A temporada 2016 do projeto Curta Solar está de volta nesta quinta-feira, 03 de março, às 19h30, no jardim do Solar do Jambeiro. Com entrada gratuita, a primeira edição do ano contará com a exibição de seis curtas de temática livre. O projeto cinematográfico é desenvolvido pela Niterói Filmes.
No domingo dia 29 de maio, às 17h, o Sarau no Solar apresenta o grupo vocal "Amantes da Música", com um repertório que privilegia a música popular brasileira e seus grandes intérpretes. A apresentação, que tem entrada franca, promete ser mais um evento para guardar no coração e na memória.
O projeto Palco Niterói Discos inicia 2016 com o show "Encontro Imaginado", uma homenagem a Arnaldo Lazuli. O evento acontece na quarta, 13 de abril de 2016, às 19h. Seus amigos e parceiros, Carlos Poubel, José Henrique, Raimundo Luiz e Marcelo Né, prometem emocionar a plateia interpretando inesquecíveis canções do CD "Lugar Imaginado".
O grupo de coro Coralito, regido por Ignez Perdigão, se apresenta, neste domingo, às 17h, no Solar do Jambeiro. Na apresentação, o grupo, que completa 15 anos em 2016, apresentará repertório popular brasileiro. Para a ocasião, foram incluídas canções deTom Jobim, Chico Buarque, Carlos Lyra e Vinícius de Moraes.
O Solar do Jambeiro apresenta nesta quinta-feira, 12 de maio de 2016, às 15:00, a quarta edição do Ciclo de Encontros no Solar do Jambeiro. Nessa edição, Leonardo Kaltner (UFF) lança o livro “Textos Novilatinos do Brasil: Estudos Culturais sobre Carl F. P. Von Martius” e realiza palestra, falando sobre as relações interculturais entre Brasil e Europa na época da Independência.
O espetáculo "O Macaco da Vizinha" está de volta ao Solar do Jambeiro. Com estreia marcada para o dia 8 de abril, às 20h, a peça ficará em cartaz todas as sextas e sábados dos meses de abril e maio, sempre às 20h. A encenação é baseada no livro homônimo do dramaturgo e escritor Joaquim Manuel de Macedo, mais conhecido pela obra "A moreninha".
De 15 de abril a 29 de maio, o Solar do Jambeiro recebe duas exposições da artista visual Edith Rocha. Sob curadoria de Edson Motta, "Minhas Vistas" e "Coleção dos Meninos Pensantes" ocupam três salas do primeiro andar da histórica casa de cultura. As mostras têm como objetivo instigar o ser humano à construção de um mundo melhor.
O Solar do Jambeiro, em parceria com a Niterói Filmes, exibe na quarta-feira, 22 de junho de 2016, às 17h, o documentário "Do Luto à Luta", de Evaldo Mocarzel, que relata as dificuldades, desafios e preconceitos enfrentados pelos portadores da Síndrome de Down. A entrada é franca e após a sessão, com duração de 75 minutos, haverá um debate.
Na quinta-feira, 23 de junho de 2016, às 19h, o Solar do Jambeiro abre suas portas para receber a apresentação do Duo Ericsson Castro e Andrea Paz, que apresenta tributo às poéticas do violão. O repertório rompe as barreiras do estilo, dialogando com a música erudita de concerto, o violão brasileiro, a música de vanguarda e experimental.
O Sarau no Solar deste domingo, 26 de junho de 2016, às 17h, traz para o Solar do Jambeiro o show "Trajetória do violão brasileiro", que apresenta um dos proeminentes nomes do novo cenário da música instrumental niteroiense, Gustavo Santos. Para essa ocasião, o jovem artista apresenta um repertório que abrange todas as épocas da literatura do violão universal.
Na quinta-feira, dia 30 de junho, às 20h, o Solar do Jambeito apresenta a leitura dramatizada de "Lisístrata, a Greve do Sexo", de Aristófanes, no IV Ciclo de Leitura Dramatiza da Atacen. Com direção de Erick Debossan, a leitura relata a difícil realidade enfrentada pelas mulheres gregas em meio a uma guerra.
O Coral BomTempo, regido pelo maestro, compositor e arranjador Paulo Malaguti Pauleira, se apresenta, gratuitamente, neste domingo, 10, às 17h, no Solar do Jambeiro. Na apresentação, que faz parte do projeto Sarau no Solar, o coral apresentará um repertório que contempla grandes canções da MPB.
O projeto Palco Niterói Discos, uma parceria do Solar do Jambeiro com o selo Niterói Discos, recebe na quarta-feira, 10 de agosto, às 20h, o grupo instrumental e vocal "Só Flautava Essa", dirigido por Júlio São Paio, um dos instrumentistas e compositores mais experientes e requisitados de Niterói.
O Solar do Jambeiro recebe o Caruna Duo em mais uma edição do Projeto Sarau no Solar. Nessa apresentação, que acontece no domingo, 28 de agosto de 2016, às 17h, o violoncelista Samuel Hamilton e o guitarrista Calvin Sucena apresentam um repertório que contempla suas experiências enquanto duo de câmara contemporânea. A entrada é franca.
De 02 a 31 de agosto de 2016, terça a domingo, das 10h às 18h, o Solar do Jambeiro recebe a exposição de caráter fílmico "Males Sem Terra", de João Arthur. O longa-metragem de João Arthur será exibido na íntegra excepcionalmente nos dias 11 (quinta) às 19h, 24 (quarta) às 20h e 31 (quarta) às 20h, do mês de agosto, no jardim do Solar do Jambeiro. Nos demais dias, "Males Sem Terra" ficará exposta em uma das salas do Solar, sob o regime de uma experimentação de montagem, feita especialmente para o formato mudo e expositivo da sala.
