O Solar do Jambeiro convida para nas quintas-feiras, dias 13 de outubro e 10 de novembro, às 20h, para a apresentação do monólogo "A Terceira Margem do Rio", adaptação do conto do livro Primeiras Estórias, de João Guimarães Rosa, interpretado e dirigido por Renato TouzPin. Com trilha sonora dos músicos Pedro Kirk (violão), Diego Siqueira (violino, gaitas e flautas) e Marcos Trança (percussão), o espetáculo é um experimento cênico-literário, com claro objetivo de cultuar a brasilidade em sua essência. Os ingressos custam R$ 40,00 (inteira).

Segundo Luís da Câmara Cascudo, "a opção de Renato por adaptar para a cena a obra de João Guimarães Rosa, sem dúvida, conforme a crítica, um dos maiores prosadores do século XX, deve-se à compreensão que se tem de que, redimensionando o regionalismo mineiro e exaltando a cultura popular, através de linguagem única e modo de narrar singular, o escritor recompôs, em narrativa ficcional, realidades locais, brasileiras, alcançando, no entanto, a transcendência da universalidade."

Clique para ampliar
No conto escolhido, "A Terceira Margem do Rio", Rosa narra, em primeira pessoa, a estória de um homem que, desde criança, lamenta a estranha partida de seu pai. Tendo como temas maiores a solidão e a loucura, o relato esmiúça especificidades geográficas, ecológicas e sociais componentes de nossas raízes. Além disso, identifica-se no amplo universo roseano particularidades e riquezas do folclore regional/nacional, que revelam em seu bojo aspectos da profunda nostalgia da alma mineira.

Renato TouzPin estudou Jornalismo e Teatro na Universidade Hélio Alonso (2005). Após, no Ateliê da Imagem, na Urca, estudou Fotografia, arte que se dedica até hoje. Desde 2010, encena "A Terceira Margem do Rio". Em 2014, participou ativamente do Encontro Educação Popular em Saúde (EdPopSUS, 2014), promovido pela FioCruz, na Ilha de Paquetá, como ator e também como fotógrafo, realizando esquetes e oficinas. Ator e poeta convicto de que o humano precisa de afeto para que sua formação possa prosperar. Comprometido com a evolução social, recorre às cores, à fotografia e à liberdade de pensamento e de opinião.


Ficha Técnica

Renato TouzPin - Interpretação e Direção
Pedro Kirk - Violão
Diego Siqueira - Violino, Gaitas e Flautas
Marcos Trança - Percussão
Denise Telles - Supervisão Cênica
W. B. Lemos - Consultoria Literária
Phaedra Lessa - Produção
Ana Viola - Cenografia
Zeka Viola - Figurino
André - Fotografia


    "Quando escrevo, repito o que já vivi antes. E para estas duas vidas, um léxico só não é suficiente. Em outras palavras, gostaria de ser um crocodilo vivendo no rio São Francisco. Gostaria de ser um crocodilo porque amo os grandes rios, pois são profundos como a alma de um homem. Na superfície são muito vivazes e claros, mas nas profundezas são tranquilos e escuros como o sofrimento dos homens." João Guimarães Rosa



Serviço

Renato TouzPin "A Terceira Margem do Rio"
Data: 13 de outubro e 10 de novembro de 2016
Horário: Quintas-feiras, 20h
Classificação indicativa: Livre
Duração: 90 minutos
Ingressos: R$ 40,00
Capacidade: 60 pessoas

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195, Boa Viagem, Niterói-RJ
Telefone: (21) 2109-2222


Clique para ampliar.




Tags:






Publicado em 0000-00-00