Clique para ampliar
O Solar do Jambeiro recebe a partir da sexta-feira, 11 de setembro, a exposição "A Pintura Imaginária", de Alexandre Ephivos. A mostra, que procura trazer à tona a estrutura utilizada na construção das obras na pintura tradicional e os padrões visuais que vieram a influenciar o cinema e a fotografia, pode ser conferida até o dia 29 de outubro, entre terças e domingos, das 10h às 18h, com entrada gratuita.

A exposição apresentará seis telas, de grande formato, compreendendo a pesquisa recente de Ephivos, a partir do estudo e análise de procedimentos gráficos utilizados na construção da "cena" na pintura tradicional, tomando como referência obras de artistas como Piero dela Francesca, Leonardo da Vinci, Tiziano, Jacopo Tintoretto, Caravaggio e Frans Hals, produzidas entre os anos 1400 e 1700. Muitos desses padrões visuais criados há séculos influenciaram depois a fotografia e o cinema, ainda presentes na cultura contemporânea.

Clique para ampliar
Além das pinturas que apresentam a estrutura abstrata das obras de referência, potencializando suas linhas mestras e seus grupos compositivos, os trabalhos de Ephivos serão acompanhados pela descrição narrativa da imagem original, para estimular o observador a imaginar a cena que estaria pintada, gerando não uma imagem, mas um conjunto tão diverso de cenas quanto forem os espectadores dessas pinturas.

Desde o Renascimento, a perspectiva matemática permitiu compor cenas de modo diferente das produzidas anteriormente, explorando a relação das figuras entre si e destas frente ao espaço que ocupam. Nascia ali uma maneira simbólica de ver o mundo. Hoje, embora tanto a pintura moderna quanto a contemporânea tenham desconstruído de diferentes modos a ilusão de profundidade, estamos habituados a essa convenção, uma vez que a fotografia e o cinema herdaram tais procedimentos.

Clique para ampliar
Desse modo, o conjunto de imagens que estamos acostumados a ver, imagens que constituem nosso repertório visual, nos ajudam a imaginar e elaborar as cenas decorrentes dos signos e das narrativas que Alexandre Ephivos nos apresenta, mesmo que não conheçamos necessariamente as pinturas que deram origem aos trabalhos.

Alexandre Ephivos estuda Artes Visuais na Universidade Candido Mendes e já fez diversos cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Tem interesse pela prática da pintura.


Serviço

Exposição "A Pintura Imaginária" – Alexandre Ephivos
Data: De 11 de setembro a 29 de outubro de 2015
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223





Publicado em 0000-00-00
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho
"Brinque Lendo" acontece no jardim do Solar do Jambeiro Sábado, 02 de Julho
Solar do Jambeiro recebe um "Piquenique Literário" Domingo, 03 de Julho