De 15 de abril a 29 de maio de 2016, o Solar do Jambeiro recebe duas exposições da artista visual Edith Rocha. Sob curadoria de Edson Motta, "Minhas Vistas" e "Coleção dos Meninos Pensantes" ocupam três salas do primeiro andar da histórica casa de cultura, trazendo um ateliê como parte da ocupação. As mostras têm como objetivo instigar o ser humano à construção de um mundo melhor, a partir das impressões causadas na artista e intercambiadas com seus "meninos pensantes". A entrada é franca e a classificação etária, livre.

As mostras

Clique para ampliar
Seriam duas exposições dentro de um mesmo lugar singular ou dois lugares singulares dentro de um organismo vivo? As mostras "Minhas Vistas" e "Coleção dos Meninos Pensantes", promovem olhares complementares sobre um mesmo tema: o ser humano. Minhas Vistas apresenta dez telas que ilustram, em flashes, as paisagens com as quais a artista conviveu. São aplicadas diferentes técnicas de óleo sobre tela.

Coleção dos Meninos Pensantes é composta por outras dez telas reproduzindo situações e meios que instigam viagens mentais e sonhos próprios de cada criança retratada. Todos caminham em uma direção: a construção de um mundo melhor, simbolizando a pureza e o futuro. O objetivo maior da exposição é levar a arte aos mais diversos recantos, utilizando-a como meio de educação e linguagem de sensibilidade trocada entre nós, além de se constituir em grande polo catalisador de turismo e desenvolvimento.

A Artista

Clique para ampliar
Edith Rocha iniciou no mundo da arte ainda menina, desenvolvendo desenhos e pinturas ilustrativas de contos infantis. Após concluir o curso de Direito, Edith se dedicou totalmente à pintura. Desenha e compõe conjuntos que falavam por si só - manifestação da arte - como uma das linguagens da humanidade. O aprimoramento de seu trabalho tornou-se uma de suas maiores ocupações e, ao buscar seu desenvolvimento, cursou Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro em regime de visiting scholar.

Sua técnica de óleo sobre tela sofreu grande influência dos grandes mestres da pintura, aperfeiçoada em visitas a centros de artes internacionais, a oferecer aos amantes e iniciantes das artes uma significativa experiência sensorial. Tendo nascido em Niterói e depois de participar de diversas exposições, Edith chega sentindo-se "honrada" ao Solar do Jambeiro, "um dos ícones da cidade, com seu passado histórico e singular beleza".


Clique para ampliar.
Fotos de Leo Zulluh e Alexandre Porto



Serviço

Exposições Pensantes, de Edith Rocha
"Minhas Vistas" e "Coleção dos Meninos Pensantes"
Data: De 15 de abril a 29 de maio de 2016
Horário de visitação: terças a domingos, das 10h às 18h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223


Tags:






Publicado em 01/04/2016