O projeto Sarau no Solar recebe o grupo vocal "Boca que Usa", no domingo, 17 de maio, às 17h, no Solar do Jambeiro. Na apresentação, o conjunto traz o melhor da música erudita, em um concerto à capela, para celebrar e divulgar os prêmios obtidos pelo grupo no Concurso Internacional de coros de Calella, que ocorreu em Barcelona, em 2014.

Nessa apresentação, o coro mostrará o repertório vencedor, apresentado no concurso da Europa, além de peças que já constam do repertório tradicional do grupo, e novas peças eruditas já sendo preparadas para os futuros eventos internacionais. Constam neste concerto, dentre outros compositores, peças de Monteverdi, Rachmaninoff, Osvaldo Lacerda, Marcos Leite, Imant Raminsh, Julio Domingues, Lennon / McCartney, Tom Jobim e Astor Piazzolla.

O trabalho do Boca Que Usa, em suas apresentações em importantes eventos internacionais, tem resgatado a velha tradição dos coros brasileiros, reconduzindo nossa música coral ao local de destaque no cenário mundial, servindo de motivação a diversos grupos do nosso país a retomar essa importante tradição e levar nosso canto a outros povos.

Criado em 1997 e sediado em Niterói, o "Boca Que Usa" tem como proposta estudar e divulgar a música coral por meio de um trabalho inovador no que se refere à concepção musical, direção artística e dinâmica de ensaios. O grupo, atualmente composto por 18 integrantes com histórico de trabalhos destacados em importantes grupos musicais do Rio de Janeiro, inclusive na área de regência coral, busca valorizar a criação musical coletiva, possibilitando mais de um responsável pela preparação e direção musical das peças do repertório. Nesse sentido, segue a tendência consagrada e atual dos principais coros madrigais internacionais, apresentando-se sem uma regência direta. A preparação técnica vocal fica a cargo da cantora e maestrina Lina Santoro.

O concurso



Realizado em Barcelona, em outubro de 2014, pela reconhecida entidade alemã Interkultur, uma das mais respeitáveis entidades mundiais organizadoras de eventos corais, o concurso de Calella foi o mais concorrido concurso europeu em 2014. O evento reuniu maior número de corais e nações concorrentes (64 coros de 28 países), de todos os continentes. No júri, importantes regentes internacionais como Mia Makaroff (Finlândia), Oscar Boada (Catalunha), Erland Dalen (Noruega) e Ralf Eisenbeis (Alemanha), dentre outros, corroboraram o elevado nível musical do concurso.

O coro niteroiense ganhou as duas mais importantes e tradicionais categorias do evento (música sacra e música erudita, obtendo a maior pontuação do evento na categoria "música sacra", ultrapassando importantes e tradicionais corais, de reconhecido renome internacional. Essa pontuação garantiu ao Boca que Usa entrada automática (sem pré-seleção) em qualquer concurso dessa entidade nos próximos 5 anos e o qualificou para os The World Choirs Games de 2016 a ser realizado em Sochi, na Rússia. Sua performance musical competitiva, realizada na histórica catedral gótica de Santa Maria del Pi, em Barcelona, rendeu ao grupo elogiosas críticas na imprensa e nos meios musicais, rendendo ao Boca Que Usa inúmeros convites para concertos, concursos e festivais em diversos continentes.


Serviço

Sarau no Solar – Grupo vocal Boca que Usa
Data: Domingo, 17 de maio de 2015
Horário: 17h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223


Tags:






Publicado em 0000-00-00