Tradicional atração dominical no Solar do Jambeiro, o Sarau no Solar, apresenta neste dia 15 de março, às 17h, o T.R.I, grupo formado por três jovens músicos que se conheceram na Orquestra de Cordas da Grota. O trio vem se destacando no cenário musical, pela qualidade sonora e pelo estilo eclético, atraindo um público diversificado.
O Solar do Jambeiro apresenta no domingo, 29 de março, às 17h, a Orquestra de Cordas da Grota, em mais uma edição do Sarau no Solar. Sob a regência de Nayran Pessanha, os solistas Soraya Vieira (violino) Izabella Cardozo (violino) Kely Pinheiro (violoncelo) comandarão o repertório com canções de Vivaldi, Mussorsky e Haydn.
O projeto Quartas de Música, do Solar do Jambeiro, traz sempre uma programação especial para os amantes de música. No dia 22 de abril, quem se apresenta é a cantora Renata Rubim, entoando um repertório musical inspirado no que de melhor tem a música popular brasileira. O evento acontece às 20h, com ingressos a R$ 30 reais.
A poética das palavras e das canções em uma homenagem a um artista centenário, é o que Maria Helena Latini levará ao projeto Quintas da Palavra, do Solar do Jambeiro, nos dias 23 e 24 de abril, quinta e sexta, às 20h. No texto, um pescador entoa suas lembranças ao som de canções de Dorival Caymmi, divulgando sua obra a novas gerações.
O Solar do Jambeiro promove, no sábado, 25 de abril, a partir das 10h, brincadeiras e atividades de integração para crianças de até cinco anos. Além da percepção e da criatividade, o evento visa estimular o desenvolvimento sensível e motor na infância, por meio de musicalização, brinquedos cantados, artes plásticas, leitura e contação de histórias.
O Solar do Jambeiro recebe a partir de quinta-feira, 12 de Março, a exposição "A Praia" (The Beach), do artista John Nicholson, uma série de pinturas a óleo, que retratam o cotidiano das praias do Rio de Janeiro, interior e exterior. A mostra, tem abertura marcada para quinta, 12 de março, às 19h,
A parceria com o Programa Aprendiz traz ao Solar do Jambeiro o Trio Madeiras, apresentando ao público um novo olhar sobre a música de câmara. Com Alexandre Santiago (flauta), Renato Reis (clarineta) e Rodrigo Rodrigues (fagote), a atração está marcada para domingo, dia 26, às 17h, com entrada gratuita, em mais um evento do projeto "Sarau no Solar".
Com mais de 30 anos de carreira e considerado um dos maiores bandolinistas brasileiros, com passagem pelos mais renomados grupos de choro do país, Ronaldo do Bandolim é a atração do projeto Palco Niterói Discos, no próximo dia 13 de maio, quarta-feira, às 20h, no Solar do Jambeiro, com entrada franca.
O Núcleo de Produção Digital, em parceria com o Solar do Jambeiro e a Niterói Filmes, inicia, a partir de maio, um novo cineclube na cidade, o Cine Nikiti. Sempre na terceira quarta-feira de cada mês, na estreia, 20 de maio, às 19h, teremos a exibição do documentário "Sem Pena", de Eugenio Puppo.
A noite de quarta-feira do dia 27 de maio, no Solar do Jambeiro, será repleta de música clássica. Comol parte do projeto "Quartas de Música", Claudio Huthmacher e Gabriela Sepúlveda fazem o show "In Concert", trazendo no repertório temas clássicos com arranjos adaptados para o violão e o violoncelo, além de algumas composições populares.
O Solar do Jambeiro dá continuidade ao III Ciclo de Leitura Dramatizada Atacen, com a peça "Navalha na carne", de Plínio Marcos, no dia 28 de maio de 2015, quinta, às 20h. Proibida pelo regime militar já nas primeiras leituras dramáticas, a peça, escrita em 1967, pôde ser levada ao público graças a intervenções da atriz Tônia Carrero.
O Solar do Jambeiro apresenta no domingo, 31 de maio, às 17h, a Orquestra de Cordas da Grota, que comemora os 20 anos de sua formação, em mais uma edição do Sarau no Solar. Sob a regência de Nayran Pessanha, os solistas Soraya Vieira, Izabella Cardozo e Kely Pinheiro comandarão o repertório com canções de diversos compositores eruditos.
