RJ
Telefone: (21) 2109-2222


Tags:






Publicado em 18/01/2015