Clique para ampliar.


O Solar do Jambeiro abre suas portas para o Coral Cantomusarte, em mais uma edição do Projeto Sarau no Solar, no domingo, 15 de novembro, às 17h. Com repertório diversificado e sob a regência de Joffre Evandro Silva, em 2015, o grupo comemora trinta anos de existência. A entrada é gratuita.

O Cantomusarte desenvolve um trabalho voltado a vários estilos musicais, que vão da música sacra à popular. Em suas apresentações, o grupo, que atualmente conta com 21 cantores, apresenta um trabalho cênico que conquista a plateia pela empatia e a descontração de seus componentes.

O grupo tem suas raízes no Coral de Jovens de Nova Friburgo, que em 1981 representou a cidade na Suíça, sob a orientação da maestrina Elza Lakschevitz e posteriormente sob regência do maestro Oscar Zander e de Mônica Chagas Lopes. Desde 1985, o coral passou a ser regido pelo maestro Joffre Evandro Silva. Nesta época, denominado Nosso Coral, o grupo já tinha como meta uma ação cultural baseada no resgate, preservação e integração das culturas erudita e popular.

A partir de 1990 o grupo passa a chamar-se, então, Coral Cantomusarte, e durante todo esse tempo realiza um trabalho comprometido com o aprimoramento técnico, consciente e de sensibilização para a arte musical do canto. Visando ampliar o trabalho já desenvolvido, os seus membros fundaram no ano de 1994 a Associação Artístico-cultural Cantomusarte, tendo como objetivo promover, apoiar e incentivar eventos culturais em Nova Friburgo ligados ao canto coral. Passou a se tornar de Utilidade Pública Municipal no ano de 1995.

O Cantomusarte sempre realizou e divulgou seu trabalho de uma maneira independente, contando com a colaboração de muitos amigos e incentivadores que os acompanham e os prestigiam em suas apresentações. Em junho de 2004, o conjunto foi convidado por autoridades francesas e suíças para representar oficialmente a cidade de Nova Friburgo e o Brasil em eventos musicais de grande importância no cenário europeu, levando o espetáculo “Um Canto Brasileiro”, no qual difundiu um pouco mais a cultura coral brasileira.

Nesse espetáculo, o Cantomusarte procurou mostrar a diversidade e a beleza da música popular brasileira, bem como em 2006 na Cidade do México e em 2007 em Mendonza, Argentina, participando também, com grande sucesso, do Canta Pueblo Brasileiro, na sala Cecília Meireles/RJ em 2008. Além de apresentações no exterior, o Cantomusarte já realizou inúmeros concertos na cidade de Nova Friburgo, bem como em diversas cidades e estados do país.


Serviço

Coral Cantomusarte – Sarau no Solar
Data: Domingo, 15 de novembro de 2015
Horário: 17h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223





Publicado em 0000-00-00
Solar do Jambeiro apresenta 9° ciclo de leituras dramatizadas Quinta, 30 de junho
"Brinque Lendo" acontece no jardim do Solar do Jambeiro Sábado, 02 de Julho
Solar do Jambeiro recebe um "Piquenique Literário" Domingo, 03 de Julho