Clique para ampliar.


O Solar do Jambeiro recebe os músicos da Orquestra Guerra-Peixe, no domingo, 30 de agosto de 2015, às 17h, em uma apresentação aberta ao público pelo Projeto Sarau no Solar. Os jovens instrumentistas, com idades entre 12 e 14 anos, fazem parte do Programa Aprendiz - Música na Escola.

No repertório, canções internacionais e nacionais, como Marcha Solene (Handel); Battle Cry (Sheila Nelson); Nobody Knows (Spiritual), Canção Francesa (Tradicional); Canto do Pajé (Villa Lobos); Suíte do Pescador (Dorival Caymmi), Ciranda da Bailarina (Edu Lobo e Chico Buarque); Valsa nº 2 (Shostakovich); La Donna e móbile (Verdi), entre muitas outras.

O Programa Aprendiz

O Programa Aprendiz - Música na Escola iniciou suas atividades em Niterói em 2001, como uma iniciativa da Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Cultura, de Educação, da Fundação de Arte de Niterói-FAN e da Fundação Municipal de Educação.

Em 2011, o Instituto Memória Musical Brasileira (IMMUB), sob supervisão da FAN, passou a ser responsável pela gestão do Programa, que vem dando ótimos frutos e representa uma grande oportunidade para crianças da rede municipal de ensino.

Crianças e adolescentes, matriculados em unidades da rede municipal de ensino são contempladas, no espaço físico das escolas, com aulas semanais de musicalização infantil; canto coral e instrumentos (sopros; cordas; percussão).

O Núcleo Orquestral Aprendiz surge em 2008, com a Orquestra Sinfônica Aprendiz. Em 2011, estreia a Orquestra de Sopros, e em 2014, a Orquestra Guerra-Peixe e Orquestra Interculturalidade. Os conjuntos do núcleo orquestral do Programa têm atuado no cenário cultural de toda a cidade.

A partir de 2014, o Programa Aprendiz estendeu suas ações para mais escolas da rede municipal: os alunos interessados podem inscrever-se em aulas de violão, cavaquinho, canto e percussão, além das aulas de violino, viola, violoncelo e iniciação musical.


Serviço

Orquestra Guerra-Peixe
Sarau no Solar
Data: Domingo, 30 de agosto de 2015
Horário: 17h
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223





Publicado em 0000-00-00
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho
"Brinque Lendo" acontece no jardim do Solar do Jambeiro Sábado, 02 de Julho
Solar do Jambeiro recebe um "Piquenique Literário" Domingo, 03 de Julho