Clique para ampliar.


O Solar do Jambeiro abre suas portas para apresentação do Coral Canto do Rio, no domingo, 8 de novembro, às 17h, em mais um edição do Projeto Sarau no Solar. O grupo apresentará o espetáculo "João Gilberto 73 e afins". Com arranjos vocais originais, o grupo se consolida como um coral mais avançado e com um repertório voltado para o cultivo e a excelência da nossa música popular. A entrada é gratuita.

Vindo da Bahia com uma nova batida de violão, revolucionando com sua bossa, e seu jeito de cantar, João Gilberto é um divisor de águas na Música Popular Brasileira e foi nesta praia intimista, cool, refinada e ao mesmo tempo tão cheia de brasilidade que o maestro Paulo Malaguti Pauleira se inspirou para montar o show "João Gilberto 73 e afins".

Composto por vinte e três integrantes, o coral já percorreu as principais salas de concerto do Rio de Janeiro e participou de eventos como Fest Rio Vocal 2012 e o Canta Pueblo Brasil 2008.

Com arranjos vocais originais, o Canto do Rio apresenta alguns clássicos do antológico álbum "João Gilberto", mais conhecido como o álbum branco. Lançado em 73, o disco foi gravado apenas com voz, violão e uma leve bateria de Sonny Carr. Nele, o mestre baiano apura seu estilo com interpretações magistrais de um repertório brilhante e o nosso desafio foi traduzir esta sonoridade tão particular dentro do canto coral.

Ao lado de canções como "Na baixa do Sapateiro", de Ary Barroso; "Eu vim da Bahia", de Gilberto Gil; "É preciso perdoar", de Alcivando Luz e Carlos Coqueijo; "Eu quero um samba" de Janet de Almeida e Haroldo Barbosa; "Avarandado", de Caetano Veloso; juntam-se outras pérolas da nossa MPB . Desta forma, estabelecemos uma ponte entre alguns mestres que vieram antes (Noel Rosa, Assis Valente, Monsueto) e depois (Chico Buarque, José Miguel Wisnik, Moacir Santos, Paulinho da Viola) de João Gilberto.

Com direção de Alexandre Ramos, o coral se apresenta ao som do pianista Christian Bizzoto.

O maestro

Paulo Malaguti Pauleira é arranjador, compositor, pianista e maestro de corais. Trabalha com artes vocais desde o final dos anos 70, primeiro com o grupo Céu da Boca, com quem gravou dois LPs e viajou o Brasil. Teve uma composição sua, "Clarissa", bastante tocada nas rádios do Brasil no começo dos anos 80. Já naquele tempo, dirigiu corais como o do Colégio São Vicente de Paulo e da Fundrem.

Fundou a primeira formação do Canto do Rio, ganhando menção honrosa no Concurso de Corais do Jornal do Brasil em 1985. Em 1986, foi piano e composição Third Stream no New England Conservatory, em Boston. Volta ao Brasil e trabalha como pianista e arranjador instrumental com vários artistas: Danilo Caymmi, Simone, Adriana Calcanhoto, Nana Caymmi, Veronica Sabino, Ithamara Koorax, João Donato entre outros.

A partir de 94, funda o Arranco de Varsóvia grupo vocal dedicado ao samba, gravando 5 CD’s e um DVD. O Arranco ganha o Prêmio TIM de melhor grupo de samba em 2006. A partir de 98, passa a dirigir corais de empresas como – Fiocruz, Cenpes – Petrobrás, Finep e Previ. Em 2005, começa um novo Canto do Rio, agora se dedicando à canção brasileira fazendo todos os arranjos. Em 2012, Pauleira é convidado a integrar o MPB4.


Serviço

Coral Canto do Rio
Data: Domingo, 08 de novembro de 2015
Horário: 17h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223


Tags:






Publicado em 0000-00-00