05/2013

Café Brasil lança o seu primeiro disco no Palco Niterói Discos

Na próxima quarta-feira, 10 de abril, o grupo Café Brasil lança o seu primeiro disco - 'Em Terra de Araribóia' - pelo selo Niterói Discos, da Fundação de Arte de Niterói. O trabalho é uma homenagem à cidade natal do conjunto.

05/2013

Solar do Jambeiro: Descrição Arquitetônica

A casa assobradada, edificada originalmente em pedra e cal, foi internamente dividida em diversos cômodos para abrigar uma numerosa família. Implantada em uma chácara no bairro de São Domingos.

05/2013

Normas para o uso das salas de exposição do Solar do Jambeiro

Obedecendo à orientação da Prefeitura de Niterói, essa unidade da Secretaria Municipal de Cultura será prioritária, porém não exclusivamente, consagrada ao período compreendido entre o Império e o fim da Era Vargas.

05/2013

Regulamento de Locação do Solar do Jambeiro

Todas as solicitações devem ser feitas ao Setor Administrativo do Solar do Jambeiro por e-mail e com antecedência mínima de 15 dias;

05/2013

Solar do Jambeiro: Instalações

O uso residencial do solar dotava-o de instalações domésticas simples e rudimentares, considerando, sobretudo, que o prédio sofreu sucessivas adaptações pouco criteriosas ao longo dos anos.

05/2013

Restauro: Azulejaria

As fachadas do solar são revestidas com azulejos portugueses, de características tipológicas bem definidas: os de fundo, com um mesmo motivo floral, compõem tapetes, contornados por outros lisos, nas cores amarelo e marrom.

05/2013

Restauro: Telhas de Beiral

O beiral do telhado do prédio principal é formado por telhões de louça portuguesa. As telhas canais apresentam decoração com relevo e pintura nas cores azul cobalto e branco. Algumas peças são originárias da fábrica de Santo Antônio, no Porto.

05/2013

Restauro: Pisos

A maior parte dos pisos da edificação é constituída por tabuado corrido. Em alguns cômodos, a alternância de tipos de madeira compõe formas geométricas, utilizadas para definir desenhos, tabeiras e requadros.

05/2013

Restauro: Cobertura

A cobertura do prédio principal é composta por telhas coloniais de barro (capa e canal), formando um telhado em quatro águas, estruturado por duas águas mestras e duas tacaniças, destacando-se a existência de uma água-furtada, localizada na região posterior.

05/2013

Restauro: Alvenaria

As paredes do solar são construídas sobre alicerces de pedra, formando um porão útil para a ventilação do barroteamento de piso. Das paredes internas, as originais foram erguidas com tijolos maciços, estruturados por esteios de madeira.

05/2013

Restauro: Forros de Estuque

O forro de estuque é o tipo predominante e divide-se em duas categorias: decorados e lisos com florão central. Os forros de estuque decorado encontravam-se em pior estado de conservação, com forte ataque de cupins e grande concentração de umidade.

05/2013

Restauro: Jardins

O conjunto arquitetônico do Solar do Jambeiro encontra-se implantado em ampla área arborizada (6.150 m2) composta de jardins e de uma reserva florestal no trecho em aclive.

05/2013

Restauro: Estufa

Construída em tijolos maciços, esquadrias de madeira e telhado de vidro com lanternim, possuía, internamente, bancadas em madeira ripada. Sobre as esquadrias, havia uma faixa de madeira rendilhada, com desenho de tema floral.

05/2013

Restauro: Interiores

Conforme já mencionado, o Solar do Jambeiro sofreu várias intervenções quando, no início do século XX, tornou-se a residência fixa da família Bartholdy. No âmbito dessas modificações, as mais significativas ocorreram no interior do solar.

05/2013

A Recuperação do Solar do Jambeiro

O solar apresenta fachadas inteiramente revestidas de azulejos portugueses e beirais constituídos por telhões de louça, pintados à mão, provenientes da cidade do Porto, em Portugal.

05/2013

Marvio Ciribelli e Sérgio Chiavazzoli no Palco Niterói Discos

O Palco Niterói Discos recebe na próxima quarta-feira, dia 8/Maio, às 19h, com entrada franca, os músicos Marvio Ciribelli e Sérgio Chiavazzoli, inaugurando o Projeto Palco Niterói Discos no lindo Solar do Jambeiro, no Ingá.

05/2013

Projeto Solar Nobre - Coral do IBGE

O Coral do IBGE foi criado no final da década de 1970 com o objetivo de proporcionar lazer e cultura aos ibgeanos, bem como representar a instituição em eventos culturais.

