O Solar do Jambeiro apresenta na quarta-feira, 17 de junho, às 19h, o filme "Ventos de Agosto", de Daniel Mascaro, que faz uma reflexão sobre a vida e a morte, sempre com os ventos e a natureza dando o tom da narrativa. A sessão integra o projeto Cine Nikiti, um cineclube formado pela parceria entre o Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD) e a Niterói Filmes, com edições mensais. A entrada é gratuita e acontece no jardim do Solar.

"Ventos de Agosto" marca a estreia do diretor Gabriel Mascaro em longas-metragens de ficção, depois de uma carreira consolidada entre curtas e documentários, como "Doméstica" e "Um Lugar ao Sol".

Clique para ampliar.
O filme conta a história de uma jovem, moradora da cidade grande, que foi viver em uma vila litorânea de Alagoas para cuidar de sua avó. Fã de rock e com o sonho de ser tatuadora, ela é o fio condutor da trama junto com um pescador do pequeno vilarejo, que vive sob a sombra do pai autoritário. Com a chegada de um estranho meteorologista, que veio para analisar as mudanças das marés e dos ventos durante o mês de agosto, as vidas dos simples moradores do lugar têm suas rotinas alteradas.

A fotografia do filme, também realizada por Mascaro e premiada no Festival de Brasília de 2014, é o ponto alto da obra. O diretor revela com clareza as dificuldades em morar naquele paraíso escondido no meio do litoral nordestino, sempre intercalando as belas imagens de praias com o trabalho dos moradores. O contraste da vida simples com a burguesia, dicotomia sempre presente em forma de discurso nos filmes do diretor, é destacada com frequência.

De forma enxuta, "Ventos de Agosto" se mostra um filme sincero e tocante, caracterizado pela pobreza tão presente em nosso país. No final, somos apresentados para a forma mais natural e humana do homem, com uma oposição da vida e a morte, do jovem e do velho. A forma de como juntar as peças de todas as reflexões que o filme traz fica para o espectador.





Gabriel Mascaro

Gabriel Mascaro nasceu em 1983, vive e trabalha no Recife, Brasil. Entre o cinema e as artes visuais, seu trabalho já circulou em diversos espaço de arte, como a 31° Bienal de São Paulo, o Guggenheiem, o Museu de Arte Contemporânea de Barcelona, o MOMA Documentary Fortnight, em Nova York, AB4 Bienal de Atenas, 32° Panorama da Arte Brasileira – MAM, em São Paulo, e a Videobrasil. Mascaro também esteve em importantes festivais de cinema, como os de Locarno, San Sebastian, IDFA, BFI Londres, IFFR - Roterdã, CPH: DOX, Oberhausen, Clermont Ferrand, BAFICI, Miami e Indielisboa.

    Se os ventos de Ventos de Agosto sugerem movimento, a temática da morte traz a sensação de suspensão temporal que permeia a vida dos personagens. Num dado momento, Shirley (Dandara de Morais) conversa com a avó centenária, que diz: "Quando se tem saúde, os desejos são muitos". Anunciando a resignação necessária para sobreviver em meio a um cenário sem grandes perspectivas.

    É nesse quadro, que Jeison (Geová Manoel dos Santos), namorado de Shirley, acaba por se tornar responsável por dar cabo de um corpo que surge em meio as areias da praia. É essa tarefa, que lhe confere certo movimento de vida, dando evidência que naquele local, a morte é apenas mais uma. Assim como os esqueletos evidentes do cemitério a beira-mar, a morte e a vida parecem entrelaçar-se de forma mais clara, sem extremos e arroubos apaixonados.

    A Shirley, resta criar pequenos desejos possíveis em meio ao cotidiano quase que em déjà vu; enquanto sua avó, espera sem farsas o inevitável, com a sabedoria de quem sente o tempo na pele.


    Ana Beatriz Domingues



Ficha técnica

Direção: Gabriel Mascaro
Roteiro: Gabriel Mascaro, Rachel Ellis
Elenco: Antônio José dos Santos, Dandara de Morais, Gabriel Mascaro, Geová Manoel dos Santos, Rachel Ellis
Produção: Rachel Ellis
Fotografia: Gabriel Mascaro


Serviço

Filme "Ventos de Agosto" - Cine Nikiti
Data: Quarta-feira, 17 de junho de 2015
Horário: 19h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223

Clique para ampliar.





Publicado em 0000-00-00
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho
"Brinque Lendo" acontece no jardim do Solar do Jambeiro Sábado, 02 de Julho
Solar do Jambeiro recebe um "Piquenique Literário" Domingo, 03 de Julho