O cineclube Cine Nikiti exibe na quarta-feira, 18 de maio de 2016, às 19h, no Solar do Jambeiro, o documentário "O Povo que Falta", de André Queiroz e Arthur Moura. A entrada é franca e após a sessão, com duração de 80 minutos, haverá um debate. Cine Nikiti faz parte da programação do Projeto Tela Solares.

O documentário trata do resgate do processo histórico das lutas revolucionárias na América Latina, mais especificamente na Argentina, Brasil, Chile e Peru. Não se trata de mais um projeto simplesmente acerca das violências e de um processo revolucionário longe de nossa realidade ou de um momento romântico da luta política – uma espécie recuada de análise do passado. "O povo Que falta" ressalta a importância e a necessidade da luta revolucionária e coloca em cheque as democracias estabelecidas a partir da violência estatal.





André Queiroz é escritor, ensaísta e professor. Desde 2011, vem se dedicando a trabalhar como documentarista. Concebeu, coordenou e roteirizou a série em doze episódios: Foucault loucura desrazão, dirigida por Eryk Rocha (ainda inédita). Com Arthur Moura, além de O Povo que Falta, está co-dirigindo um documentário sobre as experiências cruzadas do movimento estudantil chileno e brasileiro.

Escreveu, entre outros, três livros na interface entre literatura filosofia e cinema: Tela atravessada (1999); Em direção a Ingmar Bergman (2007) ePalavra Imagem (2011). Professor Associado no Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (Uff) – trabalha o tema da violência de Estado em América Latina e sobre literatura e militância nas obras de escritores latinoamericanos tais como Rodolfo Walsh, Paco Urondo e Haroldo Conti, matéria de sua pesquisa de pós doutorado no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp.

Arthur Moura Atua em filmes no universo político do Movimento HipHop e das lutas na América Latina. Sócio da produtora 202 filmes, entre suas produções destacam-se os filmes "Do Olho ao Avesso", "Os presos de Março", "Paralelo 14", "Utopia e Cidade", "Casa Félix" e "De Repente: Poetas de Rua" e "O Povo Que Falta" co-dirigido juntamente com André Queiroz.


Clique para ampliar.



Serviço

Cine Nikiti: "O povo que falta"
Data: Quarta-feira 18 de maio de 2016
Horário: 19h
Entrada gratuita
Classificação etária: 12 anos

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223








Publicado em 0000-00-00