Clique para ampliar
O Solar do Jambeiro apresenta no domingo, 31 de maio de 2015, às 17h, a Orquestra de Cordas da Grota, que comemora os 20 anos de sua formação, em mais uma edição do Sarau no Solar. Sob a regência de Nayran Pessanha, os solistas Soraya Vieira (violino), Izabella Cardozo (violino) e Kely Pinheiro (violoncelo) comandarão o repertório com canções de diversos compositores eruditos.

O projeto, iniciado em 1995, tem como objetivo a intervenção sociocultural na vida de jovens da comunidade da Grota do Surucucu, em Niterói, por meio da música, valorizando a arte e a estética como forme expressão, construção de saber, formação de vínculos sociais, fortalecimento da auto-estima e desenvolvimento de habilidades.

O talento e a dedicação dos jovens, sob a direção do maestro Márcio Selles e da musicista e professora Lenora Mendes, transformaram a orquestra em um grande projeto social que hoje beneficia 500 jovens em Niterói, Maricá e Itaboraí e leva muitos deles até a universidade, um feito que não havia na comunidade da Grota antes da existência do projeto.

Com cerca de 25 integrantes, a OCG vem se destacando em reconhecimentos e premiações como ícone de formação musical e transformação social. Em 2004, a Orquestra recebeu o Prêmio Cultura Nota 10 do Governo do Estado do Rio de Janeiro e no ano seguinte o Prêmio de Direitos Humanos Aluisio Palhano. Em 2008 recebeu o Título de Utilidade Pública concedido pela Prefeitura de Niterói e Prêmio da Cultura 2009 - Música Erudita, Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Em 2011, recebeu do município de Niterói o Título de Patrimônio Imaterial da Cidade e em 2013, seu projeto social ganhou o Prêmio Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil.


Integrantes:

violino 1 - Soraya Vieira, Michelle Silva, Izabela Cardozo, Amanda Matheus, Iany Araújo e Priscila Vidal
Violinos 2 - Luiz Ricardo Vidal, Albert Duarte, Leandro Justino, Ivson Gouvea, Sara Soares, Jorge Geronimo e Mariana Moita
Violas - Anderson Pereira da Silva, Nick Coutinho e Welton César
Cello - José Carlos Vidal, Raquel Terra, Rodrigo Soares e Jefferson Rocha
Baixo - Gabriel Pereira
Maestro - Nayran Pessanha


Serviço

Sarau no Solar - Orquestra de Cordas da Grota
Data: Domingo, 31 de maio de 2015
Horário: 17h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195, Boa Viagem, Niterói/RJ
Informações: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223


Tags:






Publicado em 0000-00-00