Clique para ampliar
O Solar do Jambeiro recebe a partir da sexta-feira, 11 de setembro, a exposição "A Pintura Imaginária", de Alexandre Ephivos. A mostra, que procura trazer à tona a estrutura utilizada na construção das obras na pintura tradicional e os padrões visuais que vieram a influenciar o cinema e a fotografia, pode ser conferida até o dia 29 de outubro, entre terças e domingos, das 10h às 18h, com entrada gratuita.

A exposição apresentará seis telas, de grande formato, compreendendo a pesquisa recente de Ephivos, a partir do estudo e análise de procedimentos gráficos utilizados na construção da "cena" na pintura tradicional, tomando como referência obras de artistas como Piero dela Francesca, Leonardo da Vinci, Tiziano, Jacopo Tintoretto, Caravaggio e Frans Hals, produzidas entre os anos 1400 e 1700. Muitos desses padrões visuais criados há séculos influenciaram depois a fotografia e o cinema, ainda presentes na cultura contemporânea.

Clique para ampliar
Além das pinturas que apresentam a estrutura abstrata das obras de referência, potencializando suas linhas mestras e seus grupos compositivos, os trabalhos de Ephivos serão acompanhados pela descrição narrativa da imagem original, para estimular o observador a imaginar a cena que estaria pintada, gerando não uma imagem, mas um conjunto tão diverso de cenas quanto forem os espectadores dessas pinturas.

Desde o Renascimento, a perspectiva matemática permitiu compor cenas de modo diferente das produzidas anteriormente, explorando a relação das figuras entre si e destas frente ao espaço que ocupam. Nascia ali uma maneira simbólica de ver o mundo. Hoje, embora tanto a pintura moderna quanto a contemporânea tenham desconstruído de diferentes modos a ilusão de profundidade, estamos habituados a essa convenção, uma vez que a fotografia e o cinema herdaram tais procedimentos.

Clique para ampliar
Desse modo, o conjunto de imagens que estamos acostumados a ver, imagens que constituem nosso repertório visual, nos ajudam a imaginar e elaborar as cenas decorrentes dos signos e das narrativas que Alexandre Ephivos nos apresenta, mesmo que não conheçamos necessariamente as pinturas que deram origem aos trabalhos.

Alexandre Ephivos estuda Artes Visuais na Universidade Candido Mendes e já fez diversos cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Tem interesse pela prática da pintura.


Serviço

Exposição "A Pintura Imaginária" – Alexandre Ephivos
Data: De 11 de setembro a 29 de outubro de 2015
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223


Tags:






Publicado em 0000-00-00