Comemorando 3 anos de existência, o projeto Palco Niterói Discos, uma pareceria do Solar do Jambeiro com a Niterói Discos, apresenta mais uma grande atração do elenco do selo institucional da Prefeitura de Niterói. Na quarta-feira, 8 de junho de 2016, às 20h, sobe ao palco da histórica casa cultural da cidade, o instrumentista Pedro Braga. Hoje integrante, ao lado de Luiz Chaffin, do "Duo Com a Corda Toda", e acompanhante de grandes nomes da música brasileira, Pedro Braga gravou em 1992 o LP "Trem de Fogo", com a banda Saloon & Cia, e em 1998 com a "Colorado Country".

Empunhando guitarra, violão, viola de 10, bandolim, bouzouki, sitar ou cavaquinho, Pedro Braga se apresentará ao lado dos músicos Flávio Santos (bateria), João Pompeu (teclado) e Raimundo Luiz (baixo), além das participações especiais de seus parceiros de vida, Neneco Lisboa, Tavinho Ventura e Adriana Ninsk.





Pedro Braga

Guitarrista e violinista, Pedro Braga começou sua carreira como integrante de bandas da cena folk niteroiense, como Saloon & Cia e Colorado Country e com as duas gravou pelo selo Niterói Discos. Cursou Harmonia Funcional e Improvisação na Escola Rio Música em 1986, Licenciatura em Música na Uni-Rio em 1991 e estudou arranjo na escola de música Cigam.

“Eu despertei para a guitarra quando fui apresentado ao disco ‘Machine Head’, do Deep Purple. Quando escutei o guitarrista Ritchie Blackmore, fiquei louco. Daí quis iniciar as aulas de violão, e, de uma forma natural, veio a primeira banda chamada “Contraste”, quando eu ainda era aluno do Salesiano. Minha base é o rock e o blues. Minha formação básica é essa, embora tenha feito muito mais trabalhos na MPB. Então este show é um apanhado das minhas influências musicais: as bandas e os artistas com quem eu toquei, os discos que minha mãe escutava na minha casa – Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil. Sou fruto desta mistura do MPB, do samba com o rock, da guitarra do Pepeu Gomes. Todo este mix”, explica o instrumentista.


Clique para ampliar.



Ao longo de sua carreira, acompanhou artistas de renome da cena brasileira, como Rosemary, Dalto, Joanna, Rosa Maria, Daniel Boaventura, Isabella Taviani, Elymar Santos, Amelinha, Luiza Possi, entre outros. Em 1996, foi o responsável pela Produção Musical da peça Roque Santeiro, espetáculo dirigido por Bibi Ferreira.

Em 2004, excursionou com a cantora Virgínia Rodrigues em sua turnê européia de lançamento do CD "Mares Profundos". Com ela, se apresentou em Nova York, no Carnigie Hall, no show que teve a participação de Caetano Veloso. Em outubro de 2005, acompanhou a cantora no San Francisco Jazz Festival, no Festival de Jazz de Seattle e no Blue note de Nova York.

Clique para ampliar
Ao lado de Toninho Horta, Marcio Bahia, Marcos Nimrichter, Marcelo Martins, ministrou o curso de violão e guitarra na Oficina de música de Perinópolis (GO) no Festival Canto da primavera em setembro de 2005. No ano seguinte, excursionou com a caravana do Projeto Pixinguinha, acompanhando a cantora e compositora Suely Mesquita, fazendo também participação em alguns shows da compositora Suely Costa no mesmo projeto.

Clique para ampliar
Desde 2004 integra, ao lado de Luiz Chaffin, o duo de violão "Com a Corda Toda", que já lançou 4 CDs - "Com a Corda Toda" (2004), "Brincadeira" (2007), Retrato (2009) e "Solar" (2011). Em 2006, o duo se apresentou no festival de música instrumental de Goiânia, Goiáz Festival, ao lado de Hélio Delmiro, Nivaldo Ornelas, Azimuth, Wagner Tiso e Marco Pereira. Ainda com o duo, participou em 2008 de uma turnê em Portugal, ao lado da cantora Maria Eugênia. Com o mesmo projeto, o Duo se apresentou em setembro na Expo 2008 em Zaragoza, na Espanha. Em 2013, a dupla foi uma das atrações do Niterói Jazz Festival e no seguinte apresentaram o espetáculo "Solar", no Solar do Jambeiro.

Acompanhando a cantora carioca Beatrice Mason, em 2012 Pedro se apresentou no Festival Midem, em Cannes, e em Estocolmo, na Suécia. Voltou a se apresentar com a cantora em 2013 na Inglaterra, em 2014 e 2015 em Nova York e Los Angeles. Ainda em 2015, viajou com Daniel Boaventura para a cidade do México, quando se apresentou no belíssimo Teatro Metropolitan. Atualmente, Pedro Braga acompanha a cantora Zezé Motta, se apresentando por todo o pais.


Clique para ampliar.



Serviço

Pedro Braga
Palco Niterói Discos
Data: Quarta-feira, 08 de junho de 2016
Horário: 20h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223


Tags:






Publicado em 25/05/2016