De 04 de agosto a 25 de setembro de 2016, terças a domingos, das 10h às 18h, o Solar do Jambeiro recebe a exposição "Bodas de Agosto", do artista Hugo Richard. Com o objetivo de convidar o espectador a exercitar o olhar, e fazer o resgate afetivo de suas lembranças em um natural e simbólico diálogo com o Solar do Jambeiro, a exposição é composta por trabalhos criados a partir do uso de imagens da família do artista, trabalhadas sobre objetos e materiais que compõem o imaginário dos lugares de residências, como tacos e gavetas.

A conjunção das relações entre os objetos e as imagens nascem de lembranças pessoais, e pelo afeto e reconhecimento do público, se traduzem em uma memória universal. Assim como a memória que não se manifesta de forma linear, as obras compostas por materiais diversos são fragmentos que uma vez reconstituídos, formam quebra-cabeças visuais identificados ora pelas suas referências, pela singeleza das suas imagens, ou pelo estranhamento da sua composição.


Hugo Richard

Clique para ampliar
Formado na Escola de Belas-Artes da Universidade Federal de Rio de Janeiro, o artista trabalha com pintura, com fotografia e múltiplos processos de experimentações de materiais na realização de obras. Atualmente concentra a sua produção entre a pesquisa da memoria através de suas pinturas e o projeto Ambientes Infláveis, este já apresentado me diversos espaços, entre praças públicas, Museus, Centros Culturais e Galerias no Brasil e no exterior, como a Patagônia Argentina.

Hugo também foi responsável pela criação e gestão de dois singulars espaços de arte independente com atuação e reconhecimento internacional pelo intercâmbio entre artistas: O Barracão Maravilha, que atuou durante sete anos na Lapa – entre 2008 e 2015 no Rio de Janeiro, e o Atelie do Mato, localizado no Engenho do Mato nos anos 2000, e que agora revisita suas atividades com o retorno de residência e produção do artista à Região Oceânica de Niterói


Serviço

Exposição "Bodas de Agosto", de Hugo Richard
Data: De 04 de agosto a 25 de setembro de 2016
Horário de visitação: terças a domingos, das 10h às 18h
Entrada gratuita
Classificação etária: livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 0000-00-00