Durante todo o mês de maio, o projeto Ciranda Cirandinha, do Solar do Jambeiro, apresenta aos domingos, sempre às 11h, o espetáculo interativo "Tá na Roda é pra Alegrar!", da artista popular Simone Nascimento. Trata-se de uma contação conduzida pela "brincante" Magueta Pirueta, personagem criado por Simone, que com sua bagagem de alegria conta histórias de suas viagens pelo nosso país em busca da aventura do conhecimento, valorizando as culturas regionais, a preservação da natureza e de nosso patrimônio, como o próprio Solar do Jambeiro.

"Tá na Roda é pra Alegrar!" procura levar de forma lúdica, divertida e participativa, valores como solidariedade, preservação, amizade, integração, raízes brasileiras, por meio de uma deliciosa trilha sonora, muita alegria, poesia e com foco nos princípios basilares da sustentabilidade dos 3 R's - reduzir, reciclar e reutilizar - , que o próprio espetáculo vivencia em seus objetos cênicos, sonoros e figurinos. Cada manhã termina com uma roda lúdica, com a participação criativa da plateia.

A atuação do "Tá na Roda é pra Alegrar!" é fundamental por agregar valores sustentáveis tornando acessível a cultura popular brasileira, a oralidade criativa e estimulando uma roda, cujo objetivo é fomentar o respeito ao espaço do outro, gerando maior integração, humanismo e protagonização, o que reforça auto estima, socialização e cidadania na busca de um ser integral.

Clique para ampliar.
Os figurinos, objetos cênicos e sonoros feitos de reutilização, dialogam com o que seria "lixo" de maneira lúdica e crítica, contextualizados na contação de história, para ampliar a reflexão indispensável numa "Era do Descartável", que estimula o consumo exagerado e mitifica o "ter" em detrimento do "ser".

Brincante é o modo como os artistas populares se autodenominam. Eles nunca se nomeiam "dançarinos" ou "atores", ele se dizem "brincantes"; ao realizar um espetáculo, não dizem que vão "fazer um show", dizem que vão"brincar“,

O Projeto BioartEducação serve como inspiração para esse espetáculo e seus desdobramentos que é uma ideia independente da bióloga marinha e mestre em ciências ambientais, Mariana Tavares. Este projeto surgiu a partir da necessidade em dialogar o conhecimento científico com o conhecimento tradicional através de expressões artísticas, como apresentações de fantoches, palhaçaria, desenhos e dramatizações.


Serviço

Ciranda Cirandinha: "Tá na Roda é pra Alegrar!"
Contação com Simone Nascimento
Data: Todos os domingos de maio de 2015 (3, 10, 17, 24 e 31)
Horário: 11h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223


Tags:






Publicado em 01/05/2015