Clique para ampliar.


O Solar do Jambeiro recebe no domingo, 27 de setembro de 2015, às 17h, a Orquestra de Cordas da Grota, para mais uma edição do Projeto Sarau no Solar. Sob a regência de Nayran Pessanha, a Orquestra é formada por jovens moradores da comunidade da Grota e arredores e tem como objetivo iniciar os jovens no mundo da música. No programa, peças de compositores eruditos. A entrada é gratuita.

Orquestra da Cordas da Grota

Promover o fortalecimento de vínculos sociais por meio da música: esse é uma das principais missões da Orquestra de Cordas da Grota, que há 20 anos trabalha para a formação e o desenvolvimento de habilidades de jovens em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, o grupo conta com 25 integrantes, que juntos vêm se destacando em apresentações de música clássica e colecionando premiações, sendo frutos de um trabalho conjunto de formação musical e de transformação social.

A Orquestra de Cordas da Grota faz parte de um projeto voltado para a promoção de cidadania através da cultura, da arte e da educação: o Espaço Cultural da Grota. Fundado em 1983, o Espaço é uma organização da sociedade civil, sem fins econômicos, localizada na comunidade da Grota do Surucucu, em São Francisco, na cidade de Niterói.

A organização teve início com a professora aposentada Dona Otávia Selles, que, na década de 80, passou a oferecer aulas de reforço escolar a crianças da comunidade com dificuldade de aprendizado. Com o tempo, Dona Otávia proporcionou aos alunos também um contato com ofícios manuais, como costura, artesanato e criação de horta, abrindo ainda mais o leque de possibilidades de aprendizado para o grupo.

Em 1995, treze anos depois do início das ações, Dona Otávia incentivou seu filho Márcio Paes Salles a iniciar um trabalho de educação musical na comunidade. Formado em Música, o professor começou a ensinar flauta doce para um pequeno grupo de adolescentes. Conforme o número de participantes foi crescendo, Márcio passou a dar aulas também de violino, viola o violoncelo.

Em 1998, após o falecimento de Dona Otávia, juntamente com sua esposa, também musicista, Lenora Pinto Mendes, Márcio assumiu a direção do trabalho, imprimindo à organização ainda mais ações voltadas para o contato com a música. Conforme os alunos iram assimilando a técnica musical e as apresentações em público iam surgindo, fomava-se o núcleo inicial da Orquestra de Cordas da Grota.

Esse trabalho vem se destacando em reconhecimentos e premiações: a Orquestra, em 2004, e o projeto Multiplicando Talentos, em 2006, receberam o Prêmio Cultura Nota 10 do Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Prêmio de Direitos Humanos Aluisio Palhano, em 2005. Foi também semifinalista do Prêmio Itaú-Unicef e Todos pela Educação, em 2007. Em 2008, o Espaço recebeu o Título de Utilidade Pública concedido pela Prefeitura de Niterói, além do Prêmio da Cultura - Música Erudita, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, em 2009. Em 2011, recebeu do município de Niterói o Título de Patrimônio Imaterial da Cidade. E, em 2013, seu projeto social ganhou o Prêmio Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil.


Serviço

Orquestra de Cordas da Grota
Projeto Sarau no Solar
Data: Domingo, 27 de setembro de 2015
Horário: 17h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre
Lotação: 60 pessoas
Distribuição de senhas 1 hora antes da exibição

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223





Publicado em 0000-00-00
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho
"Brinque Lendo" acontece no jardim do Solar do Jambeiro Sábado, 02 de Julho
Solar do Jambeiro recebe um "Piquenique Literário" Domingo, 03 de Julho