A musicista chilena radicada em Niterói, Tita Avendaño, traz para o Solar do Jambeiro um repertório de clássicos do continente sul-americano, compostos especialmente para o violão. Na apresentação, que acontece no sábado, 03 de setembro de 2016, às 20h, a música se entrelaça harmonicamente com a poesia de Fernando Pessoa, Manoel de Barros, Cora Coralina e Vivianne Mosé, declamadas pela terapeuta e professora, Regina Rangel.
O Sarau no Solar deste domingo, 04 de setembro de 2016, às 17h, traz para o Solar do Jambeiro o grupo vocal BateBoca. Formado por 9 integrantes das mais variadas idades, formações profissionais e percursos de vida, o grupo apresenta um repertório formador de um interessante painel de nossa Música Popular Brasileira.
O Sarau no Solar, que acontece todos os domingos no Solar do Jambeiro, recebe no dia 11 de setembro de 2016, o Duo de Violões formado por João Wilson e Sérgio Ribeiro. O duo de violonistas, que trabalha um repertório clássico e contemporâneo brasileiro, apresenta, no Sarau, o espetáculo "Sonatas".
Músico, produtor e engenheiro de áudio dos mais reconhecidos no eixo Rio-Niterói, o multi-instrumentista Zélly Mansur é o homenageado deste mês no projeto Palco Niterói Discos. A apresentação acontece na quarta-feira, 13 de setembro de 2016, às 20h, no Solar do Jambeiro. Além de fazer parte do elenco do Selo Niterói Discos, Zélly foi um dos mais recorrentes produtores do selo institucional da prefeitura de Niterói.
O recital "A modinha que não sai de moda" chega ao Solar do Jambeiro, na quinta-feira, dia 22 de setembro de 2016, às 19h. Com um repertório variado, a apresentação traz para o público o melhor das "Modinhas Coloniais", "Modinhas Imperiais" e "Modinhas Modernas", além de interpretações e figurinos fazendo referência a diferentes épocas.
Até 25 de setembro o Solar do Jambeiro recebe a exposição "Bodas de Agosto", do artista Hugo Richard. A exposição é composta por trabalhos criados a partir do uso de imagens da família do artista, trabalhadas sobre objetos e materiais que compõem o imaginário dos lugares de residências, como tacos e gavetas.
O Solar do Jambeiro abre suas portas, na quarta-feira, 05 de outubro de 2016, às 19 horas, para a noite de autógrafos do livro "Presidente Alfredo Backer, Origem silva-jardinense e 50 anos de política", de José Veríssimo Santos Baldez. A obra é uma biografia que ressalta seu perfil empreendedor.
Neste domingo, 09 de outubro de 2016, às 17h, o Grupo Vocal Cantaí será a atração do Sarau no Solar. Com regência do Maestro Paulo da Hora, o grupo apresenta um repertório baseado na trajetória da banda inglesa "The Beatles", reconhecidamente um dos mais importantes grupos vocais de todos os tempos.
O Projeto Palco Niterói Discos, uma parceria do Solar do Jambeiro com o selo Niterói Discos, recebe na quarta-feira, 12 de outubro, às 20h, o cantor e compositor niteroiense Marcio Proença. O show contará com as participações de Fatima Regina, Clara Paixão, Marcus Lima, Ricardo Gilly e Vladimir Sosa.
O "IV Ciclo de Encontros Culturais, Linguísticos e Literários no Solar do Jambeiro" constitui-se como um fórum permanente de debates acadêmicos. Nesta edição, que acontece no dia 13 de outubro, quinta-feira, às 15h, Leonardo Kaltner fala sobre as relações interculturais entre Brasil e Europa na época da Independência.
O Solar do Jambeiro recebe o Duo Perez-Rangel em mais uma edição do Projeto Sarau no Solar. Nessa apresentação, que acontece no domingo, 16 de outubro, às 17h, o Duo Perez-Rangel, formado pelo violonista Lula Perez e pelo clarinetista Antônio José Rangel, apresenta canções e peças instrumentais brasileiras.
Na quinta-feira, 20 de Outubro de 2016, às 19h30, o Solar do Jambeiro recebe a cantora Thais Macedo, um dos maiores talentos recentes do Samba e da MPB, para o show de sua turnê "Borogodó". Thais se destaca não só pela bela voz e gingado natural, mas principalmente por seguir um estilo próprio.
No domingo, 23 de outubro de 2016, o Sarau no Solar, o duo formado pela pianista Paula Faour e pelo o guitarrista Guga Mendonça. Em uma parceria do Solar com o Instituto Villa-Lobos, o duo apresenta ao público o melhor da música brasileira e internacional, por meio de arranjos modernos e suingados.
O projeto Sarau no Solar” do domingo, 13 de novembro, às 17h, recebe o Duo Dun, formado pelos artistas Maycon Lack e Sérgio Ribeiro. Estimulados pela história de várias gerações de músicos e grupos instrumentais brasileiros, a dupla busca mesclar nossas raízes musicais com a pluralidade da música contemporânea. Entrada Franca.
No sábado, dia 26 de novembro de 2016, a partir de 16h, o Solar do Jambeiro convida para o lançamento do livro de poesias "Café Expresso e Outros Poemas", de Hudson Pereira, pela Dowslley Editora. Nesta obra, o autor propõe que a poesia seja uma pausa e um encontro consigo mesmo na rotina desordenada das metrópoles.
De 01 de outubro a 27 de novembro de 2016, terças a domingos, das 10h às 18h, o Solar do Jambeiro recebe a exposição "Máscaras", fruto da pesquisa sobre a utilização de máscaras por comunidades primitivas, coordenada pela professora Renata Vilanova (UFF) e realizada por seus alunos do período 2016.1.