O Solar do Jambeiro recebe na quinta, 11 de junho, às 20h, a Mostra Mar de Memórias, que apresenta três filmes de curta-metragem produzidos por alunos de cinema da UFF. Os filmes "Pra Chica", "Ensaio Sobre Minha Mãe" e "Todas as Memórias Falam de Mim" fazem juntos um apanhado de reflexões sobre memória e suas formas de representação.
Em mais uma edição do Projeto Sarau no Solar, o público do Solar do Jambeiro recebe uma apresentação do violinista João Wilson Sobral, na tarde de domingo, 21 de junho. O show, que tem início às 17h, vem com um repertório dedicado à música erudita para o violão, com canções de compositores reconhecidos internacionalmente.
O Solar do Jambeiro apresenta na quarta, 17 de junho, às 19h, o filme "Ventos de Agosto", de Daniel Mascaro, que faz uma reflexão sobre a vida e a morte, sempre com os ventos e a natureza dando o tom da narrativa. A sessão integra o projeto Cine Nikiti, uma parceria do NPD e da Niterói Filmes.
Documentos e depoimentos sobre a Ditadura Militar compõem "Ditadura em Niterói", exposição que acontece de 13 de março a 28 de junho, na "Sala da Resistência", no Solar do Jambeiro. A mostra, realizada em parceria com a Comissão da Verdade de Niterói, tem como foco os tempos de prisão e tortura.
Chega ao Solar do Jambeiro a exposição "Vintage Apps", trazendo combinações de fotos antigas com textos de aplicativos de relacionamentos. A mostra, do produtor de arte Luiz Sisinno, cria uma representação do homem contemporâneo em conflito com dilemas humanos, como solidão, morte e esquecimento.
Na noite de sexta-feira, 03 de julho, às 20h, o Solar do Jambeiro recebe o Trio Corcovado, conjunto de câmara que traz para o público um repertório de clássicos da música popular brasileira, embalados por um violino (Yuri Reis), um violoncelo (Mateus Rangel) e um piano (Luiz Eduardo Domingues).
A atração do mês de julho do Palco Niterói Discos é Rogério Souza, que se apresenta na quarta-feira, dia 08, às 20h, no Solar do Jambeiro. Um dos principais arranjadores para violões de 6 e 7 cordas, o músico prepara um show recheado de composições autorais e de clássicos do choro e do samba, que prometem emocionar o público presente.
Na tarde de domingo, 12 de julho de 2015, às 17h, o Coral Italiano de Niterói se apresenta no Solar do Jambeiro, em mais uma edição do Projeto Sarau no Solar. O conjunto, que promove a cultura italiana através de um repertório de canções populares tradicionais, tem no currículo apresentações em diversos festivais e séries de concerto.
O projeto Telas Solares traz para o Solar do Jambeiro uma exibição seguida de debate do filme "O Profeta da Fome", de Maurice Capovilla, na quarta-feira, 15 de julho, às 19h, em mais uma edição do Cine Nikiti. O longa-metragem faz uma reflexão sobre a crueldade humana e o desenrolar da vida diante da espetacularização.
O Solar do Jambeiro traz para mais uma edição do Projeto Sarau no Solar, no domingo, 19 de julho, às 17h, o "Sarau do Noel", uma homenagem do grupo Gomalina Clube a Noel Rosa. Sem deixar de lado os grandes clássicos, o quarteto se arrisca em canções quase inéditas do Poeta da Vila, compositor de várias faces, que mudou os rumos de nossa música.
O Solar do Jambeiro abre suas portas para o lançamento do livro "O sorriso da Lua", de Jorge Piri, na quarta-feira, dia 22 de julho de 2015, às 19h. Lançado pela editora Taba Cultural, nesse livro de poesias, com um olhar atento, o autor desenvolve perspectivas únicas e particulares sobre as diversas fases do amor.
Completando mais de três anos de apresentação, o Grupo Itinerante de Teatro apresenta "Comum de Dois" no Solar do Jambeiro. O espetáculo, que retrata o dilema de uma família de imigrantes ingleses no Recife Antigo, durante o período da Primeira Guerra Mundial, fará três apresentações, nos dias 10, 17 e 24 de julho, sextas-feiras, às 20h.
Encerrando as comemorações de 10 anos da Biblioteca Popular Municipal Cora Coralina, Lucília Dowsley realiza mais um "Um Brinde à Poesia" no Solar do Jambeiro, sábado, dia 25 de julho, às 16h, onde apresenta poesias próprias e presta homenagem a nomes da literatura e da música. Esta edição é uma homenagem à poeta Cora Coralina.
