Clique para ampliar.


As tardes de domingo no Solar do Jambeiro têm sempre uma programação especial para os amantes da música. No dia 12 de abril, às 17h, quem se apresenta no projeto Sarau no Solar é o trio de músicos "Concerto a 3", que procura disseminar a prática da música de câmara, reavivando a combinação de três instrumentos: flauta, alaúde e viola da gamba. O evento é gratuito.

O "Concerto a 3" é formado por Bruno Figueiredo (Teorba), Kristina Augustin (Viola de Gamba) e Rubens Küffer (Flauta Doce), músicos internacionalmente reconhecidos, com carreiras no Brasil, Europa e Estados Unidos e com diversas premiações em concursos. No Solar contarão com a participação especial de Eduardo Antonello (Espineta). O grupo percorre a ampla gama do repertório do período Barroco, tendo como objetivo principal demonstrar a influência da música barroca italiana na produção musical luso-brasileira, bem como a intensa conexão estética e cultural que se estabeleceu entre esses três países. Exportando compositores e instrumentistas por toda a Europa, a música italiana cruzou as fronteiras de Portugal em meados do século XVIII e se estabeleceu em solo brasileiro com a chegada da Família Real Portuguesa, em 1808.

Com um ano e meio de trabalho e pesquisa de repertório, o trio recebeu em 2014 o Prêmio Funarte de Concertos Didáticos, realizando dez concertos em escolas públicas da rede de ensino municipal e estadual. Em 2015 o trio teve seu projeto Uma viagem Sonora aprovado e selecionado no edital Conexão Cultura Brasil - Intercâmbios, um programa permanente do Ministério da Cultura do Brasil que tem como objetivo promover a presença de artistas em eventos artísticos realizados no Brasil e exterior. O trio apresentou-se no Palácio Foz em Lisboa, no Cine Teatro Avenida em Castelo Branco e na Biblioteca Joanina na Universidade de Coimbra. O concerto a ser realizado no Solar do Jambeiro é a contrapartida que deve ser realizada no Brasil pelo apoio recebido pelo MINC.

Os músicos

Clique para ampliar.
Bruno Figueiredo: Carioca, Bruno é doutor em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e mestre pela University of Arizona (EUA). Como intérprete, possui ampla experiência no repertório do violão clássico, tendo realizado diversos concertos como solista e camerista no país. Além da atividade de concertista, também foi finalista em concursos de violão em âmbito nacional e internacional, conquistando o primeiro prêmio no 18º Sholin Guitar Competition (EUA, 1999). Atualmente, Bruno Figueiredo desenvolve pesquisas e leciona em torno do compositor italiano Giovanni Kapsperger (1581-1650) e do repertório alaudístico da Itália seiscentista.

Clique para ampliar.
Kristina Augustin: Niteroiense, Kristina é doutora em Música pela Universidade de Aveiro-Portugal, mestre em Artes/Música pela Universidade Estadual e Campinas (Unicamp-SP) e especializou-se em viola da gamba, durante três anos, na Schola Cantorum Basiliensis, Suíça. Desde 1999, vem se destacando no cenário musical nacional como solista, apresentando-se nas principais salas de concerto e festivais de música. Desde 2007, vem se apresentando com o conjunto "Quadro Antiquo" em três turnês pelo Brasil e a Europa. É autora do livro "Um Olhar sobre a Música Antiga – 50 anos de História no Brasil" (1999). Recebeu em 2000 a Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Niterói pelo trabalho de divulgação da Música Antiga.

Clique para ampliar.
Rubens Küffer: Carioca, Rubens é Bacharel em Flauta Doce pelo Conservatório Brasileiro de Música. Com o Conjunto Angelus (flauta doce, oboé e cravo), venceu em 1996 o II Concurso Nacional Jovens Cameristas em João Pessoa (PB). Mestre em Performance pela Escola Superior de Música de Karlsruhe (StaatlicheMusikhochschule Karlsruhe), na Alemanha, entre 2001 e 2005, foi professor das escolas de música de Herrenberg e Ehingen, na Alemanha. Em 2005, retornou ao Brasil e, desde então, passou a lecionar flauta doce na Escola Suíço-Brasileira e no Colégio Cruzeiro de Jacarepaguá, onde continua até hoje. Em 2009 e 2010, apresentou-se como solista nos Concertos de Brandemburgo IV. Em 2012, junto com a cravista Rita Cabus (Duo Suoni e Silenzi), venceu o Prêmio Funarte de Concertos Didáticos.


Programa

Andrea Falconieri (1585-1656) - La Suave Melodia e Il Spiritillo Brando
(Il primo libro di Canzone, Sinfonie .... 1650)

Giovanni Battista Fontana (ca.1580-ca.1630) - Sonata nº2

Benedetto Marcello (1686 - 1739) - Sonata XII - Opus 2
Adagio - Minuet Allegro - Gavotta Allegro - Largo - Ciaccona

Antonio Rodil (ca.1730 - 1787) - Sonata II
Allegro - Adagio - Rondo Presto

Anônimo séc XVII
Tarambote para as duas Charamelinhas

Sigsmund Neukomm (1778-1858)
A Emilia Canoni a ter voci (1828)

Anônimo – Lundum "Landum, Brasilianische Volktanz"
Coletado por Johann Baptist von Spix e Carl von Martius cerca de 1817-21
"Brasilianische Volkslieder und Indianische Melodien” anexo musical nº9


Serviço

Sarau no Solar: "Concerto a 3"
Data: Domingo, 12 de abril de 2015
Horário: 17h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223








Publicado em 12/03/2015