Clique para ampliar.


O Núcleo de Produção Digital de Niterói, em parceria com o Solar do Jambeiro e a Niterói Filmes, inicia, a partir de maio, um novo cineclube na cidade, o Cine Nikiti. Sempre na terceira quarta-feira de cada mês serão exibidos longas-metragens brasileiros, precedidos de um curta nacional, e com entrada gratuita.

A estreia será na quarta, 20 de maio, às 19h, com a exibição do documentário "Sem Pena", de Eugenio Puppo, Prêmio do Júri Popular no 47º Festival de Cinema de Brasília e Prêmio da Crítica de Melhor Documentário no 41º Sesc Melhores Filmes.

Após a exibição do filme haverá debate sobre população carcerária e sistema prisional com a Dra. Izabella Lacerda Pimenta, Phd em Antropologia e docente do curso de Segurança Pública da UFF; Verônica Lima, Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, e Claudio Piúma, Agente de Projetos do Afroreggae. Gaúcho, como é conhecido Claudio, é ex-detento e, em seu trabalho no Afroreggae, tem como função buscar empresas interessadas em contratar ex-detentos, além de mediar conflitos com pessoas que ainda estão no crime.

Clique para ampliar.
Antes de "Sem Pena" será exibido o curta Réquiem, de Felipe Duque. Réquiem é a adaptação da história de mesmo nome e autobiográfica de Lourenço Mutarelli (“Cheiro do Ralo"), autor brasileiro de HQs. A história fala de um período da vida do artista na qual ele desenvolveu um quadro de pânico (que acompanha sua expressão artística) seguida da perda de um grande amigo.

O NPD concederá certificado de horas de atividade complementar para os estudantes que comparecerem ao evento.

Sem Pena

O documentário, lançado nos cinemas em 2014, discute o sistema de justiça criminal brasileiro e retrata as adversidades vividas pelas pessoas presas e processadas criminalmente.

A partir de imagens impactantes de prisões brasileiras, o longa pretende estimular uma análise crítica da realidade do sistema de justiça, destacando temas relativos à alta taxa de encarceramento e a falta de acesso à justiça no Brasil, entraves na execução das penas privativas de liberdade, as dificuldades enfrentadas pelo egresso, a ausência de infraestrutura na prisão, o fortalecimento do crime organizado dentro e fora das prisões e as frequentes violações aos direitos humanos.

O filme traz depoimentos de presos, juízes, promotores, advogados e especialistas do sistema de justiça criminal.

Nenhuma população carcerária cresce na velocidade da brasileira, que já é a terceira maior do mundo. "Sem Pena" desce ao inferno da vida nas prisões brasileiras, para expor as entranhas do sistema de justiça do país, demonstrando como morosidade, preconceito e a cultura do medo só fazem ampliar a violência e o abismo social existente.

Clique para ampliar.



Serviço

Cine Nikiti - "Sem Pena"
Data: Quarta, 20 de maio de 2015
Horário: 19h
Duração: 87 min
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223


Tags:






Publicado em 0000-00-00