O cineclube Cine Nikiti retoma dia 17 de março, suas atividades em 2016 no Solar do Jambeiro em novo formato. Toda terceira quarta-feira do mês, serão exibidos predominantemente documentários, seguidos de debate entre militantes de diversos movimentos sociais, autoridades governamentais, pesquisadores e pesquisadoras e o público que comparecer. Neste mês, para lembrar a luta das mulheres, será exibido o documentário "Noivas do Cordeiro", de Alfredo Alves. A entrada é gratuita.
O filme, narrado pela escritora Lya Luft, conta a história de Noiva do Cordeiro, localidade do município de Belo Vale, a cem quilômetros de Belo Horizonte (MG), uma comunidade rural como tantas outras. No entanto, Noiva do Cordeiro carrega características que a faz diferente, já que as mulheres são maioria absoluta e sofrem de forte preconceito de moradores de localidades vizinha. Tudo graças a um boato segundo o qual as mulheres da cidade são "perdidas".
|
Clique para ampliar. |
Para mudar essa realidade, há alguns anos as mulheres resolveram lutar por seus direitos, fundando uma associação comunitária. Com isso, criaram uma escola de informática, a primeira da zona rural de Minas Gerais. Essa conquista fez com que, aos poucos, começassem a ser respeitadas pelas comunidades vizinhas.
Antes de "Noivas do Cordeiro", será exibido o curta-metragem "Sève", de Louise Botkay (Brasil / Haiti / França, 2011, 11 min). No filme, uma menina é iniciada no mundo dos espíritos. "Sève" é uma ficção com caráter de documentário e um mergulho no universo do Haiti nos dias de hoje. A diretora estará presente no evento conversando com o público sobre o curta.
Após a sessão do documentário haverá debate sobre empoderamento feminino com Elenice Ramos, lider comunitária, e Angélica Hullen, subsecretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Niterói.
Sobre o Cine Nikiti
O Cine Nikiti acontece sempre na 3ª quarta-feira de cada mês. Nele são exibidos longas-metragens brasileiros, precedidos de um curta nacional, sendo resultado de uma parceria entre o Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD), o Solar do Jambeiro e a Niterói Filmes. O cineclube começou em maio de 2015 com a exibição do documentário "Sem Pena", de Eugênio Puppo. O cineclube também fechou parcerias com diversos festivais brasileiros como a Mostra do Filme Livre e o Festival Visões Periféricas.
O movimento de cineclubismo tem por princípio promover espaços de exibição de produções cinematográficas, preferencialmente nacionais, com os objetivos de formar e/ou ampliar o público do cinema, introduzir o conceito de cinema como arte, utilizar o cinema como ferramenta de educação, estimular o desenvolvimento do pensamento crítico, além de suscitar ou alimentar discussões de relevância social promovendo mesas de debates com autoridades de diversas áreas.
|
Clique para ampliar. |
Ficha Técnica
Direção: Alfredo Alves
Duração: 44 min
Produção/Ano: Brasil/2007
Serviço
Cine Nikiti: "Noivas do Cordeiro"
Data: Quarta-feira, 16 de março
Horário: 19h
Classificação: livre
Entrada Franca
Local: Jardim do Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano,
Informações: (21) 2109-2222 ou (21) 9.9947-4333
Tags: