Como parte do Projeto Terças de Teatro, o Solar do Jambeiro recebe "Shakespeare, William", espetáculo que reverencia os 440 anos do teatrólogo britânico. Fazendo intenso uso do amplo e diversificado espaço do casarão do século XIX e de seus jardins, a montagem, que tem a direção de Eleusa Mancini, propõe um panorama da obra shakespeariana. O seis atores em cena esperam o público de 12 de abril a 31 de maio de 2016, todas as terças-feiras, às 20h, com entrada franca.

Clique para ampliar
O texto apresentado traz à tona aspectos da vida e importantes recortes de algumas das principais obras de Shakespeare, fazendo parte das comemorações mundiais de seus quatrocentos anos. Da fachada da casa de cultura ocupada com uma projeção cuidadosamente elaborada às cenas internas, tudo foi pensado especialmente para o Solar do Jambeiro. "Seria impossível falar das 39 peças de Shakespeare em uma só, por isso selecionamos trechos de cada uma delas", revela a diretora.

Como o espetáculo é itinerante, para as cenas no interior do casarão, serão distribuídas noventa senhas. Os demais que comparecerem poderão acompanhar apenas as cenas externas. Prédio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o Solar do Jambeiro é obrigado a limitar o público em seu interior.

Teatro coreográfico

O espetáculo se divide em sete blocos de encenações, realizados simultaneamente por meio da linguagem do teatro coreográfico. Durante a montagem, a plateia decide a qual das cenas assistir. Entre as escolhas, fragmentos de "Romeu e Julieta", "Hamlet", "A Megera Domada" e "Rei Lear". Três blocos são assistidos por toda a plateia no exterior do prédio principal e dizem respeito à biografia de Shakespeare, bem como cenas de seus textos mais conhecidos. Dentro da casa, seis cenas compõem dois blocos que só poderão ser acompanhados na sala correspondente à senha adquirida.

Clique para ampliar
A linguagem cênica do teatro coreográfico vem sendo pesquisada há dez anos pelo grupo, quando houve a encenação de "A Paixão segundo Maria Madalena", vencedor de sete prêmios no Festival Nacional de Rio das Ostras. A Direção Geral é assinada por Eleusa Mancini com codireção de Lucia Cerrone e Marcos Àcher. O elenco é composto pelo próprio Àcher, Sérgio Di Paula, Juliano Antunes, Jean Bodin, Pedro Lopes e Luã Lima. Este último é responsável pela preparação coreográfica do grupo.

Aos moldes do teatro elisabetano, não são utilizados mobiliários e elementos cenográficos, mas há a ampla utilização de projeção com mapeamento da fachada do Solar do Jambeiro que norteará uma parte da apresentação. A direção de imagens e cenários virtuais é de responsabilidade de Gilberto Lopes. Já os figurinos foram montados por Aline Ciafrino, baseados na cor negra, neutra, e de tecidos que remetem aos detalhes de época, mas garantem a mobilidade necessária para a atuação coreográfica.

A trilha sonora, inspirada na música britânica, traz elementos célticos, irlandeses, escoceses e ingleses, além dos cavalos, principal meio de locomoção em longas distâncias na época shakespeariana. A iluminação é assinada por Raphael César Grampola e abrange toda a fronte do Solar do Jambeiro além de áreas específicas do grande jardim. O espetáculo privilegia a harmonia para "contemporanizar" o clássico e o moderno.

?Este trabalho foi contemplado com a Chamada Pública para o Projeto Terças de Teatro realizada pela Fundação de Arte de Niterói neste ano.


Clique para ampliar.



Serviço

Espetáculo Teatral "Shakespeare, William"
Data: Todas as terças de 12 de abril a 31 de maio de 2016
Horário: Sempre às 20h
Ingresso: Entrada franca
Capacidade: 90 senhas para as cenas internas; livre para as externas
Classificação: Livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 - São Domingos, Niterói
Telefone: (21) 2109-2222


Clique para ampliar.









Publicado em 0000-00-00