Compondo a programação do projeto ”Concertos de Natal”, o Solar do Jambeiro reabre suas portas no sábado, 19 de dezembro de 2015, às 20h, para Vanja Ferreira, uma das mais destacadas harpistas brasileiras. Com entrada franca, Vanja apresenta repertório especial para saudar as festas natalinas.

O concerto "Natal com a corda toda" reúne canções folclóricas e cânticos tradicionais do "Tempo de Natal". Com arranjos próprios e de diversos compositores, a harpista interpreta compilações de diversas culturas entre os séculos XIII e XX. Vanja promete oferecer ao público um momento singular, um espaço para se encantar com a lembrança de antigas canções natalinas.

Concertos de Natal

O projeto, agendado para os três primeiros fins de semana de dezembro, é uma oportunidade de confraternização entre grupos e corais de nossa cidade e seus habitantes. Em 2013, houve seus primeiros passos: público tímido e artistas extremamente felizes. Em 2014, a consolidação. O sucesso dos Concertos nos levou a uma agenda duplicada em 2015: nos dias 6 e 20, teremos sessões especiais às 17h. E tudo isso gratuitamente, mas não adianta chegar em cima da hora: as senhas começam a ser distribuídas meia-hora antes dos espetáculos. Vale chegar mais cedo e fazer uma visita ao nosso Solar do Jambeiro.

Vanja Ferreira

Clique para ampliar
A carioca Vanja Ferreira é uma das mais atuantes harpistas do Brasil. Selecionada no programa Rumos Música Itaú Cultural 2010/2012, Vanja vem expandindo seu trabalho pelo Brasil, Américas e Europa. Harpista Solista da Orquestra Sinfônica Nacional, dedica-se igualmente à musica de câmara e a recitais solo. Sua sensibilidade e musicalidade lhe proporcionam convites de maestros e diretores artísticos para se apresentar em diversas cidades brasileiras. A harpista também é Mestre em Música pela UNIRIO, pesquisadora, conferencista e sua atuação como professora estende-se do Rio de Janeiro à Vitória, Salvador, São Paulo e Jaraguá do Sul - SC.

Dedicando especial atenção à necessidade de expansão da harpa no Brasil, desde 2002 é incentivadora dos luthiers Joaquim Pinheiro e Jorge Vieira na fabricação de harpas célticas. Como parte deste processo de expansão da harpao instrumento, em 2005, organizou a mostra especial “Maio das Harpas”, no Rio de Janeiro e, em 2006, foi organizadora e coordenadora artística do I Festival Internacional de Harpas do Rio de Janeiro, o Rio Harp Fest, ambos realizados pelo projeto "Música no Museu". Organizou e coordenou, em 2009, o I Encontro Nacional de Harpistas, realizado pelo Festival de Música de Santa Catarina - FEMUSC. Desde 2010, é coordenadora da Conferência Internacional e Concurso Latino-Americano de Harpas de Santa Catarina - CONHARPA, evento realizado anualmente.

Vanja é admirada por seu talento e pelo conjunto de atividades que realiza, tornando-se referência para jovens estudantes de harpa. Sua atuação musical ultrapassa as fronteiras da música erudita para firmar-se na criatividade, que exercita através dos arranjos que escreve para harpa sobre composições de música popular brasileira, e também através da sua atuação na Banda JAMBO e no Grupo SHIVA, ambos criados em parceria com JOLT Jolt TELEKTelek, músico húngaro, radicado no Brasil.


Serviço

Concertos de Natal: Vanja Ferreira
Data: Sábado, 19 de dezembro de 2015
Horário: 20h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223


Tags:






Publicado em 0000-00-00