Clique para ampliar.
O Solar do Jambeiro abre suas portas em todas as terças-feiras dos meses de março e abril, para o espetáculo "O Leite de Jacaroa". Com produção da Companhia Teatral Recontando Conto, as apresentações acontecem sempre às 20h.

A peça conta a história de um servo, que para atender ao desejo de sua patroa grávida, sai em busca do exótico leite de Jacaroa, com apenas algumas moedas e seus truques de sobrevivência. Com a sua esperteza posta à prova em todo o trajeto, conseguirá ele cumprir sua missão? No elenco, Douglas Ramalho, Felipe Barros, Julia Onofre e Rafael Ferreira. Texto e direção de Andréa Terra.

A montagem é fruto da prática teatral e pesquisa teórica iniciada pela Companhia Teatral Recontando Conto (CTRC) em 2012, com abordagem da "commedia dell’arte" e sua transposição para o cenário popular brasileiro. As relações estabelecidas entre servos e patrões, sempre universais, são norteadores para a peça em questão. São dois atores em cena com a missão de dar vida a seis personagens, apoiados por dois atores, que, além de compor esteticamente o cenário, são responsáveis pela musicalidade da peça.

Para Andréa Terra, autora e diretora da montagem, a peça aproxima a riqueza da cultura popular com o ambiente erudito. Como inspiração estética, a Companhia se apropria da obra de Tarsila do Amaral e sua visão de Brasil remoto, suas cores e suas gentes.


Fotos de Leo Zulluh



A Companhia Teatral Recontando Conto (CTRC), fundada em 2002, reúne atores voluntários da Casa Maria de Magdala. Através da arte, a Companhia atua na inclusão social de adolescentes e jovens. O objetivo fundamental da Companhia é, através da arte, contribuir diretamente com a viabilidade financeira da instituição que a abriga, a Casa Maria de Magdala.

A CTRC, em sua primeira participação em festivais de teatro, acumulou cinco indicações no Festival de Teatro em Caxias, ganhando o prêmio de melhor maquiagem com a peça "O Conto dos Três Irmãos".

A primeira cena de "O Leite da Jacaroa" foi apresentada como esquete no 6º Niterói Em Cena (2013), recebendo o Prêmio de Melhor Direção para Andréa Terra além de indicações de Melhor Texto, duas indicações para Melhor Ator, Melhor Visualidade e Melhor Esquete. A esquete também recebeu a Menção Honrosa no 1º Festival de Esquetes de Santa Teresa (2013). No Festival Ziembinski (2013), "O Leite da Jacaroa" ganhou prêmio especial do júri pelo trabalho corporal. Em 2014, o espetáculo recebeu o prêmio de melhor dramaturgia no Festival da Martins Pena, além de indicações de melhor ator, melhor cenário, melhor figurino, melhor direção, melhor esquete e júri popular.


Ficha Técnica:

Dramaturgia e direção: Andréa Terra
Elenco: Douglas Ramalho, Felipe Barros, Julia Onofre e Rafael Ferreira
Figurinos, Cenografia, Maquiagem e Arte gráfica: Equipe de materialização da Companhia Teatral Recontando Conto
Preparação corporal: Andréa Terra
Contrarregras: Cris Mathias, Felippe Ronan, Rafael Fiuzza, Thi Cardoso e Vanessa Costa
Sonoplastia: Mateus Pessa
Serviço

O Leite da Jacaroa
Data: Todas as terças de março e abril
Horário: 20h
Classificação etária: Livre
Ingresso: gratuito





Publicado em 01/03/2015
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho
"Brinque Lendo" acontece no jardim do Solar do Jambeiro Sábado, 02 de Julho
Solar do Jambeiro recebe um "Piquenique Literário" Domingo, 03 de Julho