Clique para ampliar.


O Solar do Jambeiro apresenta na quarta-feira, 16 de setembro, às 19h, o filme "Ela Volta na Quinta", de André Novais, que faz uma reflexão sobre uma crise no relacionamento de um casal de idosos, afetando a rotina dos filhos, que se preparavam para finalmente saírem de casa. A sessão integra o projeto Cine Nikiti, um cineclube formado pela parceria entre o Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD) e a Niterói Filmes, com edições mensais. A entrada é gratuita.

O longa-metragem faz uma mistura de narrativas pessoais, numa história que se passa na casa do personagem André, que não por acaso é o diretor da obra. Talvez o maior instrumento de ficção presente no filme seja a existência de um olhar alheio aos personagens. A história da separação entre os pais de André Novais não é contada pelos olhos do cineasta: diversas cenas ocorrem quando apenas Norberto e Maria José estão em casa, ou com a mãe sozinha no ônibus, e com o pai na casa da amante. A câmera, como um narrador onisciente, conhece fatos que o personagem André Novais não poderia conhecer.

Clique para ampliar
O cinema tem proposto diversas formas de hibridismo entre ficção e documentário, mas talvez essa seja a mais fluida e orgânica de todas. É difícil – e também desnecessário – determinar até que ponto aquela história de fato aconteceu, em que grau os personagens diferem das pessoas reais. A casa foi arrumada pela diretora de arte, ou todos os objetos pertenciam à família? Os pais realmente viveram uma crise conjugal, como nessa história?

O relacionamento dos filhos com suas namoradas enfrenta os mesmos conflitos da trama? Todas as cenas foram encenadas para as câmeras, algum diálogo foi construído no roteiro? Pelo costume de ver os documentários afirmarem o seu caráter de “verdade” e as ficções tomarem sua distância com ela, o espectador pode ficar curioso para determinar limites, algo que o filme não pretende fornecer.

A maior surpresa diante de "Ela Volta na Quinta", portanto, é o grau de autoexposição do diretor e da sua família. Não se trata de atores profissionais interpretando suas falas, apenas amadores em versões não idealizadas, sem maquiagem, em casas modestas banhadas por luzes fracas. Isso poderia gerar uma impressão de amadorismo, de vídeo caseiro, mas estamos longe deste efeito. A mão do diretor é segura, sua câmera está sempre posicionada nos ângulos ideais para captar cada cena, revelando um grau de reflexão sobre a linguagem cinematográfica. Atinge-se uma noção de intimidade e de humanismo raras no cinema autoral.

André Novais

Graduado em História pela PUC-MG e formado em Cinema pela Escola Livre de Cinema. É diretor, roteirista e assistente de direção. Faz pesquisa sobre História do Cinema desde 2006. Em 2008, desenvolveu pesquisa sobre o cinema brasileiro mineiro nos anos 60, e foi também curador e programador da sala Cine Humberto Mauro, em 2011. André é sócio-fundador da produtora Filmes de Plástico.





Ficha técnica

Direção e Roteiro – André Novais Oliveira
Produção Executiva e Direção de Produção: Thiago Macêdo Correia
Direção de Fotografia e Câmera: Gabriel Martins
Direção de Arte e Figurinos: Tati Boaventura
Som Direto: Maurilio Martins
Assistência de Produção: Lygia Santos
Assistência de Fotografia: Diogo Lisboa
Assistência de Som: Samuel Marotta, Leonardo Amaral
Montagem: Gabriel Martins
Produzido por André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurilio Martins, Thiago Macêdo Correia

Elenco
Maria José Novaes,
Norberto Oliveira
Renato Novaes
André Novais Oliveira
Carla Patrícia
Elida Silpe
Tatiana Dal Magro


Serviço

Cine Nikiti - "Ela Volta na Quinta"
Data: Quarta, 16 de setembro de 2015
Horário: 19h
Duração: 99 min
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223


Tags:






Publicado em 0000-00-00