Clique para ampliar.


O Solar do Jambeiro, abre suas portas na sexta-feira, 04 de setembro de 2015, às 19 horas, para a leitura cênica dos textos do romance "Duas Mulheres Entardecendo", das poetisas Wanda Monteiro e Maria Helena Latini. Com partipações especiais de Cristina Lebre, Eda Damasio, Marco Hazeck, Jorge Piri e Paulo de Carvalho, as autoras ainda debaterão com o público o processo criativo e os temas abordados no romance. Ao final da apresentação haverá sorteio de livros.

Ilustrado por Maciste Costa, que também assina a capa, o livro apresenta dois romances entrelaçados onde as personagens que detêm a narrativa, dialogam em prosa poética sobre temas universais e questões existenciais, cujo eixo principal é o "ato da escrita" com sua silenciosa e solitária arquitetura.

No romance as escritoras fazem de sua lavra uma tessitura de memórias inventadas e dialogam sobre o sentido simbólico e filosófico dessa tessitura que se constrói e reconstrói desafiando as convenções cronológicas de tempo e espaço geográfico.

"Duas Mulheres Entardecendo" é apresentado pelo prestigiado escritor e professor Daniel da Rocha Leite, tendo como resenha de orelha o texto do escritor, crítico literário e professor Paulo M Nunes e encerra com o Posfácio assinado pela renomada escritora e poeta Olga Savary, que nesse mês concorre à cadeira de Ariano Suassuna na Academia Brasileira de Letras.


Wanda Monteiro

Escritora e poeta, Wanda Monteiro, é uma amazônida, nascida às margens do Rio Amazonas, no Estado do Pará. A escritora herdou sua devoção pelas artes e pela literatura de seu pai, o romancista Benedicto Monteiro e como foi criada circundada pelos livros, desde menina, cultivou o hábito pela leitura e pelo exercício da escrita. Embora tenha exercido o cargo de Procuradora do Estado do Pará, atuando em questões indígenas e assuntos fundiários, nunca se afastou de sua vocação: Publicou seu primeiro livro Memória de Afeto com selo independente, em 1989, mas, não chegou a lançá-lo; Participa de vários projetos editoriais de pesquisa histórica no Estado do Pará; Publica seus ensaios e textos literários em revistas, blogs e sites.

A escritora aprofundou seus estudos cursando Linguagem e Pensamento – área de Filosofia – na Universidade Veiga de Almeida e fez especialização em Análise de Políticas Públicas na UFRJ, atuando como consultora e gestora, nessa área, na Prefeitura de Niterói. Nos últimos anos, tem se dedicado exclusivamente à arte literária, tendo publicado, pela Editora Amazônia, os livros "O Beijo da Chuva" (2009) e "Anverso" (2011). Wanda Monteiro ministra palestras sobre a Arte Literária e Construção da Linguagem Poética e faz performances poéticas em vários espaços culturais nos Estados: Rio de Janeiro ( sobretudo na cidade de Niterói), Pará, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Maria Helena Latini

Maria Helena Latini nasceu em São Gonçalo e vive em Niterói. É professora e poeta, formada em Letras, com pós-graduação em Leitura e Produção de Textos pela UFF – Universidade Federal Fluminense. Participou das antologias "Água Escondida" (Niterói, 1994): "Urbana" – Edição Histórica (Rio de Janeiro, 2001); "Poesia Sempre", Biblioteca Nacional, 2006; "Communità Italiana", encarte, 2006; Antologia Digital "Saciedade dos Poetas Vivos", em 2009 e 2013. Alguns de seus textos foram selecionados para apresentações teatrais e peças, como "Ambulâncias na Contramão", exibido no Museu da República, RJ, 1996 e "O Último Bolero", na Casa de Cultura Laura Alvim, RJ, 1997, ambos sob a direção de Márcio Vianna.

Publicou "Roteiros de Vida", com prefácio de Victor Giudice, Ed. Achiamé, em 1991, "Ângela e Antônio", com contracapa de Marco Lucchesi (1992); "Fio de Prumo", com prefácio de Marco Lucchesi, Ed. 7Letras, 2006 e "Ângela e Antônio", com apresentação de Marco Lucchesi e prefácio de Gilson Herval (2011). Para teatro, Latini escreveu os roteiros: "Dois Monólogos Entrelaçados" (com textos do livro "Ângela e Antônio"), 2012, Casa de Cultura Leila Diniz, Niterói.




Publicado em 0000-00-00
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho
"Brinque Lendo" acontece no jardim do Solar do Jambeiro Sábado, 02 de Julho
Solar do Jambeiro recebe um "Piquenique Literário" Domingo, 03 de Julho