Na próxima quinta-feira, dia 4 de maio de 2017, às 18h30, haverá a inauguração do projeto Cineclube Literário. Na edição de estreia, haverá exibição e bate papo sobre o documentário Bruta Aventura em Versos (2011), direção de Letícia Simões, em homenagem à poesia de Ana Cristina Cesar, a Ana C. Classificação indicativa livre, entrada franca.

Clique para ampliar.
Camaleônica e discreta em pessoa, despudorada e elíptica como poeta, Ana Cristina César é um dos mais belos e sedutores enigmas da literatura brasileira. O Documentário resgata a trajetória dessa poetisa e tradutora, ícone da Geração Mimeógrafo e Poesia Marginaldos anos 1970 no Rio.

Partindo da apropriação de sua obra por outros artistas, o documentário procura captar a beleza e a originalidade de sua escrita através do olhar de atores, dançarinos, poetas e amigos. O filme une, pela primeira vez, imagens históricas de Ana Cristina enquanto constrói uma narrativa audiovisual a partir de seus poemas.

"Se você me ama, porque não se concentra?", Ana Cristina Cesar





Alternando os depoimentos com inserções dos textos, ora fotografados nos originais da poeta, ora datilografados em tela, sempre acompanhados de uma trilha instrumental, a diretora insere-se no filme sobretudo por meio de sua voz, lendo versos e textos de Ana Cristina e dela para a poeta.

A primeira grande divulgadora de Ana Cristina, a crítica Heloísa Buarque de Holanda, generosamente fala sobre sua relação tanto com a autora quanto com sua obra. O poeta Chacal recorda a colega heterodoxa do movimento de poesia marginal do Rio dos anos 1970. ovens poetas como Laura Liuzzi, Alice Sant'anna e Augusto Guimarães refletem a sedução de Ana C. para uma geração nascida após seu precoce adeus.

Clique para ampliar.
Ana C. se matou em 1983, aos 31 anos, deixando inúmeros leitores e adeptos sem conseguir decifrar completamente seus enigmas. Bruta Aventura em Versos é a tentativa de agarrar, ainda que no ar, a vida e a obra da escritora.

Críticas

"Ana Cristina César é um dos mais belos e sedutores enigmas da literatura brasileira do quarto final do século 20. Como capturá-la, traduzi-la em filme? É sob a forma de um carta audiovisual que Letícia Simões venceu o desafio." POR AMIR LABAKI

"Letícia ouve sobre o mistério, diz um pouco sobre ele, mas não se propõe à investigação. Parece ser necessário proteger a poeta e o próprio filme de tudo que não for inerente à sua arte. O que ocorre ao longo do documentário é um sincero exercício de homenagem e gratidão." POR THIAGO MACÊDO

CineClube Literário

Realizado pelo Solar do Jambeiro em parceria com o selo Niterói Filmes e o Núcleo de Produção Digital de Niterói, o CineClube Literário foi pensado como um novo espaço para se pensar a literatura e o cinema.


Serviço

Cineclube Literário estreia com "Bruta Aventura em Versos"
Data: Quinta-feira, 4 de maio de 2017
Horário: 18h30
Duração: 90min
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 01/05/2017