O projeto Ciranda-Cirandinha leva ao Solar do Jambeiro, nas manhãs dominicais de julho, o espetáculo "A Volta ao Dia em Oitenta Mundos". A contação de histórias, que leva a criançada a descobrir muitas outras formas de olhar o mundo que as cerca, acontece nos dias 05, 12, 19 e 26, sempre às 11h e tem entrada gratuita.
As recordações da infância e dos momentos vividos com leveza e alegria que ficam para sempre. Esse é um dos sentimentos que a exposição "Um dia na vida de Elaisa" é capaz de despertar. Com fotografias de Elisa Kayat, a mostra apresenta uma percepção delicada da vida, por meio de olhares simples sobre o cotidiano de um brinquedo.
O Solar do Jambeiro recebe para mais uma edição do Sarau no Solar a Orquestra de Cordas da Associação de Violão do Rio, a AV-Rio. A apresentação será no domingo, 02 de agosto, às 17h, com entrada gratuita. O grupo traz no repertório peças que vão do período Barroco ao Contemporâneo, incluindo composições dedicadas à orquestra.
O Solar do Jambeiro abre suas portas para mais uma edição do Palco Niterói Discos, na quarta, dia 12 de agosto, às 20h, com show da dupla Zé da Velha e Silvério Pontes. Há mais de 25 anos juntos, os músicos, apelidados de "a menor Big Band do mundo", trazem para o palco clássicos do choro, além de um repertório de obras autorais.
Na quinta-feira, dia 13 de agosto, às 19h, o Solar do Jambeiro abre suas portas para o lançamento do livro "Deus na Escola Pública", de Oswaldo Viana Jr.. A obra de estreia do autor promove uma comparação acerca do ensino religioso nas escolas públicas do Brasil nas décadas de 1930 e 1940. A entrada é gratuita.
Em mais uma edição do projeto Sarau no Solar, que acontece todos os domingos às 17h, o Solar do Jambeiro abre suas portas nesse dia 16 para o concerto da Orquestra e do Coral do Colégio São Vicente de Paulo. Com repertório que vai dos compositores clássicos aos brasileiros, os dois grupos prometem emocionar a plateia presente.
O projeto Cine Nikiti, uma parceria entre o Núcleo de Produção Digital de Niterói e a Niterói Filmes, traz para o Solar do Jambeiro uma exibição seguida de debate do filme "As Horas Vulgares", de Rodrigo de Oliveira e Vitor Graize, na quarta-feira, 19 de agosto, às 19h, em mais uma edição do Cine Nikiti.
O Solar do Jambeiro abre suas portas para duas apresentaçõesda cantora Larissa Marinonio no mês de agosto. Programados para os dias 14 e 21, sextas-feiras, às 20h, os shows trazem ao público uma cantora que vai da MPB ao jazz. Em cada uma das noites, Larissa apresentará um repertório e um trio diferentes.
O espetáculo "Terror e Miséria do Terceiro Reich" chega ao Solar do Jambeiro para uma temporada de dois meses, com apresentações agendadas para todas as terças de julho e agosto, sempre às 20h. Escrita pelo dramaturgo e poeta Bertolt Brecht, o texto traz para o público um olhar tragicômico sobre a humanidade ante a Segunda Guerra Mundial.
O aclamado Duo Barrenechea de flauta e piano se apresenta na quarta-feira , dia 26 de agosto de 2015, às 20h, no Solar do Jambeiro, para um show de lançamento de seu DVD "Brasileiríssimo: Encontros". Formado pela pianista Lúcia Barrenechea e pelo flautista Sérgio Barrenechea, o duo comemorou 25 anos de união matrimonial e musical.
Sempre no último sábado de cada mês, às 16h, o grupo Arte de Viver promove um espaço para meditação no Solar do Jambeiro. O grupo acredita no relaxamento da mente e na volta do homem para si mesmo, como forma de fortalecer a sociedade a partir do indivíduo. Aberta a toda a comunidade, com entrada franca.
O projeto Ciranda-Cirandinha leva ao Solar do Jambeiro, nas manhãs dominicais de agosto, o espetáculo "Viajando com Sylvia". A contação de histórias, que leva a criançada a se encontrar com a obra da escritora Sylvia Orthof, acontece nos dias 02, 16, 23 e 30, sempre às 11h e tem entrada gratuita. A cada dia, será apresentada uma história nova.
O Solar do Jambeiro recebe os músicos da Orquestra Guerra-Peixe, no domingo, 30 de agosto de 2015, às 17h, em uma apresentação aberta ao público pelo Projeto Sarau no Solar. Os jovens instrumentistas, com idades entre 12 e 14 anos, fazem parte do Programa Aprendiz - Música na Escola. No repertório, canções internacionais e nacionais.