06/2013

Circuito Solar de Letras – Café Pingado, de Wanderlino Teixeira Leite Netto

A segunda noite do projeto Circuito Solar de Letras conta com a noite de autógrafos, a apresentação de poemas e um bate-papo acerca do livro Café Pingado, de Wanderlino Teixeira Leite Netto.

06/2013

Em junho, 4 atrações no projeto 'Solar Nobre'

O projeto Solar Nobre busca um diálogo entre o Salão Nobre do Teatro Municipal de Niterói e o Solar do Jambeiro, com recitais sempre aos domingos, às 11h. Dia 9, Coral Cênico ETET Martins Pena; 16, Duo Rangel; 23, Quinteto Quintaventos; e 30, Concerto Lírico.

06/2013

Cartas Portuguesas - um romance malfadado

O grupo 6 Marias e Meia apresenta em seu novo espetáculo, "Cartas Portuguesas – um romance malfadado", dirigido por Luciana Barboza, o amor incondicional e exacerbado da freira Mariana que culmina em uma entrega absoluta.

06/2013

Palco Niterói Discos apresenta Adriana Ninsk

Cantando em seu estilo bluseiro, seu gênero não é apenas um, são vários, como blues, country, rock, soul e MPB. Uma mistura de estilos e ritmos num repertório abrangente, além das suas próprias composições.

07/2013

Em julho, 3 atrações no projeto 'Solar Nobre'

No mês de julho o projeto recebe o Grupo Vocal Madrigal Aliança, a Soprano Anne Meyer e a violonista Fernanda Maciel, em Canções Populares Espanholas e o Grupo Vocal Amantes da Música.

07/2013

Marcos Nimrichter no Palco Niterói Discos

A Niterói Discos apresenta mensalmente no Solar do Jambeiro uma atração musical formada por artistas niteroienses que lançaram álbuns pelo selo. O convidado desta edição é o músico Marcos Nimrichter.

07/2013

'Breve Anunciação' no Solar do Jambeiro

Com texto poético, espetáculo transporta o público para a década de 40 e apresenta a discussão de um casal que tem certeza que se ama, mas quer descobrir como esse amor se manifesta, discutindo como cada um se dá ao outro.

06/2013

No Solar do Jambeiro, imagens traduzem um século de história

Exposição fotográfica no Solar do Jambeiro mostra mudanças em cenários da cidade entre 1908 e 2008.

08/2013

Em agosto, 3 atrações no projeto "Solar Nobre"

O projeto Solar Nobre apresenta recitais no Solar do jambeiro, sempre aos domingos, às 11h. No mês de agosto apresentamos o Concerto Lírico, com o trio formado por Noeli Melo, André Figueiredo e Luciana Fantini; as Cantadeiras do Tresfolia; e a Orquestra de Cordas da Grota.

09/2013

Ciclo de Leituras Dramatizadas Martins Pena: "O Juiz de Paz na Roça"

O Solar do Jambeiro recebe nesta sexta-feira, 6 de setembro, mais uma versão do Ciclo de Leituras Dramatizadas Martins Pena, desta vez apresentando o texto "O Juiz de Paz na Roça", com direção de Anselmo Fernandes.

Sexta-feira, 06/09

09/2013

Júlio São Paio e o "Só Flautava Essa" no Palco Niterói Discos

O projeto Palco Niterói Discos recebe nesta quarta-feira, 11 de setembro de 2013, às 19h, no Solar do Jambeiro, o grupo instrumental e vocal "Só Flautava Essa", dirigido pelo músico niteroiense Júlio São Paio.

09/2013

Orquestra de Cordas da Grota, no Projeto Solar Nobre

O Solar do Jambeiro recebe no domingo, 15 de setembro, às 11h, a Orquestra de Cordas da Grota. Sob a regência de Nayran Pessanha, a Orquestra é formada por jovens moradores da Grota e tem como objetivo iniciar os jovens no mundo da música.

Domingo, 15/09

09/2013

"Dias de Setembro", de Lucas Sancho

Nos próximos dois fins de semana, 14, 15, 20 e 21 de setembro, o Solar do Jambeiro apresenta o espetáculo teatral "Dias de Setembro", do grupo cearense Cabauêba de Teatro, com texto e direção de Lucas Sancho. Aos sábados às 20h e aos domingos às 19h.

14, 15, 21 e 22 /08

09/2013

Negros & Vozes no Solar Nobre

Dando continuidade ao projeto Solar Nobre, o Solar do Jambeiro recebe no domingo, 22 de setembro, às 11h, o trio vocal Negros & Vozes, que nasceu há 12 anos na comunidade da Grota do Surucucu.

