A atração de abril do projeto Palco Niterói Discos, que tradicionalmente acontece no Solar do Jambeiro, é o baixista, cantor e compositor Renato Rocketh. Na quarta-feira, 08, a partir das 20h, o artista volta à casa e apresenta, além de seu hit "Uma noite e meia", muitas outras canções que marcaram sua carreira. O evento, que também integra o projeto Quartas da Música, do Solar, é gratuito.

Carioca de uma família de músicos, Renato iniciou sua carreira artística ainda na adolescência. Influenciado pelo irmão mais velho, Paulinho Rocketh, guitarrista que integrava a banda Vitória Régia, de Tim Maia, suas primeiras referências musicais foram Steve Wonder, Mahavishinu Orchestra, Earth, Wind & Fire, Billy Preston, entre tantos da black music americana. Mas foi ouvindo Stalen Klark, Verdine White, Arnaldo Brandão (A Bolha), Antônio Pedro (Os Mutantes), Valdeci e Jamil Joanes (Banda Black Rio) que, aos 12 anos de idade, decidiu o que seria para o resto da vida: baixista.

Após participar de bandas durante a adolescência, aos 23 anos Renato entrou para a banda "Põe Pra Fora", da cantora Marina Lima, considerada uma das melhores bandas acompanhando artistas no Brasil.

Clique para ampliar.
Com Marina, Renato teve a oportunidade de se lançar como compositor e cantor. A música "Uma Noite e Meia", de sua autoria, gravada no álbum "Virgem" com sua participação nos vocais, alcançou a marca de 550 mil cópias vendidas, ganhando Disco de Platina. A canção ganhou as rádios de todo o país, tornando-se tema para clipe do programa Fantástico e da minissérie "Contos de Verão", da TV Globo.

Renato foi baixista e arranjador da banda "Feras do Caju", de Cazuza, e gravou o álbum "Burguesia". Compôs duas canções em parceria com Cazuza: "Eu Quero Alguém" e "O Brasil Vai Ensinar ao Mundo". Ultrapassando as fronteiras do pop, rock, soul e black music, integrou a banda do sambista Martinho da Vila com quem excursionou em Portugal, em 1999. Em seu trabalho solo, Renato Rocketh gravou o CD "Hoje", lançado pela Niterói Discos.

Seu swing inigualável e sua técnica de "slep" primorosa vem encantando o publico europeu, onde é chamado de "super-baixista". Atualmente, o artista está gravando na Itália o CD "Noite Carioca em Salento", com a participação de Alessandro Napolitano (bateria), Eric Mariental (sax), Eddy Palermo (guitarra) e Umberto Pappadia.


Fotos de Leo Zulluh



Niterói Discos

O selo Niterói Discos foi criado em 1991 com o objetivo oferecer apoio institucional aos talentos da cidade. Por meio de uma comissão, a Fundação de Arte de Niterói seleciona os artistas nascidos ou que vivam em Niterói há pelo menos 5 anos. Para a Prefeitura de Niterói, o selo simboliza o avanço da política cultural do município, mapeando o que se produz na cidade.


Serviço

Palco Niterói Discos - Renato Rocketh
Datas: Quarta-feira, 08 de abril de 2015
Horário: 20h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Informações: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223





Publicado em 12/03/2015
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho
"Brinque Lendo" acontece no jardim do Solar do Jambeiro Sábado, 02 de Julho
Solar do Jambeiro recebe um "Piquenique Literário" Domingo, 03 de Julho