O Solar do Jambeiro abre suas portas para o recital "Les Chant Des Rossignol", com o flautista Maycon Lack, em mais uma edição do Projeto Sarau no Solar. A apresentação, que será no dia 30 de agosto, às 19h, com entrada gratuita, traz para o público obras originalmente compostas para flauta por grandes compositores, como Bach e Tellemann.
Na quarta-feira, 02 de setembro de 2015, a partir das 19 horas, o Solar do jambeiro abre suas portas para mais uma edição do projeto "Seresta ao Solar", que terá como tema "Noite em Seresta de Amor". Na ocasião, seresteiros niteroienses vão interpretar grandes sucessos românticos, que marcaram as últimas décadas.
O Solar do Jambeiro, abre suas portas na sexta-feira, 04 de setembro, às 19 horas, para a leitura cênica dos textos do romance "Duas Mulheres Entardecendo", das poetisas Wanda Monteiro e Maria Helena Latini. Partipações especiais de Cristina Lebre, Eda Damasio, Marco Hazeck, Jorge Piri e Paulo de Carvalho.
Em mais uma edição do Sarau no Solar, o Solar do Jambeiro abre suas portas para mais uma parceria com o Conservatório de Música de Niterói. Neste domingo, 06 de setembro, às 17h, a atração fica por conta do duo formado por Marcos Wunder Louzada e Cristina Nascimento, com o espetáculo "O Impressionismo Francês e a Música de Villa-Lobos".
O Solar do Jambeiro abre suas portas para mais uma edição do Palco Niterói Discos, na quarta-feira, 09 de setembro, às 20h, com show de um dos mais consagrados guitarristas de Niterói, Cássio Tucunduva. Com 50 anos de carreira, na apresentação, o músico faz um balanço de toda sua trajetória, desde a criação da banda Os Lobos, nos anos 1960.
O Solar do Jambeiro apresenta na quarta-feira, 16 de setembro, às 19h, o filme "Ela Volta na Quinta", de André Novais, que trazendo uma mistura de narrativas pessoais, faz uma reflexão sobre uma crise no relacionamento de um casal de idosos, afetando a rotina dos filhos, que se preparavam para finalmente saírem de casa.
O Solar do Jambeiro abre suas portas para um show da cantora Ana Cláudia Bittencourt, na sexta-feira, 18 de setembro, às 20h. Com formação clássica e tendo se apresentado especialmente como cantora lírica, dessa vez, Ana sobe ao palco com um repertório de música popular brasileira. A entrada custa R$ 20,00.
O quinteto de sopros Quintaventos se apresenta no Solar do Jambeiro em mais uma edição do Projeto Sarau no Solar, no domingo, 20 de setembro, às 17h. O grupo, que se dedica à música brasileira em grande parte do repertório, traz para o público peças originalmente compostas para a formação ou com arranjos de músicas populares.
O Solar do Jambeiro recebe no domingo, 20 de setembro, às 19h, apresentação da Orquestra de Cordas Camerata Laranjeiras, em mais uma edição do Projeto Sarau no Solar. A Camerata é um espaço aberto para jovens estudantes com o intuito de produzir e apresentar gêneros musicais diversificados em conjunto.
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro vai lançar, no dia 24 de setembro, quinta-feira, às 10h, no Solar do Jambeiro, em Niterói, o "Prêmio Nacional de Jornalismo Ambiental Chico Mendes", que premiará as melhores matérias sobre o tema ambiental, publicadas em 2015, em jornais, rádios, revistas, TVs e Redes Sociais.
O Solar do Jambeiro abre suas portas para o show “Gomalina Clube Canta Noel” em dois sábados do mês de setembro. As apresentações acontecem nos dias 19 e 26, às 20h, com ingressos a R$20 reais. Sem deixar de lado os grandes clássicos, o quarteto se arrisca em canções quase inéditas do Poeta da Vila, compositor de várias faces.
O Solar do Jambeiro recebe no domingo, 27 de setembro, às 17h, a Orquestra de Cordas da Grota, para mais uma edição do Projeto Sarau no Solar. Sob a regência de Nayran Pessanha, a Orquestra é formada por jovens moradores da comunidade da Grota e arredores e tem como objetivo iniciar os jovens no mundo da música.
O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, Continentino Porto, e o vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, fizeram o lançamento oficial do "Prêmio Nacional de Jornalismo Ambiental Chico Mendes", em solenidade que reuniu cerca de 100 pessoas, entre jornalistas, ambientalistas e autoridades, no Solar do Jambeiro.
