Clique para ampliar.


O Solar do Jambeiro abre suas portas para apresentação do Coral Canto do Rio, no domingo, 8 de novembro, às 17h, em mais um edição do Projeto Sarau no Solar. O grupo apresentará o espetáculo "João Gilberto 73 e afins". Com arranjos vocais originais, o grupo se consolida como um coral mais avançado e com um repertório voltado para o cultivo e a excelência da nossa música popular. A entrada é gratuita.

Vindo da Bahia com uma nova batida de violão, revolucionando com sua bossa, e seu jeito de cantar, João Gilberto é um divisor de águas na Música Popular Brasileira e foi nesta praia intimista, cool, refinada e ao mesmo tempo tão cheia de brasilidade que o maestro Paulo Malaguti Pauleira se inspirou para montar o show "João Gilberto 73 e afins".

Composto por vinte e três integrantes, o coral já percorreu as principais salas de concerto do Rio de Janeiro e participou de eventos como Fest Rio Vocal 2012 e o Canta Pueblo Brasil 2008.

Com arranjos vocais originais, o Canto do Rio apresenta alguns clássicos do antológico álbum "João Gilberto", mais conhecido como o álbum branco. Lançado em 73, o disco foi gravado apenas com voz, violão e uma leve bateria de Sonny Carr. Nele, o mestre baiano apura seu estilo com interpretações magistrais de um repertório brilhante e o nosso desafio foi traduzir esta sonoridade tão particular dentro do canto coral.

Ao lado de canções como "Na baixa do Sapateiro", de Ary Barroso; "Eu vim da Bahia", de Gilberto Gil; "É preciso perdoar", de Alcivando Luz e Carlos Coqueijo; "Eu quero um samba" de Janet de Almeida e Haroldo Barbosa; "Avarandado", de Caetano Veloso; juntam-se outras pérolas da nossa MPB . Desta forma, estabelecemos uma ponte entre alguns mestres que vieram antes (Noel Rosa, Assis Valente, Monsueto) e depois (Chico Buarque, José Miguel Wisnik, Moacir Santos, Paulinho da Viola) de João Gilberto.

Com direção de Alexandre Ramos, o coral se apresenta ao som do pianista Christian Bizzoto.

O maestro

Paulo Malaguti Pauleira é arranjador, compositor, pianista e maestro de corais. Trabalha com artes vocais desde o final dos anos 70, primeiro com o grupo Céu da Boca, com quem gravou dois LPs e viajou o Brasil. Teve uma composição sua, "Clarissa", bastante tocada nas rádios do Brasil no começo dos anos 80. Já naquele tempo, dirigiu corais como o do Colégio São Vicente de Paulo e da Fundrem.

Fundou a primeira formação do Canto do Rio, ganhando menção honrosa no Concurso de Corais do Jornal do Brasil em 1985. Em 1986, foi piano e composição Third Stream no New England Conservatory, em Boston. Volta ao Brasil e trabalha como pianista e arranjador instrumental com vários artistas: Danilo Caymmi, Simone, Adriana Calcanhoto, Nana Caymmi, Veronica Sabino, Ithamara Koorax, João Donato entre outros.

A partir de 94, funda o Arranco de Varsóvia grupo vocal dedicado ao samba, gravando 5 CD’s e um DVD. O Arranco ganha o Prêmio TIM de melhor grupo de samba em 2006. A partir de 98, passa a dirigir corais de empresas como – Fiocruz, Cenpes – Petrobrás, Finep e Previ. Em 2005, começa um novo Canto do Rio, agora se dedicando à canção brasileira fazendo todos os arranjos. Em 2012, Pauleira é convidado a integrar o MPB4.


Serviço

Coral Canto do Rio
Data: Domingo, 08 de novembro de 2015
Horário: 17h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223





Publicado em 0000-00-00
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho
"Brinque Lendo" acontece no jardim do Solar do Jambeiro Sábado, 02 de Julho
Solar do Jambeiro recebe um "Piquenique Literário" Domingo, 03 de Julho