Clique para ampliar.


O projeto Ciranda-Cirandinha leva ao Solar do Jambeiro, nas manhãs dominicais de agosto, o espetáculo "Viajando com Sylvia". A contação de histórias, que leva a criançada a se encontrar com a obra da escritora Sylvia Orthof, acontece nos dias 02, 16, 23 e 30, sempre às 11h e tem entrada gratuita. A cada dia, será apresentada uma história nova do mundo criado por Sylvia através das letras, pelo grupo Mosaicando Histórias.

Mosaicando Histórias

Clique para ampliar.
O Grupo Mosaicando Histórias é constituído por educadoras e contadoras de histórias que se propõem a pesquisar e estudar obras ligadas a mitos, lendas, fábulas, contos da tradição oral, textos literários e poéticos, com o propósito de desenvolver atividades lúdicas. Participando de Seminários, Simpósios, Congressos e Oficinas, o grupo acompanha os últimos lançamentos literários com o intuito de promover o livro e a leitura nos mais diferentes locais.

Sylvia Orthof

Dramaturga, atriz e pesquisadora, a carioca Sylvia Orthof, nascida em 1932, esbanjava talentos. As histórias contadas por sua mãe povoaram sua infância, e sua primeira paixão literária foi Monteiro Lobato. Na adolescência, Sylvia decidiu ser atriz. E não é que o sonho deu certo? Logo começou a atuar nos palcos e foi estudar teatro em Paris. De volta ao Brasil, atuou no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) e em peças para a televisão, escreveu para teatro de bonecos, coordenou o Teatro do Sesi, entre muitas outras atividades cênicas.

Em meio a tanta arte, Sylvia nunca deixou de lado o gosto pelas letras e, em especial, pelas histórias para crianças. Fundou a Casa de Ensaios Sylvia Orthof em 1975, que produzia apenas espetáculos infantis. Sylvia gostava de cantar, dançar, desenhar e até de costurar bonecos e roupas para os espetáculos. Da dramaturgia, partiu rumo à literatura infantil. Em 1975, foi convidada a escrever um conto para a revista Recreio — foi o primeiro passo para que a literatura infantil nacional ganhasse uma de suas maiores autoras.

Seu primeiro livro foi lançado em 1981: "Mudanças no galinheiro mudam as coisas por inteiro". É uma das principais autoras da consagrada coleção "Lagarta Pintada", da qual fazem parte os premiados títulos "A vaca mimosa e a mosca Zenilda" (que recebeu o Prêmio Jabuti de Melhor Produção Editorial), "Maria vai com as outras e Fada Cisco Quase Nada". Sylvia foi dona de um texto ágil, repleto de criatividade e de um riso contagiante. Faleceu em 1997, deixando mais de cem livros publicados para os pequenos leitores.


Serviço

Ciranda Cirandinha: "Viajando com Sylvia”
Data: Domingos, 02, 16, 23 e 30 de agosto de 2015
Horário: 11h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223





Publicado em 0000-00-00
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho
"Brinque Lendo" acontece no jardim do Solar do Jambeiro Sábado, 02 de Julho
Solar do Jambeiro recebe um "Piquenique Literário" Domingo, 03 de Julho