O Solar do Jambeiro recebe na quarta-feira, 30 de setembro, mais uma edição do Projeto Quarta de Música, com o Quarteto Atlântico. A apresentação, que acontece às 20h. Formado pelos músicos Ivan Scheinvar (violino), João Senna (viola), Lauro Lira (violoncelo) e Ana Clara Santoro (piano), o conjunto atua desde 2013 no cenário carioca.
O Solar do Jambeiro abre suas portas para mais uma edição do Palco Niterói Discos, na quarta-feira, 14 de outubro de 2015, às 20h, com um show do baixista Mazinho Ventura. Trazendo para o público um repertório instrumental, Mazinho faz uma apresentação que retrata sua presença ativa no cenário musical brasileiro desde os anos 70.
O cineclube Cine Nikiti do mês de outubro exibe, em parceria com o Festival Visões Periféricas, o filme "Brasil S/A", de Marcelo Pedroso, que participou da mostra Fórum do Festival de Berlim em 2015. A sessão será na quarta-feira,21 de outubro, às 19h, no Solar do Jambeiro, com entrada gratuita.
O Solar do Jambeiro abre suas portas nos meses de setembro e outubro para o espetáculo "Tá Julieta, tá!", uma leitura da TEAR Produções para a obra do dramaturgo húngaro-israelense Ephraim Kishon, que conta peripécias dos personagens shakespearianos Romeu e Julieta, caso eles tivessem sobrevivido. Sempre às terças-feiras, às 20h.
O Solar do Jambeiro recebe a partir da sexta-feira, 11 de setembro, a exposição "A Pintura Imaginária", de Alexandre Ephivos. A mostra, que procura trazer à tona a estrutura utilizada na construção das obras na pintura tradicional e os padrões visuais que vieram a influenciar o cinema e a fotografia, pode ser conferida até o dia 29 de outubro.
O Solar do Jambeiro abre suas portas para o espetáculo "Crônicas do Meu Interior", da dramaturga Eliane Ganem. Por meio da leitura dramatizada de nove crônicas escritas por Eliane, três atrizes trazem para o palco, nas noites de sexta-feira, entre 02 de outubro e 13 de novembro, às 20h, um olhar aprofundado sobre o prazer e a paixão.
O Solar do Jambeiro abre seu jardim no sábado, 07 de novembro, para a primeira edição da Motirõ - A Feirinha. Das 10h às 16h, os visitantes poderão conhecer cerca de 20 marcas infantis, que ficarão em exposição com produtos de decoração, moda, gastronomia e arte. A entrada é gratuita, mas o público poderá contribuir com 1kg de alimento. .
O Solar do Jambeiro abre suas portas para apresentação do Coral Canto do Rio, no domingo, 8 de novembro, às 17h, em mais um edição do Projeto Sarau no Solar. O grupo apresentará o espetáculo "João Gilberto 73 e afins". Com arranjos vocais originais, o grupo se consolida como um coral mais avançado e com um repertório voltado para a MPB.
O Solar do Jambeiro recebe entre os meses de outubro e novembro a exposição "Amigas da Vida – O Renascer", como parte das atividades promovidas pela Associação dos Amigos da Mama - ADAMA para o Outubro Rosa. A mostra reúne fotografias feitas por Renato Moreth de 13 mulheres que entenderam que a vida não termina em um câncer.
O Solar do Jambeiro abre suas portas para o Coral Cantomusarte, em mais uma edição do Projeto Sarau no Solar, no domingo, 15 de novembro, às 17h. Sob a regência de Joffre Evandro Silva, com 21 integrantes e um repertório diversificado, voltado a vários estilos musicais, em 2015, o grupo comemora trinta anos de existência.
No domingo, 15 de novembro, o Solar do Jambeiro, pelo Projeto Sarau no Solar, recebe às 19h o grupo vocal "Dá o Tom". Com um trabalho focado em junção de voz e cena, o conjunto apresenta, sob a regência de Dalton Coelho, um repertório com arranjos selecionados, contemplando obras de compositores consagrados e de novos talentos.
O Solar do Jambeiro oferece ao público, em novembro, uma temporada da comédia "Transversal do Tempo", com texto de Rodrigo Abrahão. As apresentações estão agendadas para os sábados do mês, 07, 14, 21 e 28, sempre às 20h. A peça tem como fonte de inspiração as músicas que compõem o álbum homônimo da cantora Elis Regina