No domingo, 06 de novembro de 2016, às 17h, em mais uma edição do projeto "Sarau no Solar", o Solar do Jambeiro recebe o grupo vocal "Chorus Lux", comandado pelo maestro Paulo da Hora. O grupo vai apresentar um repertório inteiramente no estilo Afro. A entrada é franca.

O grupo musical Chorus Lux

Idealizado pelos maestros Paulo da Hora e D’Paula, ambos diretores da Cooperativa de Arte e Cultura (COOPIARC), sediada em Niterói, o "Chorus Lux" foi criado em 9 de julho de 2010. Sua estreia, no entanto, só aconteceu no ano seguinte, sendo esta longa espera causada pelas várias alterações sofridas na formação do grupo durante esse período. Porém, no dia 17 de setembro de 2011, foram capazes de realizar com sucesso sua primeira apresentação no Encontro de Corais na Sede Cultural da Rioprevidência, em Vila Isabel (RJ).

O repertório do grupo, que tem sua sede de ensaios em Niterói, conta com músicas de todos os estilos, cantadas a quatro vozes: Soprano, Contralto, Tenor e Baixo. Embora o projeto tenha surgido de pessoas ligadas a uma Cooperativa, o "Chorus Lux" surge de forma independente, e como um coro de potencial técnico promissor, por contar com pessoas de larga experiência em Canto Coral provenientes das cidades de Niterói, Teresópolis, Maricá, Araruama e Rio de Janeiro. Dentre os locais no estado do Rio de Janeiro onde o grupo já realizou apresentações são incluídos o Forte de Copacabana, Clube de Regatas do Flamengo, Praça Seca, Arraial do Cabo, Santo Aleixo (Sucursal do Sindicato dos Previdenciários) e Vassouras, além de Caxambú (MG), principalmente enquanto participavam de Festivais.


O maestro Paulo da Hora

Clique para ampliar
Paulo da Hora começou seus estudos na área musical, no Centro Ostensivo Musical Filantrópico do Rio de Janeiro, onde, depois de alguns anos, também foi professor de Teoria Musical e percepção. Formado no Seminário Bíblico Batista do Rio de Janeiro, no curso de Bacharel em Música Sacra. Fez curso pela Funart e participou de diversos workshops de Regência Coral: três deles em Vitória ES, com professores da Universidade de Kentuck, USA (1983, 84 e 85); em Brasília, na Convenção Internacional de Regentes de Coros (1999 e 2001), onde teve, também, aulas de arranjo vocal em música popular brasileira com o Maestro Marcos Leite e no Centro Universitário Moacyr Sreder Bastos – Campo Grande RJ, com o Maestro Carlile Weiss da Universidade de Wioming USA.

Foi maestro da Banda Fanfarra do Centro Educacional da Rosinha, em Padre Miguel – RJ. Regeu os seguintes corais: Mokiti Okada (Grajaú, Fonseca, São Gonçalo, Campo Grande, Mangaratiba, Engenho de Dentro, Bangú), Espaços das Músicas (Fonseca – RJ), Coral Outono Feliz, Coral Andorinhas de Sepetiba, IB Taquara e o Coro Sinfônico da Universidade Moacyr Sreder Bastos, em concerto na Igreja da Candelária RJ. Atualmente, rege o Coral do Projeto Gugu (Niterói), Coral da Esperança – APAE de Niterói, Chorus Lux (Niterói), Coral Guia da ilha (Ilha do Governador) e Coral IBEC Social (Niterói). É arranjador vocal para coro, com oito Book’s já editados e vários arranjos executados por diversos corais em todo o Brasil.


Serviço

Data: Domingo, 06 de Novembro de 2016
Horário: 17h
Classificação livre
Entrada Franca
Duração: 60min
Capacidade: 60 pessoas

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 0000-00-00