Foto de Bianca Oliveira. Clique para ampliar.
Na quinta-feira, dia 13 de agosto, às 19h, o Solar do Jambeiro abre suas portas para o lançamento do livro "Deus na Escola Pública", de Oswaldo Viana Jr.. A obra de estreia do autor promove uma comparação acerca do ensino religioso nas escolas públicas do Brasil nas décadas de 1930 e 1940. A entrada é gratuita.

Em "Deus na Escola Pública", o historiador fluminense Oswaldo Viana Jr. brinda o leitor com uma comparação entre dois ilustres autores nacionais: o pastor batista João Filson Soren (1908-2002) e o padre jesuíta Leonel Franca (1893-1948), que escreveram, a partir de posições opostas, sobre o polêmico tema do ensino religioso nas escolas públicas no Brasil, no início do século passado.

Precedida por um valioso resumo histórico da presença em território brasileiro dos grupos religiosos que esses autores representam - batistas e católicos, respectivamente -, e enriquecida com um panorama dos debates parlamentares sobre a questão, a obra fornece um ângulo privilegiado através do qual se pode analisar a questão do relacionamento entre o poder civil e as instituições eclesiásticas, o Estado laico e a Igreja, indo além da mentalidade de determinados grupos.


Serviço

Lançamento do livro "Deus na Escola Pública"
Gênero: Literatura
Data: Quinta-feira, 13 de agosto de 2015
Horário: 19h
Classificação indicativa: livre
Entrada Franca

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195, Boa Viagem, Niterói-RJ
Telefone: (21) 2109-2222


Tags:






Publicado em 10/07/2015