Clique para ampliar.


O Solar do Jambeiro abre suas portas para o Coral Cantomusarte, em mais uma edição do Projeto Sarau no Solar, no domingo, 15 de novembro, às 17h. Com repertório diversificado e sob a regência de Joffre Evandro Silva, em 2015, o grupo comemora trinta anos de existência. A entrada é gratuita.

O Cantomusarte desenvolve um trabalho voltado a vários estilos musicais, que vão da música sacra à popular. Em suas apresentações, o grupo, que atualmente conta com 21 cantores, apresenta um trabalho cênico que conquista a plateia pela empatia e a descontração de seus componentes.

O grupo tem suas raízes no Coral de Jovens de Nova Friburgo, que em 1981 representou a cidade na Suíça, sob a orientação da maestrina Elza Lakschevitz e posteriormente sob regência do maestro Oscar Zander e de Mônica Chagas Lopes. Desde 1985, o coral passou a ser regido pelo maestro Joffre Evandro Silva. Nesta época, denominado Nosso Coral, o grupo já tinha como meta uma ação cultural baseada no resgate, preservação e integração das culturas erudita e popular.

A partir de 1990 o grupo passa a chamar-se, então, Coral Cantomusarte, e durante todo esse tempo realiza um trabalho comprometido com o aprimoramento técnico, consciente e de sensibilização para a arte musical do canto. Visando ampliar o trabalho já desenvolvido, os seus membros fundaram no ano de 1994 a Associação Artístico-cultural Cantomusarte, tendo como objetivo promover, apoiar e incentivar eventos culturais em Nova Friburgo ligados ao canto coral. Passou a se tornar de Utilidade Pública Municipal no ano de 1995.

O Cantomusarte sempre realizou e divulgou seu trabalho de uma maneira independente, contando com a colaboração de muitos amigos e incentivadores que os acompanham e os prestigiam em suas apresentações. Em junho de 2004, o conjunto foi convidado por autoridades francesas e suíças para representar oficialmente a cidade de Nova Friburgo e o Brasil em eventos musicais de grande importância no cenário europeu, levando o espetáculo “Um Canto Brasileiro”, no qual difundiu um pouco mais a cultura coral brasileira.

Nesse espetáculo, o Cantomusarte procurou mostrar a diversidade e a beleza da música popular brasileira, bem como em 2006 na Cidade do México e em 2007 em Mendonza, Argentina, participando também, com grande sucesso, do Canta Pueblo Brasileiro, na sala Cecília Meireles/RJ em 2008. Além de apresentações no exterior, o Cantomusarte já realizou inúmeros concertos na cidade de Nova Friburgo, bem como em diversas cidades e estados do país.


Serviço

Coral Cantomusarte – Sarau no Solar
Data: Domingo, 15 de novembro de 2015
Horário: 17h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223


Tags:






Publicado em 0000-00-00