Domingo, 22/09

09/2013

Quinteto Brasileiro de Metais no Projeto Solar Nobre

O Solar do Jambeiro recebe no Projeto Solar Nobre, no domingo, 29 de setembro de 2013, às 11h, o Quinteto Brasileiro de Metais que, formado na década de 70, é um dos pioneiros no gênero.

10/2013

"As Desgraças de uma Criança' no Ciclo de Leitura Dramatizada Martins Pena

O Solar do Jambeiro apresenta nesta sexta-feira, 04 de outubro, às 19h30, uma nova edição do Ciclo de Leitura Dramatizada Martins Pena, desta vez apresentando o texto 'As Desgraças de uma Criança".

Sexta-feira, 04/10

10/2013

Palco Niterói Discos apresenta "Dino Rangel e seu trio"

O projeto Palco Niterói Discos, promovido pela Secretaria de Cultura de Niterói, recebe nesta quarta-feira, 16 de outubro de 2013, às 19h, no Solar do Jambeiro, os velhos parceiros Dino Rangel e Mazinho Ventura.

Quarta-feira, 16/10

10/2013

Orquestra de Cordas da Grota, no Projeto Solar Nobre

O Solar do Jambeiro recebe no domingo, 20 de outubro, às 11h, a Orquestra de Cordas da Grota. A Orquestra é formada por jovens moradores da Grota e tem como objetivo iniciar os jovens no mundo da música.

Domingo, 13/10

10/2013

Coral Amantes da Música homenageia Vinicius de Morais e seus parceiros

Dando continuídade às homenagens a Vinicius de Moraes, o Solar do Jambeiro convida para a apresentação do Coral Amantes da Música, dentro do projeto Solar Nobre, no domingo, 27 de outubro, às 11h.

Domingo, 27/10

11/2013

Tino Júnior e Alex Rocha no Palco Niterói Discos

O projeto Palco Niterói Discos, promovido pela Secretaria de Cultura de Niterói, recebe nesta quarta-feira, 13 de novembro de 2013, às 19h, no Solar do Jambeiro, o shw instrumental com o baixista Alex Rocha e o saxofonista Tino Júnor.

Quarta, 13/11

11/2013

Palco Niterói Discos Especial reune 3 artistas que gravaram pelo selo

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação de Arte de Niterói – FAN promovem uma edição especial do "Palco Niterói Discos", no dia 20 de novembro, às 19h, no Solar do Jambeiro, com a participação de artistas que já gravaram pelo selo.

Quarta, 20/11

11/2013

A Comédia "Sete Contra Um", no Solar do Jambeiro

Todas terças-feiras de outubro e segundas-feiras de novembro, sempre às 20h, o Solar do Jambeiro apresenta o espetáculo teatral "Sete Contra Um", A estreia será no dia 1° de outubro.

Todas as 2ªs de novembro

12/2013

Solar do Jambeiro terá série de concertos natalinos

O Solar do Jambeiro preparou uma programação especial para celebrar o Natal com apresentação de 8 concertos, envolvendo mais de 300 músicos, de 7 a 15 de dezembro de 2013. A abertura será no jardim do Solar, no próximo sábado, dia 7 de dezembro, às 18h30.

De 07 a 15/12

11/2013

Artista gaúcho expõe aquarelas sobre a "Cidade Sorriso"

A mostra "Niterói - Cidade ilustrada", com aquarelas de Joaquim da Fonseca ficará em cartaz até o dia 31 de dezembro no Solar do Jambeiro, e faz parte da grande programação cultural que será realizada pela Prefeitura de Niterói para celebrar os 440 anos da cidade.

De 04 31/12

05/2013

Solar do Jambeiro: Histórico

O antigo Palacete Bartholdy, hoje conhecido como Solar do Jambeiro, foi construído em 1872 pelo comerciante português Bento Joaquim Alves Pereira.

05/2013

Solar do Jambeiro: Linha do Tempo

O comerciante português Bento Joaquim Alves Pereira conclui a construção do Solar, situado à rua dos Banhos nº 2 [hoje: rua Presidente Domiciano, nº 195].

05/2013

Restauro: Esquadrias

As janelas do solar, em madeira de pinho de riga, possuem verga reta, caixilhos envidraçados em sistema de guilhotina, parte superior composta por bandeira de vidros vermelhos e verdes, com desenho em formas curvas, assemelhando-se a um cálice.

05/2013

Restauro: Serralheria Artística

Os gradis que delimitam a área do Solar do Jambeiro foram construídos em ferro batido e divididos em vários módulos, em forma de barras com anilhas de chumbo e requadros trabalhados com acabamento em lança.

05/2013

Restauro: Cantarias

São relevantes os trabalhos de cantaria no Solar do Jambeiro. Podem ser observados, no solar, no embasamento do prédio, nas sacadas superiores e nos requadros de portas e janelas.