Clique para ampliar
O Solar do Jambeiro apresenta no domingo, 31 de maio de 2015, às 17h, a Orquestra de Cordas da Grota, que comemora os 20 anos de sua formação, em mais uma edição do Sarau no Solar. Sob a regência de Nayran Pessanha, os solistas Soraya Vieira (violino), Izabella Cardozo (violino) e Kely Pinheiro (violoncelo) comandarão o repertório com canções de diversos compositores eruditos.

O projeto, iniciado em 1995, tem como objetivo a intervenção sociocultural na vida de jovens da comunidade da Grota do Surucucu, em Niterói, por meio da música, valorizando a arte e a estética como forme expressão, construção de saber, formação de vínculos sociais, fortalecimento da auto-estima e desenvolvimento de habilidades.

O talento e a dedicação dos jovens, sob a direção do maestro Márcio Selles e da musicista e professora Lenora Mendes, transformaram a orquestra em um grande projeto social que hoje beneficia 500 jovens em Niterói, Maricá e Itaboraí e leva muitos deles até a universidade, um feito que não havia na comunidade da Grota antes da existência do projeto.

Com cerca de 25 integrantes, a OCG vem se destacando em reconhecimentos e premiações como ícone de formação musical e transformação social. Em 2004, a Orquestra recebeu o Prêmio Cultura Nota 10 do Governo do Estado do Rio de Janeiro e no ano seguinte o Prêmio de Direitos Humanos Aluisio Palhano. Em 2008 recebeu o Título de Utilidade Pública concedido pela Prefeitura de Niterói e Prêmio da Cultura 2009 - Música Erudita, Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Em 2011, recebeu do município de Niterói o Título de Patrimônio Imaterial da Cidade e em 2013, seu projeto social ganhou o Prêmio Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil.


Integrantes:

violino 1 - Soraya Vieira, Michelle Silva, Izabela Cardozo, Amanda Matheus, Iany Araújo e Priscila Vidal
Violinos 2 - Luiz Ricardo Vidal, Albert Duarte, Leandro Justino, Ivson Gouvea, Sara Soares, Jorge Geronimo e Mariana Moita
Violas - Anderson Pereira da Silva, Nick Coutinho e Welton César
Cello - José Carlos Vidal, Raquel Terra, Rodrigo Soares e Jefferson Rocha
Baixo - Gabriel Pereira
Maestro - Nayran Pessanha


Serviço

Sarau no Solar - Orquestra de Cordas da Grota
Data: Domingo, 31 de maio de 2015
Horário: 17h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195, Boa Viagem, Niterói/RJ
Informações: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223





Publicado em 0000-00-00
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho
"Brinque Lendo" acontece no jardim do Solar do Jambeiro Sábado, 02 de Julho
Solar do Jambeiro recebe um "Piquenique Literário" Domingo, 03 de Julho