Clique para ampliar.


O cineclube Cine Nikiti do mês de outubro exibe, em parceria com o Festival Visões Periféricas, o filme "Brasil S/A", de Marcelo Pedroso, que participou da mostra Fórum do Festival de Berlim em 2015. A sessão será na quarta-feira,21 de outubro, às 19h, no Solar do Jambeiro, com entrada gratuita.

O filme apresenta uma série de esquetes surreais e bem-humoradas, explorando a noção de modernidade e tecnologia ao longo da história do Brasil. Ele dialoga com filmes de cineastas como o palestino Elia Souleiman, o soviético Dziga Vertov e o brasileiro Luis Sérgio Person, que, em 1965, dirigiu o filme "São Paulo S/A". No enredo, a cana-de-açúcar que move o Brasil há 500 anos tem Edilson como um de seus cortadores. As máquinas chegam e ele deixa o canavial para explorar o espaço em sua primeira missão interplanetária. Um pequeno passo para ele, um salto gigantesco para o Brasil.

A produção ganhou os prêmios de melhor direção, roteiro, som, trilha sonora e montagem no 47° Festival de Brasília. E os de melhor longa-metragem, direção, roteiro, produção, som e ator (Edilson Silva) no 8° Festival de Cinema de Triunfo. Brasil S/A" tem uma trilha sonora onipresente em todo filme, criada com muita atenção por Mateus Alves e sempre focando na grandiosidade e opulência passadas pela história.

"'Brasil S/A' propõe situações de uma espécie de hiper-realidade, uma alegoria que desse conta de potencializar o real a partir do imaginário que o condiciona", afirma o diretor Marcelo Pedroso.

Sobre a experiência de contar uma história sem diálogos em "Brasil S/A", o diretor de fotografia, Ivo Lopes, comenta: "Esse é um filme de fluxo e justaposição de imagens, fragmentos articulados que criam a ideia de movimento único, integrado."

Antes de "Brasil S/A" será exibido o curta-metragem "Trevas", de Will Domingos. Ele conta a história de dois viajantes que se apaixonam nas estranhas paisagens do interior do Brasil. "Trevas" ganhou o prêmio de melhor curta nacional no Rio Festival Gay de Cinema 2015.

Neste mês, a exibição dos filmes voltam para a área externa do Jambeiro. E devido ao horário de verão, das 19h às 20h serão exibidos videoclips de dance e pop para animar o público. O NPD concederá certificado de horas de atividade complementar para os estudantes que comparecerem ao evento.


Ficha Técnica:

Direção: Marcelo Pedroso
Duração: 71 min
Ano: 2015
Classificação Indicativa: Livre
Elenco: Edilson Silva, Wilma Gomes, Adeilton Nascimento, Giovanna Simões, Wilma Gomes, Marivalda Maria dos Santos, Maracatu Estrela Brilhante.


Serviço

Cine Nikiti - "Brasil S/A"
Data: Quarta-feira, 21 de outubro de 2015
Horário: 19h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223





Publicado em 0000-00-00
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho
"Brinque Lendo" acontece no jardim do Solar do Jambeiro Sábado, 02 de Julho
Solar do Jambeiro recebe um "Piquenique Literário" Domingo, 03 de Julho