O Sarau no Solar deste domingo, 20 de março de 2016, às 17h, traz para o Solar do Jambeiro, o Trio Corcovado, formado por Yuri Reis (violino), Mateus Rangel (violoncelo) e Luiz Eduardo Domingues (piano e arranjos). O conjunto surgiu da ideia de apresentar, com uma formação tradicionalmente ligada à música de concerto, o que pode ser considerado como os clássicos da Música Popular Brasileira.

Um violino, um violoncelo e um piano - instrumentos que reunidos ao longo dos últimos três séculos por mestres da música como Mozart, Beethoven, Brahms, Dvorak, Ravel, Rachmaninoff, só para citar alguns, resultaram em um imenso legado de obras-primas. Pixinguinha, Cartola, Tom Jobim, Milton Nascimento, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Ivan Lins, Djavan - estes e outros grandes músicos brasileiros criaram e vêm criando canções de altíssima qualidade, verdadeiros tesouros da música popular brasileira.


Clique para ampliar.



Yuri Reis - Violino

Natural de Juiz de Fora, Yuri iniciou seus estudos no violino em 2003 no Centro Cultural Pró-Música, onde ficou até 2009. Durante esse período atuou como spalla e solista pelas cinco orquestras da casa e lecionou para estudantes da instituição. Formou-se em Bacharelado em violino pela UNIRIO em 2013 na classe do mestre Paulo Bosísio. Foi vencedor do 15º Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio, no qual também ganhou a premiação especial daquela edição. Em 2009 participou como spalla da orquestra brasileira convidada do Festival Eurochestries. Atualmente é spalla/regente da Camerata de Cordas da UNIRIO sob a direção artística de Paulo Bosísio. É professor de violino no Projeto Aprendiz, da Fundação de Arte de Niterói.

Mateus Rangel – Violoncelo

Nascido no município fluminense de Campos, Mateus Rangel formou-se Bacharel em Música - terminalidade violoncelo na classe do professor Hugo Pilger pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO em 2014. Foi violoncelista da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem em 2007, 2010, 2011 e 2012. Participou em Masterclasses com Fábio Presgrave(SP), Willian Molina (Venezuela), Anne Francis (EUA), Márcio Carneiro (BRA), Antônio Meneses (BRA), Elise Pittenger (USA), Nina Kotova (USA), Cláudio Jaffé (BRA), Matias Pinto (BRA), André Micheletti (BRA), Alceu Reis (BRA) e Martin Ostertag (Alemanha). É violoncelista da Camerata de Cordas da UNIRIO desde 2014. Atualmente leciona como professor de violoncelo no Programa Aprendiz.

Luiz Eduardo Domingues – Piano e Arranjos

Carioca, Luiz Eduardo iniciou seus estudos de piano aos 11 anos de idade. Teve como principais orientadores Esther Nisembaum, Miguel Scebba, Sílvio Merhy e Myrian Dauelsberg. Também contribuíram decisivamente para sua formação os professores Esther Naiberger, Salomea Gandelman e Homero Magalhães. É, desde 1994, professor da UNIRIO, onde leciona Piano popular e Harmonia de teclado. Entre seus trabalhos mais significativos como camerista estão o Duo Passuni-Domingues, com o violinista Daniel Passuni (OSB) e o Duo Selene com a pianista Lúcia Barrenechea (UNIRIO). Em 2013 lançou pelo selo Acasadiscos, o CD Pianeiros com obras de Ernesto Nazareth e Francisca Gonzaga, entre outros.


Clique para ampliar.



Programa

Aquarela do Brasil – Ary Barroso
Ponteio – Edu Lobo e Capinam
Baila comigo – Rita Lee
Oceano – Djavan
Carinhoso – Pixinguinha
Se eu quiser falar com Deus – Gilberto Gil
Anunciação – Alceu Valença
Lamentos – Pixinguinha
Trem das onze – Adoniran Barbosa
Eu te amo – Tom Jobim e Chico Buarque
As rosas não falam – Cartola
Corcovado – Tom Jobim
Upa Neguinho – Edu Lobo e Gianfrancesco Guarnieri
Não deixe o samba morrer – Edson Conceição e Aloísio
Madalena – Ivan Lins e Victor Martins
Assim Caminha a humanidade – Lulu Santos
Brasileirinho – Waldir Azevedo


Serviço

Trio Corcovado
Data: Domingo, 20 de março de 2016
Horário: 17h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223








Publicado em 0000-00-00