O Solar do Jambeiro apresenta, de 26 de fevereiro a 03 de abril de 2016, a exposição fotográfica "Descoberto", de Renato Moreth. Nessa mostra, parte dos 40 anos de carreira, o fotógrafo niteroiense apresenta uma série de imagens na tentativa de ser "invisível", até o momento do clique. Olhares de frente, personagens ao fundo e suas reações no momento exato em que o fotógrafo é revelado. A abertura acontece na quinta-feira, 25, às 19h.

Clique para ampliar
O visitante desta mostra vai se sentir desafiado, de alguma forma encarado pelos fotografados. E quem o encara passa todo tipo de emoção - alegria, desconfiança, despertando curiosidade, medo, bom humor ou vergonha, mostrando a inocência ou a raiva em olhares que surpreenderam Moreth. É para sentir cada imagem.

"Por muito tempo, tentei fotografar de forma invisível. Captar o momento sem ser percebido. Provocando sensações em quem não espera ser fotografado, despertando curiosidade, medo, bom humor ou vergonha. Correr o risco sem recuar e acabar descoberto", comenta Moreth. Com esse trabalho, o fotógrafo apresenta ao público o resultado de suas andanças pelo mundo. "Descoberto", vai ocupar 3 salas, com 58 fotos feitas em diversos países.

Clique para ampliar
Niteroiense, o fotógrafo diz que defende "Nicty com armas e dentes", se preciso for. Para quem estudou engenharia e arquitetura, expor no Solar do Jambeiro é uma honra. Moreth diz que conheceu os antigos donos e fotografou muitos eventos no Solar. "Foi um belo presente para nossa cidade ter esse prédio restaurado e preservado. Que dure para sempre!"

"Este ano, faço quarenta anos de fotografia. São quarenta anos que abri o meu "studio", Câmera 1, mas a fotografia está em mim desde criança. Já fiz quase tudo em fotografia - de casamentos a exposições em Nova York, de inauguração de banheiro (sério!) a moda/publicidade. O que vale é a experiência da aprendizagem diária. Todos os trabalhos para mim são relevantes. Cada momento clicado é único. A importância de fotografar uma festa ou fazer uma exposição é a mesma. O momento não volta. "


Clique para ampliar.



Serviço

Exposição de fotografias de Renato Moreth: Descoberto
Pressuposto: Comemoração dos 40 anos de carreira de Renato Moreth
Abertura: 25 de fevereiro, 19h
Visitação: de 26 de fevereiro a 03 de abril de 2016
Horário: terças a domingos, das 10h às 18h
Entrada Franca
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 - São Domingos, Niterói
Informação: (21) 2109-2222



Tags:






Publicado em 0000-00-00