Clique para ampliar.


O Solar do Jambeiro recebe para mais uma edição do projeto Sarau no Solar a Orquestra de Violões da Associação de Violão do Rio, a AV-Rio. A apresentação será no domingo, 02 de agosto de 2015, às 17h, com entrada gratuita. O grupo traz no repertório peças que vão do período barroco ao contemporâneo, incluindo composições dedicadas à orquestra, assim como arranjos e trabalhos de seus integrantes.

Uma das mais importantes orquestras de violões em atividade no Rio de Janeiro, a Orquestra de Violões da AV-Rio foi criada no início de 2009, como resultado de uma ideia amadurecida por alguns anos e realizada pela iniciativa do saudoso músico Júlio de Cepêda.

Com o propósito de abrir espaço para a prática de conjunto (música de câmara) aos violonistas membros da Associação de Violão do Rio (AV-Rio), a orquestra vem ampliando seu trabalho e atualmente é constituída por nove integrantes, sob a direção musical do violonista Klaus Grunwald.

Seu repertório inclui obras de variados estilos e períodos históricos, desde a tradicional música de concerto, com compositores como J.S. Bach, à produção contemporânea de Roland Dyens, José de Azpiazu, Edson Lopes e outros. Da música popular brasileira fazem parte compositores como Edu Lobo, Ernesto Nazareth, Waldir Azevedo e arranjos e composições dos próprios integrantes da orquestra, destacando Lula Perez, Klaus Grunwald e Celso Eduardo Cerbella.

Em 2009, seu ano de criação, a Orquestra de Violões da AV-Rio realizou a gravação da obra "Prelúdio e Dança 2", do violonista e compositor Luis Carlos Barbieri, e com esta faixa participou do CD "Violões da AV-Rio Volume III" ao lado de grandes nomes do violão brasileiro. Em 2013 lançou o primeiro EP com cinco faixas contendo obras dedicadas a Orquestra de Violões da AV-Rio e composições tradicionais.

Clique para ampliar.



Serviço

Sarau no Solar – Orquestra de Violões da AV-Rio
Data: Domingo, 02 de agosto de 2015
Horário: 17h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223





Publicado em 0000-00-00
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho
"Brinque Lendo" acontece no jardim do Solar do Jambeiro Sábado, 02 de Julho
Solar do Jambeiro recebe um "Piquenique Literário" Domingo, 03 de Julho