O projeto Sarau no Solar recebe o grupo vocal "Boca que Usa", no domingo, 17 de maio, às 17h, no Solar do Jambeiro. Na apresentação, o conjunto traz o melhor da música erudita, em um concerto à capela, para celebrar e divulgar os prêmios obtidos pelo grupo no Concurso Internacional de coros de Calella, que ocorreu em Barcelona, em 2014.

Nessa apresentação, o coro mostrará o repertório vencedor, apresentado no concurso da Europa, além de peças que já constam do repertório tradicional do grupo, e novas peças eruditas já sendo preparadas para os futuros eventos internacionais. Constam neste concerto, dentre outros compositores, peças de Monteverdi, Rachmaninoff, Osvaldo Lacerda, Marcos Leite, Imant Raminsh, Julio Domingues, Lennon / McCartney, Tom Jobim e Astor Piazzolla.

O trabalho do Boca Que Usa, em suas apresentações em importantes eventos internacionais, tem resgatado a velha tradição dos coros brasileiros, reconduzindo nossa música coral ao local de destaque no cenário mundial, servindo de motivação a diversos grupos do nosso país a retomar essa importante tradição e levar nosso canto a outros povos.

Criado em 1997 e sediado em Niterói, o "Boca Que Usa" tem como proposta estudar e divulgar a música coral por meio de um trabalho inovador no que se refere à concepção musical, direção artística e dinâmica de ensaios. O grupo, atualmente composto por 18 integrantes com histórico de trabalhos destacados em importantes grupos musicais do Rio de Janeiro, inclusive na área de regência coral, busca valorizar a criação musical coletiva, possibilitando mais de um responsável pela preparação e direção musical das peças do repertório. Nesse sentido, segue a tendência consagrada e atual dos principais coros madrigais internacionais, apresentando-se sem uma regência direta. A preparação técnica vocal fica a cargo da cantora e maestrina Lina Santoro.

O concurso



Realizado em Barcelona, em outubro de 2014, pela reconhecida entidade alemã Interkultur, uma das mais respeitáveis entidades mundiais organizadoras de eventos corais, o concurso de Calella foi o mais concorrido concurso europeu em 2014. O evento reuniu maior número de corais e nações concorrentes (64 coros de 28 países), de todos os continentes. No júri, importantes regentes internacionais como Mia Makaroff (Finlândia), Oscar Boada (Catalunha), Erland Dalen (Noruega) e Ralf Eisenbeis (Alemanha), dentre outros, corroboraram o elevado nível musical do concurso.

O coro niteroiense ganhou as duas mais importantes e tradicionais categorias do evento (música sacra e música erudita, obtendo a maior pontuação do evento na categoria "música sacra", ultrapassando importantes e tradicionais corais, de reconhecido renome internacional. Essa pontuação garantiu ao Boca que Usa entrada automática (sem pré-seleção) em qualquer concurso dessa entidade nos próximos 5 anos e o qualificou para os The World Choirs Games de 2016 a ser realizado em Sochi, na Rússia. Sua performance musical competitiva, realizada na histórica catedral gótica de Santa Maria del Pi, em Barcelona, rendeu ao grupo elogiosas críticas na imprensa e nos meios musicais, rendendo ao Boca Que Usa inúmeros convites para concertos, concursos e festivais em diversos continentes.


Serviço

Sarau no Solar – Grupo vocal Boca que Usa
Data: Domingo, 17 de maio de 2015
Horário: 17h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223





Publicado em 0000-00-00
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho
"Brinque Lendo" acontece no jardim do Solar do Jambeiro Sábado, 02 de Julho
Solar do Jambeiro recebe um "Piquenique Literário" Domingo, 03 de Julho