Clique para ampliar.


O Solar do Jambeiro traz para mais uma edição do Projeto Sarau no Solar, no domingo, 19 de julho, às 17h, o "Sarau do Noel", uma homenagem do grupo Gomalina Clube a Noel Rosa. Sem deixar de lado os grandes clássicos, o quarteto se arrisca em canções quase inéditas do Poeta da Vila, compositor de várias faces, que mudou os rumos de nossa música na década de 30 e surpreende até hoje com sua atualidade.

O conjunto, conhecido por fazer releituras especiais e autênticas da obra de grandes compositores da música brasileira, é composto pelos músicos Renato Badeco nos vocais e pandeiro, Cadu Pacheco no violão, Rafael Tavares na guitarra semi-acústica, cavaquinho e trompete, e Marcos Luz no contrabaixo acústico.

Noel Rosa

Clique para ampliar.
Noel Rosa nasceu em 1910 e morreu em 1937. Boêmio, nascido em Vila Isabel, no Rio de Janeiro, elevou as letras de samba ao patamar de poesia - satírica, amorosa, social. Fez até poesia experimental, com seu "Gago Apaixonado" e a epistolar "Cordiais Saudações".

Pai do moderno samba urbano, influenciou decisivamente Chico Buarque e tantos outros. Sua carreira meteórica, que acontecia entre aulas de medicina (largou no 3º ano), bares e bordéis, deslanchou a partir do sucesso de "Com que Roupa?", em 1930. Como tantas canções que faria, era autobiográfica: por causa de sua saúde frágil, a mãe escondia suas roupas para que não saísse à noite.

Camarada de malandro e figuras da noite carioca, Noel gostava de compor com parceiros, especialmente Ismael Silva ("Para Me Livrar do Mal") e Vadico ("Conversa de Botequim" e "Feitio de Oração"). Mas também compunha bem sozinho ("Fita Amarela", "Palpite Infeliz" e "Último Desejo"), na calada da noite, com o indefectível cigarro pendido na boca.

A combinação de tuberculose e boemia foi demais para os pulmões fracos. Como os grandes poetas românticos e míticos astros do rock, morreu com 26 anos. Mas suas canções ficaram sempre presentes na música brasileira, marcantes, como verdadeiras obras-primas.


Clique para ampliar.


Serviço

Sarau do Noel
Data: Domingo, 19 de julho de 2015
Horário: 17h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre
Lotação: 60 pessoas
Distribuição de senhas 1 hora antes da exibição

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223





Publicado em 0000-00-00
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho
"Brinque Lendo" acontece no jardim do Solar do Jambeiro Sábado, 02 de Julho
Solar do Jambeiro recebe um "Piquenique Literário" Domingo, 03 de Julho