Na próxima quarta-feira, dia 10 de maio de 2017, às 20h, o Solar do Jambeiro recebe o instrumentista, professor, produtor, compositor e arranjador niteroiense Francisco Falcon. Artista de estilo eclético que vai do Jazz ao Rock Progressivo, passando pelos ritmos latinos, Bossa Nova, Samba, MPB e Música Pop em geral, Falcon lançou em 2001 seu primeiro CD, intitulado Vòo Tocar, pelo selo Niterói Discos. Entrada Franca, classificação livre.

Francisco Falcon

Clique para ampliar.
Francisco Eduardo de Souza Falcon tem como instrumento principal o contrabaixo, mas também toca violoncelo, violão tenor, violão, guitarra e teclados. Iniciou sua carreira profissional no início dos anos 90, acompanhando diversas bandas e músicos niteroienses.

Estudou com grandes músicos, destacando-se Yuri Popoff, Marcelo Maia, Nelson Faria e André Rodrigues. Participou de cursos e workshops com músicos como Nico Assumpção, Arthur Maia, Arismar do Espírito Santo e Frank Gambale. Graduou-se no curso de Licenciatura em Música pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e no momento está concluindo o Mestrado na mesma instituição, cuja pesquisa trata da aplicação do gênero musical Choro na didática do contrabaixo.

Em 2001, começou a acompanhar o grupo Fruto Sagrado em shows por todo o Brasil, e, neste mesmo período, tocou com músicos cariocas em atividade naquele período, destacando-se Márcio Montarroyos, Victor Biglione, Maurício Sahady e Flávio Guimarães. Mais recentemente, participou de importantes shows acompanhando os músicos Milton Nascimento e Wagner Tiso.

Na música instrumental, participou de diversos projetos junto a nomes como Márvio Ciribelli e Paula Faour, além de shows com seu próprio trio instrumental nas principais casas que promovem este estilo no estado do RJ.

Clique para ampliar.
Em 2001, no mesmo ano em que lançou o Vôo Tocar pela Niterói Discos, só com musicas autorais - e uma faixa de Ricardo Marins, Falcon gravou seu segundo CD solo, Vôo Livre, que contou com diversas participações especiais, dentre elas: Paulinho Guitarra, Alex Martinho e Arthur Maia. Começou o ano de 2017 finalizando seu livro Contrabaixo no Choro e também um CD com o mesmo título, que contou com participação de nomes como Marcelo Martins, Sérgio Chiavazzoli, Adriano Giffoni, Rogério Souza e Márvio Ciribelli.

Atualmente, acompanha os cantores Tunai, Nico Rezende e Eliana Printes, e também esporadicamente artistas como Dalto, Byafra, Denise Pinaud, Marcos Assumpção, Thais Motta, Luiz Ferrar, Rogério Souza, Paulinho Guitarra e Ricardo Giesta, dentre outros. Além disso, passou a fazer parte da Sleepwalker Sun, banda progressista que já conta com dois CDs lançados no mercado internacional.





Serviço

O Palco Niterói Discos apresenta Francisco Falcon
Data: Quarta-feira, 10 de maio de 2017
Horário: 20h
Duração: 80min
Entrada Franca
Classificação indicativa: Livre

Local: Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Boa Viagem
Telefone: (21) 2109-2222 | (21) 2109-2223


Clique para ampliar.



Tags:






Publicado em 01/05/2017