Clique para ampliar.
O Solar do Jambeiro abre suas portas em todas as terças-feiras dos meses de março e abril, para o espetáculo "O Leite de Jacaroa". Com produção da Companhia Teatral Recontando Conto, as apresentações acontecem sempre às 20h.

A peça conta a história de um servo, que para atender ao desejo de sua patroa grávida, sai em busca do exótico leite de Jacaroa, com apenas algumas moedas e seus truques de sobrevivência. Com a sua esperteza posta à prova em todo o trajeto, conseguirá ele cumprir sua missão? No elenco, Douglas Ramalho, Felipe Barros, Julia Onofre e Rafael Ferreira. Texto e direção de Andréa Terra.

A montagem é fruto da prática teatral e pesquisa teórica iniciada pela Companhia Teatral Recontando Conto (CTRC) em 2012, com abordagem da "commedia dell’arte" e sua transposição para o cenário popular brasileiro. As relações estabelecidas entre servos e patrões, sempre universais, são norteadores para a peça em questão. São dois atores em cena com a missão de dar vida a seis personagens, apoiados por dois atores, que, além de compor esteticamente o cenário, são responsáveis pela musicalidade da peça.

Para Andréa Terra, autora e diretora da montagem, a peça aproxima a riqueza da cultura popular com o ambiente erudito. Como inspiração estética, a Companhia se apropria da obra de Tarsila do Amaral e sua visão de Brasil remoto, suas cores e suas gentes.


Fotos de Leo Zulluh



A Companhia Teatral Recontando Conto (CTRC), fundada em 2002, reúne atores voluntários da Casa Maria de Magdala. Através da arte, a Companhia atua na inclusão social de adolescentes e jovens. O objetivo fundamental da Companhia é, através da arte, contribuir diretamente com a viabilidade financeira da instituição que a abriga, a Casa Maria de Magdala.

A CTRC, em sua primeira participação em festivais de teatro, acumulou cinco indicações no Festival de Teatro em Caxias, ganhando o prêmio de melhor maquiagem com a peça "O Conto dos Três Irmãos".

A primeira cena de "O Leite da Jacaroa" foi apresentada como esquete no 6º Niterói Em Cena (2013), recebendo o Prêmio de Melhor Direção para Andréa Terra além de indicações de Melhor Texto, duas indicações para Melhor Ator, Melhor Visualidade e Melhor Esquete. A esquete também recebeu a Menção Honrosa no 1º Festival de Esquetes de Santa Teresa (2013). No Festival Ziembinski (2013), "O Leite da Jacaroa" ganhou prêmio especial do júri pelo trabalho corporal. Em 2014, o espetáculo recebeu o prêmio de melhor dramaturgia no Festival da Martins Pena, além de indicações de melhor ator, melhor cenário, melhor figurino, melhor direção, melhor esquete e júri popular.


Ficha Técnica:

Dramaturgia e direção: Andréa Terra
Elenco: Douglas Ramalho, Felipe Barros, Julia Onofre e Rafael Ferreira
Figurinos, Cenografia, Maquiagem e Arte gráfica: Equipe de materialização da Companhia Teatral Recontando Conto
Preparação corporal: Andréa Terra
Contrarregras: Cris Mathias, Felippe Ronan, Rafael Fiuzza, Thi Cardoso e Vanessa Costa
Sonoplastia: Mateus Pessa


Serviço

O Leite da Jacaroa
Data: Todas as terças de março e abril
Horário: 20h
Classificação etária: Livre
Ingresso: gratuito








Publicado em 01/03/2015