Clique para ampliar.


O Solar do Jambeiro abre suas portas para mais uma edição do Palco Niterói Discos, na quarta-feira, 14 de outubro de 2015, às 20h, com um show do baixista Mazinho Ventura. Trazendo para o público um repertório instrumental, Mazinho faz uma apresentação que retrata sua presença ativa no cenário musical brasileiro desde os anos 70. A entrada é gratuita.

Para o show, o baixista, que tem seu nome creditado a gravações e apresentações junto a músicos de variados estilos, apresenta o que de melhor construiu no palco ao lado de artistas como Martinho da Vila, Antonio Adolfo, Beth Carvalho, Emilio Santiago, Claudio Zoli, João Donato, Heitor T P, Patty Austin, Dave Valentine, Karl Hodina, Ivan Lins e Marcos Valle.

Sua carreira começou nos anos 70, mas foi na década de 80 que o artista iniciou um de seus principais trabalhos: a banda Swing Mania. Junto a Raimundo Luís, Marcio Bahia, Carlos Poubel, Renato Franco e Carlos Malta, o baixista fundou o grupo instrumental especialmente para se apresentar em um grande evento patrocinado por uma empresa de Niterói à época, nas areias da praia de Icaraí.

Mesmo tendo durado apenas três anos, o repertório do conjunto era centrado nos trabalhos das bandas e nomes de jazz mais famosos do momento, o que permitiu aos músicos o prazer de executar no palco aquilo que mais os impressionava.

Raul Mascarenhas. Clique para ampliar
Outro grande trabalho de Mazinho foi junto a Ivan Lins, quando coproduziu o álbum "Mãos", do cantor, pelo qual recebeu o "Disco de Ouro", em 1986. A parceria entre os dois não acabou por aí, já que o baixista gravou outros três álbuns ao lado do artista: "Ivan Lins e a Famiglia", "Encuentro" (ao vivo em Buenos Aires) e "Two Knights and a Lady" (ao vivo em Los Angeles).

Atuando sempre no cenário musical carioca e fluminense, a partir dos anos 2000, Mazinho se apresentou com frequência no tradicional Bar São Dom Dom, em Niterói, participando das segundas-feiras instrumentais daquele local. Durante nove anos, interpretou um repertório de Jazz e Bossa Nova, sempre ao lado de músicos como Arthur Maia, Dino Rangel e Chico Chagas.

Mas, o primeiro álbum solo do músico veio apenas em 2003. "Ventura", lançado pelo Selo Niterói Discos, numa produção de Paulinho Guitarra e Sérgio Senna, é um trabalho quase todo autoral, onde o experiente instrumentista mostra musicalidade e competência, nas linhas melodiosas e swingadas de seu contrabaixo.

No repertório, influências diversas, como pop, rock, funk, blues, soul, jazz, entre outros. O CD conta com a participação de excelentes músicos, entre eles Marcos Nimrichter (teclados), Paulinho Guitarra (guitarra), Jessé Sadoc (trompete), Zé Canuto (saxofone), Wallace Cardia (bateria) e Carlos Poubel (percussão).

Clique para ampliar
Anos depois, em 2012, o músico lançou o CD Swing Mania - Instrumenetal Combo, um projeto de Luiz Fernando Grilo, Mazinho Ventura e Carlos Poubel, também pelo Selo Niterói Discos, que marca o reencontro de velhos amigos músicos que nunca se perderam de vista e que, quase sempre, estão tocando juntos em alguma banda, mas há 30 anos não tocavam os temas musicais escolhidos para o repertório.

O trabalho é uma homenagem a músicos como Toninho Costa, Sérgio Cleto, Guilherme Rodrigues, Cristina Ventura, Mauro Gordo e Samuel 'Samuca', que tocaram na banda Swing Mania em seus três anos de duração, todos em início de carreira, procurando seus caminhos entre os anos 70 e 80.

Nos últimos anos, Mazinho Ventura participa anualmente de tours com o compositor Marcos Valle pelo Brasil, Europa e pela Ásia. Toca também em temporadas na Europa com o guitarrista Dino Rangel em festivais e clubes de jazz. O músico segue sua carreira apresentando o melhor do baixo para diversos públicos.


Serviço

Palco Niterói Discos – Mazinho Ventura
Data: Quarta, 14 de outubro de 2015
Horário: 20h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223





Publicado em 0000-00-00
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho
"Brinque Lendo" acontece no jardim do Solar do Jambeiro Sábado, 02 de Julho
Solar do Jambeiro recebe um "Piquenique Literário" Domingo, 03 de Julho