A atração de abril do projeto Palco Niterói Discos, que tradicionalmente acontece no Solar do Jambeiro, é o baixista, cantor e compositor Renato Rocketh. Na quarta-feira, 08, a partir das 20h, o artista volta à casa e apresenta, além de seu hit "Uma noite e meia", muitas outras canções que marcaram sua carreira. O evento, que também integra o projeto Quartas da Música, do Solar, é gratuito.

Carioca de uma família de músicos, Renato iniciou sua carreira artística ainda na adolescência. Influenciado pelo irmão mais velho, Paulinho Rocketh, guitarrista que integrava a banda Vitória Régia, de Tim Maia, suas primeiras referências musicais foram Steve Wonder, Mahavishinu Orchestra, Earth, Wind & Fire, Billy Preston, entre tantos da black music americana. Mas foi ouvindo Stalen Klark, Verdine White, Arnaldo Brandão (A Bolha), Antônio Pedro (Os Mutantes), Valdeci e Jamil Joanes (Banda Black Rio) que, aos 12 anos de idade, decidiu o que seria para o resto da vida: baixista.

Após participar de bandas durante a adolescência, aos 23 anos Renato entrou para a banda "Põe Pra Fora", da cantora Marina Lima, considerada uma das melhores bandas acompanhando artistas no Brasil.

Clique para ampliar.
Com Marina, Renato teve a oportunidade de se lançar como compositor e cantor. A música "Uma Noite e Meia", de sua autoria, gravada no álbum "Virgem" com sua participação nos vocais, alcançou a marca de 550 mil cópias vendidas, ganhando Disco de Platina. A canção ganhou as rádios de todo o país, tornando-se tema para clipe do programa Fantástico e da minissérie "Contos de Verão", da TV Globo.

Renato foi baixista e arranjador da banda "Feras do Caju", de Cazuza, e gravou o álbum "Burguesia". Compôs duas canções em parceria com Cazuza: "Eu Quero Alguém" e "O Brasil Vai Ensinar ao Mundo". Ultrapassando as fronteiras do pop, rock, soul e black music, integrou a banda do sambista Martinho da Vila com quem excursionou em Portugal, em 1999. Em seu trabalho solo, Renato Rocketh gravou o CD "Hoje", lançado pela Niterói Discos.

Seu swing inigualável e sua técnica de "slep" primorosa vem encantando o publico europeu, onde é chamado de "super-baixista". Atualmente, o artista está gravando na Itália o CD "Noite Carioca em Salento", com a participação de Alessandro Napolitano (bateria), Eric Mariental (sax), Eddy Palermo (guitarra) e Umberto Pappadia.


Fotos de Leo Zulluh



Niterói Discos

O selo Niterói Discos foi criado em 1991 com o objetivo oferecer apoio institucional aos talentos da cidade. Por meio de uma comissão, a Fundação de Arte de Niterói seleciona os artistas nascidos ou que vivam em Niterói há pelo menos 5 anos. Para a Prefeitura de Niterói, o selo simboliza o avanço da política cultural do município, mapeando o que se produz na cidade.


Serviço

Palco Niterói Discos - Renato Rocketh
Datas: Quarta-feira, 08 de abril de 2015
Horário: 20h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Informações: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223


Tags:






Publicado em 12/03/2015